O que não fazer depois do treino >> erros que atrapalham a recuperação

Frau erholt sich

Treinou firme? Suou bastante? Olá, vida fitness! Parabéns, arrasou. Mas, será que, para ficar em forma, basta treinar? Quem dera! O que você faz depois do treino é super importante para garantir boa recuperação e ganhar massa muscular.

Fuja desses 8 erros no pós-treino!

1. Não hidratar o corpo

Tem muita gente desidratada por aí! E o pior, sem nem perceber. Vamos aos números: precisamos de 30-35 ml de água vezes cada quilo do corpo por dia, mais 500 ml a 1 litro por cada hora de atividade física. Quem sua muito não pode dar bobeira. Beba água antes, durante e principalmente depois do treino para dar um gás na recuperação muscular.

woman drinking water

Preencha os campos abaixo e descubra o quanto de água você precisa beber por dia:

2. Não comer após o treino 

Não sente fome após treinar? Ou está tentando reduzir a ingestão de calorias para emagrecer? Bem, seja qual for o motivo, não comer depois do treino é um erro grave. Os depósitos de energia do corpo acabaram de ser esgotados! Ele precisa de combustível para ganhar massa muscular e se recuperar.

Faça ao menos um pequeno lanche cerca de 30 minutos após treinar. A melhor opção combinar proteína com carboidratos. Que tal experimentar uma destas receitas ou barquetes de batata-doce?

3. Comer demais após o treino

Quando você chega em casa após o treino, sente vontade de comer tudo o que vê pela frente? Provavelmente, o motivo é não se alimentar adequadamente antes do treino! Se você deixar para descontar depois, a meta de emagrecimento sai dos trilhos. 

Repetindo: é super importante se alimentar adequadamente antes dos treinos. Senão, a fome bate durante ou após o treino. Com boa alimentação, talvez você consiga terminar os treinos sem sentir tanta fome e, assim, em bom português, não enfiará o pé na jaca! Queimar calorias é super difícil: exige treino árduo. Mas repor as calorias perdidas é super fácil para quem se distrai ou se deixa levar. Atenção!

Não sabe bem o que comer ou quando se alimentar antes do treino? Confira este post sobre nutrição pré-treino.

4. Não fazer alongamento

Repita comigo: aquecimento e alongamento são partes essenciais do treino. Seus músculos vão reagir muito melhor aos exercícios se forem preparados para o estímulo e, ao final, se forem “dispensados” para se recuperarem! Invista tempo no processo de recuperação muscular: sempre, sempre, sempre termine o treino com um bom alongamento.

woman stretching outdoors

4. Não arrumar ou limpar seu espaço de treino

Seja na academia ou após fazer um treino de bodyweight em casa, reorganize a sua área de treino. Dar uma topada num peso esquecido pelo chão da sala não é nada divertido (experiência própria)! Para quem treina na academia, fica a dica: coloque os pesos de volta, no lugar e do jeito que estavam quando você os encontrou.

weights in gym

6. Sedentarismo para o resto do dia só porque “já treinei hoje”

Nada de preguiça! Transforme o movimento em um componente básico, inalienável, da sua vida. Se tiver que escolher entre pegar o elevador ou subir de escada, vá de escada. No trabalho, saia da sua mesa de hora em hora para ir buscar um copo de água, dê uma caminhada no horário de almoço, vá lá dar um “olá” para o seu colega de trabalho em vez de mandar uma mensagem ou e-mail. Já ouviu falar em NEAT (non-exercise activity thermogenesis)? Em bom português, a sigla quer dizer que as atividades físicas não associadas a exercícios queimam muitas calorias e contribuem imensamente para a perda de peso. E aí? Ainda vai ficar na inércia?

7. Demorar para lavar as roupas de treino

Que as roupas serão lavadas, todo mundo sabe: é muito suor… e o cheirinho fica, né? Depois que chegar em casa do treino, tome seu banho e, logo em seguida, lave as roupas que usou. Nada de largar pelo chão nem deixar no cesto de roupas para lavar. O porquê? Suor alimenta bactérias, e é disso que vem o fedor. Com o tempo, a roupa vai perdendo a qualidade e deixa de atender suas necessidades.

Se preferir deixar para lavar depois, pendure as roupas para que o suor seque. Em seguida, coloque no cesto até você ter uma quantidade suficiente de roupa suja para encher uma máquina de lavar. Afinal, é a melhor abordagem considerando o meio-ambiente.

8. Não registrar ou compartilhar o seu treino

Registrar as atividades físicas é uma forma eficiente de acompanhar e entender o próprio progresso. Quando você compartilha o treino do dia, seu post vira uma fonte de inspiração para os amigos. É isso mesmo: na era das redes sociais, um simples post pode ajudar a transformar vidas (para melhor)! Nunca se sabe quem vai se encher de motivação e sair para correr ou fazer um bom treino de bodyweight ao ver os resultados da sua atividade registrada com o app adidas Running, ou com aquela selfie suada depois de um bom treino com o app adidas Training. Celebre seus treinos e inspire seus seguidores!

E aí, vamos treinar? Então, já sabe: fuja destes 8 erros! Tenha perseverança: o seu corpo é incrível e, prestando atenção em alguns detalhes no pós-treino, você pode maximizar os resultados dos treinos para atingir o seu objetivo fitness com mais facilidade.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Lunden Souza Lunden Souza é coach de fitness, atua online e, assim, vem ajudando a pessoas no mundo inteiro a se reinventarem, adotando um estilo de vida saudável e definitivo nas conquistas. Siga @lifelikelunden e aprenda estratégias concretas para transformar sua mente e seu corpo. Ver todos os artigos de Lunden Souza »