8 deliciosos lanches pós-treino que ajudam a emagrecer

A woman is making a green smoothie in the kitchen

Seguir o plano de treinamento certo é imprescindível para perder peso, mas, além disso, preste muita atenção ao que vai comer após se exercitar! Lanchando pizza após o treino, nunca que você vai perder aqueles quilinhos extras, né?

Independentemente da sua meta pessoal, depois de treinar, o certo é ingerir um bom mix de macronutrientes: carboidratos dão energia, e proteína é essencial para músculos fortes e tonificados. Lembre de incluir gorduras de alta qualidade.

Sua meta é perder peso com saúde? Então opte por um dos lanches abaixo após seu próximo treino:

1. Bananas com pasta de amendoim

Banana em rodelas com creme de amendoim

Se a fome bater após o treino, coma uma banana com 1-2 colheres de pasta de amendoim (pura, claro – sem aditivos como açúcar ou óleo de palma). As bananas fornecerão os carboidratos, potássio e magnésio. São nutrientes importantes para a recuperação pós-treino. A pasta de amendoim, por sua vez, fornecerá as proteínas essenciais e a gordura.

2. Batatas-doces assadas com ovo

Batata-doce assada, ovo, arroz, berinjela e verduras

Esta receita de batata-doce recheada com ovos leva um tempinho para ficar pronta, mas vale a pena: batata-doce e ovos são a combinação perfeita para um lanche com alto teor biológico. E o que é teor biológico? É o valor que corresponde a quantos gramas de proteína corporal podem ser produzidos a partir de 100 g de proteínas advindas dos alimentos. Explicando: só porque você consumiu 20 g de proteína, não quer dizer que seu corpo vai conseguir absorver tudo isso – por isso, o valor biológico precisa ser levado em conta.

3. Iogurte grego com frutas silvestres (“berries”)

Yogurte grego com frutas vermelhas

O iogurte grego tem alto teor proteico: um pote de 200 g traz entre 10-15 g do macronutriente. Framboesas, morangos e mirtilos (frescos ou congelados) têm poucas calorias, poucos carboidratos e elevado teor de antioxidantes.

Dica:

Leve um pote de frutinhas com iogurte quando for sair – é o lanche perfeito! Se preferir esta opção para o café da manhã, consuma com um pouco de aveia.

4. Edamame (vagem de soja)

Edamame

Já provou este incrível lanchinho que ajuda na perda de peso? A soja ainda verde tem pouquíssimas calorias: uma porção de 100 g de edamame contém apenas 125 calorias. Para efeito de comparação, 100 g de batatas tipo “chips” contém cerca de 500 calorias. Além disso, uma porção de edamame fornece aproximadamente 15 g de proteína.

5. Queijo cottage com palitos de legumes

Queijo cottage com legumes em palito

O queijo cottage, em si, é altamente proteico. Sugestão: consuma este excelente alimento com palitos de cenoura ou de pepino. Prefere um lanchinho doce? Então tempere o cottage com raspas de baunilha ou com canela em pó.

Sabia que o queijo cottage é rico em leucina? Este aminoácido favorece a síntese de proteína nos músculos no pós-treino. Quanto mais músculos você tiver, mas calorias você queimará… em repouso! Isso resulta em maior perda de peso.

6. Salada de quinoa

Salada de quinoa

Salada de quinoa é uma deliciosa refeição para o pós-treino. Faça um pouco a mais do que a porção que vai consumir e já aproveite para o almoço do dia seguinte. A quinoa é um “falso cereal”, que é também uma fonte vegana de proteínas: 100 g de quinoa contém cerca de 15 g de proteínas. Dica: quer mais proteína ainda? Então misture a quinoa com grão-de-bico ou algum tipo de feijão.

7. Shake pós-treino

Shake pós-treino

Pasta de amendoim e bananas funcionam muito bem nessa outra apresentação: como um shake. Bata a pasta e uma banana com leite, baunilha fresca e cacau em pó. Voilà! Você terá em mãos um shake proteico pós-treino sem suplementos artificiais!

8. Muffins salgados

Um prato contendo muffins de ovo, queijo e legumes

Dois ou três muffins salgados com legumes fornecerão bastante proteínas. A melhor coisa dessa receita é que você pode preparar este lanche pós-treino em grande quantidade antes mesmo de sair para treinar. Ficou faltando carboidrato, na sua opinião? Complemente com uma fatia de pão integral.

E você, atleta dedicado/a que nos lê, como você se alimenta após treinar?

Deixe suas dicas (e receitas!) nos comentários.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Julia é dietista e apaixonada por culinária. Para ela, o segredo de uma vida saudável está na combinação alimentação equilibrada + prática regular de atividades físicas. Ver todos os artigos de Julia Denner »

Leave a Reply