Elimine estes 4 hábitos matinais e turbine sua produtividade!

Stop these bad morning habits

Já percebeu que quando você dorme bem e acorda revitalizado, o seu dia parece ir mais leve, fluir melhor? Ou que, às vezes, quando a manhã é muito corrida, parece que tudo começa a dar errado já cedo? É que a forma como você começa o seu dia pode influenciar positivamente (ou negativamente) as horas de produtividade que se seguirão. 

Uma boa rotina matinal pode fazer milagres para o seu corpo e mente, mas há algumas atitudes que, se adotadas pela manhã, podem prejudicar seu dia inteirinho, aumentando a propensão ao estresse e à distração.

Não anda com tempo sobrando? Precisa ganhar produtividade? Então confira 4 hábitos matinais para passar longe + algumas dicas para criar uma boa rotina matinal e começar o dia com o pé direito.

1. Não transforme o café da manhã em um “momento sobremesa”

É segunda-feira e ainda tem um pouco da sobremesa do almoço de domingo na geladeira: como resistir? Mas, claro, não estamos falando só das sobremesas “óbvias”. Cereais matinais industrializados, bolos, biscoitos, geleias e afins são deliciosos, mas contêm muito açúcar e carboidratos. Convenhamos: não é nada bom para a saúde, né? E tem mais: esses alimentos causam picos de açúcar, ou seja, o açúcar no seu sangue vai subir e cair bruscamente após o café da manhã. E quando ele começar a cair… você vai sentir cansaço, irritação e fome novamente.

Bora mudar! Deixe o doce para mais tarde e faça uma vitamina. As frutas matarão a vontade de comer doce, além de garantir já logo pela manhã uma dose de boas gorduras e proteínas saudáveis para o corpo. A mistura é sua, ninguém está julgando:  combine frutas com verduras, leite de côco, proteína em pó, colágeno… use a criatividade e bom apetite!

Waffles em um prato

2. Não coma se estiver sem fome

Passamos a vida ouvindo que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E é, mas, nem sempre, e certamente não para todo mundo. Tem gente que se obriga a comer de manhã, mesmo que não tenha fome, por medo de perder a refeição mais importante do dia. Nesse caso, o resultado pode ser mais negativo do que positivo.

Se você não sente fome de manhã, tudo bem! Deixe de lado o café da manhã, sem peso na consciência! Experimente o jejum intermitente. Existem várias formas de fazer este jejum: uma das mais fáceis é a 16/8: faça jejum por 16 horas (idealmente começando após o jantar e mantendo o jejum até o almoço do dia seguinte), e se alimente durante as 8 horas restantes do dia. O jejum intermitente ajuda a ajuda a emagrecer(1), reduzir inflamações(2), manter uma boa saúde cardiovascular(3) e estabilizar o nível de açúcar no sangue(4).

3. Não desista dos treinos matinais!

Nem todo mundo curte treinar logo cedinho, mas, pensa bem: ativar o metabolismo com um treino matinal é uma das melhores formas de dar um boost no seu nível de energia sem ter que apelar para a cafeína. Quem costuma fazer exercícios de tardinha ou à noite, pouco antes de dormir, corre o risco de comprometer a qualidade do sono, devido ao aumento dos níveis de adrenalina no corpo. 

Mulher calçando os tênis para ir correr

Fazer um ou dois exercícios logo de manhã vai ajudar você a ativar o metabolismo, queimar mais calorias durante o dia, aumentar a produtividade e dormir melhor.

Mas… como encaixar uma série de exercícios na correria da manhã? Para facilitar a rotina matinal, adiante o que der para ser adiantado já na noite anterior. Com a marmita pronta esperando na geladeira, a roupa que você vai vestir já separada e bolsa arrumada… sobra tempo até pra dormir um pouco mais, além de garantir o treino matinal!

Dica:

Firme e forte nos treinos matinais, mas ainda sente o corpo pesado e a mente lenta pela manhã? Experimente nossa calculadora do sono e veja se anda indo dormir na hora ideal para um bom descanso.

4. Nada de Bebidas cafeinadas super calóricas

Um bom café para começar o dia? C-L-A-R-O. Mas… com leite, açúcar, chocolate, leiite condensado, xaropes artificiais, calda de caramelo, chantilly? Uma delícia, sem dúvida. Mas tudo isso enche o seu café de calorias vazias. E isso antes mesmo de você consumir seu primeiro alimento sólido do dia! 🙄 

Muitas vezes, essas bebidas incrementadas à base de cafeína contêm a mesma quantidade de calorias de uma refeição inteira! Além disso, a enorme quantidade de açúcar e conservantes dão fome, e lá vai você consumir ainda mais calorias. E, dependendo de quantas dessas bebidas que você consome por dia, haja calorias!

Xícara de café

Não consegue (ou não quer) abrir mão de um café “mega ultra power” pela manhã? Experimente esta invenção saudável e deliciosa: o café à prova de balas (ou bulletproof coffee, em inglês). Bata uma xícara quentinha de um bom café, duas colheres de manteiga líquida (melhor usar a manteiga tipo “ghee”, sem sal) e uma colher de óleo MCT (óleo de coco extravirgem também serve). O resultado é um café delicioso, mas sem calorias vazias: uma boa fonte de energia que auxilia a perda de peso e acaba com a sua fome.

Lição para levar pra vida:

Às vezes, é difícil identificar a rotina matinal perfeita, mas, com essas dicas do que NÃO fazer pela manhã, você tem grandes chances de ir construindo bons hábitos matinais que vão manter sua energia e produtividade lá em cima durante o resto do dia.

***

Dr. Josh Axe John Axe é médico naturopata, nutricionista clínico e escritor. Sua especialidade: a boa influência da alimentação correta no funcionamento do corpo humano. Ver todos os artigos de Dr. Josh Axe