Dormir é mais importante que treinar? Dicas da ciência para dormir bem

Você é o tipo de pessoa que gosta de fazer um treino de bodyweight pela manhã, para começar o dia a todo vapor? Ou prefere correr logo cedo, de estômago vazio? Olha… parabéns! Realmente um feito incrível conquistar esse tipo de rotina fitness.
Mas, se você *NÃO* for desse clube da disciplina matinal e, pior, se for um grande fã do botão “soneca”, precisamos conversar. Vamos à grande questão. Para ser saudável, o que importa mais: treinar ou dormir?
ESTUDOS MOSTRAM QUE O DORMIR BEM AJUDA O CORPO A SE REGENERAR
Dormir de sete a nove horas por noite: esta é a meta recomendada pelos especialistas do NIH (National Institutes of Health), uma reputada rede de pesquisa americana. Garantir esta quantidade de horas de sono por dia é fundamental para ter saúde a longo prazo.
Mas nossa realidade contrasta com essa recomendação: as pessoas andam não só dormindo pouco, mas se exercitando pouco, também. E ficar sem dormir bem nem treinar bem não favorece em nada a saúde do corpo.
Dormir bem…
…é extremamente importante para o corpo. Sono de qualidade está na base da saúde física e mental, ajuda na recuperação corporal e fortalece o sistema imunológico. Pensando só por esta perspectiva, dormir parece ser mais importante que treinar.
“Deus ajuda quem cedo madruga”: vantagens exclusivas dos TREINOS MATINAIS
Vamos analisar com calma. Se for difícil terminar seu duradouro relacionamento com a função “soneca” do despertador, saiba que há vários benefícios exclusivos para quem se exercita pela manhã:
- Treinos ao ar livre logo cedo ajudam a combater a sonolência, pois a luz do dia faz o corpo interromper a produção de melatonina (hormônio do sono). Você ficará mais alerta e desperto!
- Tá difícil achar motivação para treinar após o trabalho? Se exercite pela manhã! Já será um item riscado na lista de tarefas.
- Um estudo demonstrou que pessoas residindo em regiões mais quentes têm mais resistência pela manhã(1)
- O corpo libera endorfinas durante o treino, o que nos deixa mais bem-humorados para trabalhar.
PRIVAÇÃO DE SONO AUMENTA PROPENSÃO AO GANHO DE PESO
Sabia que dormir pouco pode contribuir para o ganho de peso? Especialistas identificaram que dormir de forma inadequada pode elevar a produção da grelina, o “hormônio da fome”. Na prática, isso significa que aumentam também as chances de querer comer besteira.
“Ah, mas tudo bem meter o pé na jaca às vezes”. A questão é que esse tipo de alimento cria um círculo vicioso, pois bate uma lerdeza, uma letargia, durante a digestão, comprometendo ainda mais a motivação para treinar.
Sabia que…
Outro estudo identificou que há pessoas que dormem menos de sete horas por noite tendem a se exercitar menos que pessoas que dormem mais que isso?(2) Ou seja: quanto mais você dormir, mais resistência terá para render no treino!
Treinar bem = dormir bem
Um estudo publicado na publicação Journal of Clinical Sleep Medicine comprovou que a prática regular de exercícios melhora a qualidade do sono. Além disso, grande parte dos participantes do estudo dormiu a noite inteira.
Um outro estudo avaliou o impacto do tempo investido em atividades físicas na qualidade do sono.(3) A conclusão foi que pessoas que se exercitam pela manhã tendem a dormir melhor. Os participantes do estudo que treinavam às 7 da manhã se revelaram capazes de dormir por mais tempo e em um sono mais profundo do que as pessoas que treinavam entre 13h-19h.
E AÍ? O QUE IMPORTA MAIS: TREINAR OU DORMIR?
Provavelmente, você já sabe a resposta: é preciso dormir o bastante e manter uma prática saudável e sustentável de exercícios físicos para ter um corpo saudável a longo prazo. Já o horário do treino, bem, aí cabe a você avaliar em qual horário rende mais: logo cedo pela manhã ou à noitinha.
Fato é que a privação de sono causa uma sensação de cansaço que contamina o dia inteiro, prejudicando o desempenho tanto no trabalho quanto na malhação. Resolva isso… dormindo!
***