6 coisas que você deve evitar depois do treino

Olá, fitness! Treinar é apenas uma pequena parte de um grande estilo de vida. Para obter bons resultados, e não jogar todo o seu esforço por água abaixo, é preciso tomar alguns cuidados também antes e depois do treino. Diga adeus à auto sabotagem! Confira, a seguir, 6 erros comuns que atrapalham qualquer boa rotina de treino.  

Mulher treinando na academia

Para estar em forma, basta treinar? Não. Treinar é essencial para construir um estilo de vida saudável. Mas você só vai conseguir emagrecer, ficar forte, ver os seus músculos crescerem, melhorar o seu condicionamento físico e entrar em forma se você solidificar essa “construção” com coerência e inteligência. Organize a sua rotina do pós-treino para que ela otimize os seus resultados. 

Depois do treino evite:

1. Não hidratar o corpo

Tem muita gente desidratada por aí. E o pior, sem nem perceber. Devemos beber água constantemente, especialmente agora, com esses verões extremamente quentes e as temperaturas cada vez mais altas. Se você tende a suar muito, o ideal é ingerir, mais ou menos, 30-35 ml de água por kg de peso por cada hora de atividade física. Beba água antes, durante e depois do treinamento.

2. Ingerir uma bomba de calorias

Exercícios físicos não corrigem, e nem compensam, maus hábitos alimentares. Apenas os atletas profissionais podem “comer à vontade”, pois eles treinam por muitas horas durante o dia e têm um metabolismo bem veloz. Já para nós, meros humanos, trabalhadores, estudantes, pessoas da “vida normal”, o que comemos depois do treino faz uma diferença enorme e influencia diretamente os nossos resultados e objetivos.

No nosso caso, o ideal é ingerir carboidratos e proteínas de fácil digestão com gorduras saudáveis para recuperar os músculos e reabastecer o corpo com os nutrientes necessários o mais rápido possível. Quer uma sugestão de prato ideal para o pós-treino? Batata doce com ovos ou um shake de banana com manteiga de amendoim (um shake de proteína sem proteína em pó!). Antes de cair na tentação de comer hambúrger e batata frita, experimente essas duas receitas.

3. Não fazer alongamento

Repita comigo: aquecimento e alongamento são partes essenciais do treinamento. Seus músculos vão reagir muito melhor ao treino se você cuidar deles. Tome tempo para o processo de recuperação e termine o seu treino sempre com um alongamento.

4. Não arrumar ou limpar seu espaço de treino (especialmente na academia)

Seja na academia ou em casa, reorganize a sua área de treino. Dar uma topada num peso esquecido pelo chão da sala não é divertido (experiência própria!). Para quem vai treinar na academia: limpe e desinfete os equipamentos quando terminar, coloque os pesos de volta, no lugar e do jeito que estavam quando você os encontrou. É muito chato ter que começar um exercício arrumando a bagunça das outras pessoas. Empatia!   

Dois homens fazendo alongamento

5. Sedentarismo para o resto do dia só porque “já treinei hoje”

Não deixe a peteca cair! Se jogar no sofá pro resto do dia só porque você já treinou vai atrapalhar os seus resultados. Se tiver que escolher entre pegar o elevador ou subir de escada, vá de escada. No trabalho, saia da sua mesa de hora em hora para ir buscar um copo de água, dê uma caminhada no horário de almoço, vá lá dar um “olá” para o seu colega de trabalho ao invés de mandar uma mensagem ou e-mail. Já ouviu falar em NEAT (non-exercise activity thermogenesis)? Em bom português, as atividades físicas não associadas a exercícios queimam muitas calorias, elas contribuem imensamente para o seu objetivo de peso.

6. Não registrar ou compartilhar o seu treino 🙂

Registrar as suas atividades físicas é uma forma eficiente de acompanhar e entender o seu próprio progresso. Ao compartilhar o seu treino, ou os resultados dele, você vira uma grande fonte de inspiração para os seus amigos e pode ajudar a transformar vidas (para melhor). Nunca se sabe quem vai se encher de motivação ao ver os resultados da sua  atividade registrada com o Runtastic, ou com a sua vitoriosa selfie depois de um bom treino  com o Results. Sucesso é contagiante, ver alguém vencendo faz querer vencer também. É tipo assim: se ele consegue, eu também consigo! 

Vai treinar? Então já sabe, evite estes 6 erros, o seu corpo é incrível e, prestando atenção em alguns detalhes, você pode maximizar os resultados de pequenos treinamentos para atingir o seu objetivo com mais facilidade. Faça as escolhas certas!

O que mais pode ser contraprodutivo numa boa rotina de treino? Conte para a gente e complemente a nossa lista! Comente abaixo, saber é poder  😉 vamos compartilhar informações!  

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Lunden Souza Lunden, personal trainer e coach de fitness, inspira e motiva os usuários do Runtastic no mundo todo com dicas maravilhosas de treino, nutrição e saúde. Ver todos os artigos de Lunden Souza »

Leave a Reply