4 hábitos matinais que você deve eliminar de uma vez por todas

Man sitting on his bed in the morning

Já percebeu que quando você dorme bem, e acorda revitalizado, o seu dia parece ir mais leve, fluir melhor? Ou que, às vezes, quando a manhã é muito corrida, parece que tudo começa a dar errado já cedo? É que a forma como você começa o seu dia pode influenciar positivamente, ou estragar, o resto dele.

Mulher dormindo

Veja os 4 erros comuns que cometemos pelas manhãs + algumas dicas para você criar uma boa rotina matinal e começar o dia com o pé direito.

1. Sobremesa no café da manhã

Os “cereais para café da manhã” de supermercado, bolos, muffins, o pudim de leite condensado que ainda tá na geladeira, por exemplo, são deliciosos, mas contêm muito açúcar e carboidratos. Esses alimentos causam picos de açúcar, ou seja, o açúcar no seu sangue vai subir e cair bruscamente após o café da manhã. E quando ele começar a cair… você vai se sentir cansado, irritado e com fome novamente.

Bora mudar! Deixe o doce para mais tarde e faça um smoothie. Ele “mata a vontade do doce” (por conter fruta!) e é um grande portador de boas gorduras e proteínas saudáveis para o seu corpo. A mistura é sua, combine as frutas com verduras, leite de côco, proteína em pó, colágeno… seja criativo e bom apetite!

Smoothies para o café da manhã

2. Comer sem fome

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Sim, isso é verdade. Mas nem sempre e não para todos! Tem gente que se obriga a comer de manhã, mesmo que não tenha fome, por medo de perder a refeição mais importante do dia. Nesse caso, o resultado pode ser mais negativo do que positivo.

Se você não sente fome de manhã, tudo bem! Esqueça o café da manhã, sem peso na consciência! Você pode experimentar o jejum intermitente. Existem várias formas de fazer este jejum, uma das mais fáceis é a 16/8: você faz um jejum de 16 horas (idealmente depois do jantar até o almoço do dia seguinte) e come de 8 em 8 horas. O jejum intermitente ajuda a emagrecer(1), reduzir inflamações(2), manter uma boa saúde cardiovascular(3) e estabilizar o nível de açúcar no sangue(4).

3. Não fazer exercícios matinais

Nem todo mundo tá afim, mas considere: ativar o seu metabolismo com um exercício logo de manhã é uma das melhores formas de dar um boost no seu nível de energia, sem ter que apelar para a cafeína. Quem costuma fazer exercícios de tardinha ou à noite, pouco antes de dormir, corre o risco de comprometer a qualidade do sono, devido ao aumento da adrenalina no corpo. 

Mulher correndo de manhã

Fazer um ou dois exercícios logo de manhã vai ajudar você a ativar o seu metabolismo, queimar mais calorias durante o dia, aumentar a sua produtividade e, ainda, dormir melhor.

Mas… como encaixar uma série de exercícios na “correria” da manhã? Adiante o que der para ser adiantado já na noite anterior. Com a marmita pronta esperando na geladeira, a roupa que você vai vestir já separada e sua bolsa arrumada… sobra tempo até pra dormir um pouco mais.

4. Bebidas super calóricas

Um bom café para começar o dia? Com leite e açúcar e chocolate e…? Uma delícia! Mas o açúcar, o leite condensado, xaropes, chocolate em pó, calda de caramelo e coisas desse tipo enchem o seu café de calorias vazias.

Imagina juntar esse monte de calorias já de manhã (café altamente calórico + o café da manhã em si). A maior parte dos açúcares e conservantes desses alimentos vão deixar você com fome, vai dar vontade de comer de novo, mais ainda, então, melhor sair dessa.

Se apesar dos pesares você não consegue, ou não quer mesmo, abrir mão do seu café matinal incrementado, experimente o café à prova de balas (ou bulletproof coffee, em inglês). Ele é uma invenção saudável e deliciosa: uma xícara quentinha de um bom café, duas colheres de manteiga (melhor usar a manteiga sem sal ghee) e uma colher de óleo de MCT (óleo de côco extravirgem também serve). O resultado é um café delicioso, sem calorias vazias, uma boa fonte de energia que auxilia a perda de peso e acaba com a sua fome.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Dr. Josh Axe John Axe é médico naturopata, nutricionista clínico e escritor. Sua especialidade: a boa influência da alimentação correta no funcionamento do corpo humano. Ver todos os artigos de Dr. Josh Axe »

Leave a Reply