5 erros que você comete no café da manhã

Estudos confirmam: quem toma café da manhã tem menos problemas de peso, quem pula a primeira refeição do dia geralmente escolhe alimentos altamente calóricos na hora do almoço e do jantar.
Mas, peraê! Nem todo café da manhã é saudável. Sabe aqueles cereais de chocolate do supermercado, especialmente desenvolvidos para encher impulsionar o seu metabolismo de manhã? Eles contêm tanto açúcar que podem causar mais prejuízos do que benefícios à sua saúde. Chega de se arrastar por aí! Revolucione o seu dia com muita energia, confira os erros mais comuns que fazemos no desjejum e descubra como evitá-los.
Erro #1: Você toma seu café da manhã no caminho
É hora do café da manhã, mas você ainda está preso na “soneca” do seu despertador. Conhece a cena? Segue: você pega um lanche qualquer e “engole” seu café da manhã pelo caminho. Mas afinal, que diferença faz para o corpo comer em casa ou no meio do caminho?
O que importa para o corpo é o quanto nos concentramos no ato de comer. Pesquisas mostram que o cérebro se distrai quando estamos em movimento, não prestamos atenção nos sinais de saciedade, por exemplo, e acabamos consumindo mais calorias (comemos mais!) do que deveríamos. Além disso, não mastigar bem (por causa da pressa) causa problemas digestivos. Sim, quem faz o desjejum com calma se alimenta melhor.
Fica a dica: se sua manhã é muito corrida, ou se você prefere dormir um pouco mais, prepare o café da manhã já na noite anterior. Aqui vai uma dica fácil e deliciosa para você experimentar: pudim cremoso de chia com manga e côco.
Erro #2: Você ignora as fibras
Se você ingere muito açúcar no café da manhã, uma ou duas horas depois, seu corpo começará a ficar com fome de novo. Mas por quê? Porque o seu nível de glicose no sangue subirá e cairá bruscamente. E outra: o corpo digere bem rapidinho refeições ricas em carboidratos simples.
O impulso de energia gerado por esse tipo de alimentação tem vida curta, o que faz a fome voltar logo em seguida.
Os cereais “para o café da manhã” do supermercado são exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples. Eles não dão muito trabalho para o sistema digestivo: são absorvidos no intestino em forma de monossacarídeos, ou açúcares simples, e seguem direto para a corrente sanguínea.
Alimentos ricos em fibra (aveia, produtos integrais, legumes e verduras) têm o efeito contrário: eles fazem você se sentir satisfeito por mais tempo porque a fibra incha no seu estômago e demora mais tempo para chegar aos intestinos. A fibra também contribui para o bom funcionamento dos seus intestinos, diminui o risco de diabetes e ajuda a prevenir o câncer de cólon.
Tente consumir pelo menos 30 g de alimentos ricos em fibra por dia. Já ouviu falar em Zoats de chocolate? Uma boa invenção! O creme de aveia com abobrinha (zucchini oats = zoats) é uma delícia e faz muito bem.
Erro #3: Falta proteína
A proteína também contribui para a sensação de saciedade. Ingerir quantidades adequadas de proteína ajuda a combater ânsias alimentares.
Uma omelete recheada de verduras acompanhada de pão integral, iogurte (de soja ou grego) com aveia e frutas ou torradas integrais com manteiga de nozes, banana e sementes de chia são boas opções. Smoothies caseiros também são deliciosas fontes de proteína, fáceis de preparar.
Você sabia…?
1-1.7g de proteína por cada quilo do seu peso é tudo o que seu corpo precisa por dia, dependendo do seu nível de atividade física.
Erro #4: Você evita gordura
E gordura engorda? Não é tão simples assim. Esqueça os produtos light e diet, eles não são mais recomendados em dietas saudáveis. Alimentos ricos em gordura podem e devem ser incluídos nas suas refeições. Vá sem medo e inclua gorduras saudáveis na refeição mais importante do dia.
Manteiga de nozes, sementes, abacates e iogurte natural (integral) são algumas opções deliciosas para deixar você feliz e bem alimentado. Nham nham…
Erro #5: Você come pouco
Seu bom dia começa sim com um bom café da manhã. Uma refeição equilibrada logo pela manhã aumenta o rendimento do seu corpo e a probabilidade de você se alimentar melhor durante o resto do dia.
Não tenha medo de exagerar no desjejum: para ativar o seu metabolismo, coma bastante alimentos naturais (experimente as receitas acima!). Assim você prepara bem o seu corpo para enfrentar o dia e não precisa lidar com a barriga roncando daquele jeito super alto horas antes do almoço.
Não é por acaso que dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Escolha uma dieta balanceada, coma com calma e concentração, exagere nos alimentos naturais! Você vai ver, o seu corpo vai funcionar melhor e o seu dia também. Bom apetite!
***