Faixas elásticas de resistência: exercícios e dicas para comprar e usar

As faixas elásticas de resistência são, provavelmente, o melhor acessório de treinamento a baixo custo disponível no mercado. Também conhecidas como bandas elásticas, servem tanto para iniciantes quanto para pessoas já avançadas no fitness. Adicionar faixas elásticas ao treino aumenta o esforço muscular por conta da resistência acrescentada. Mas, há tantos tipos disponíveis no mercado… de qual tipo comprar?
Outra vantagem de usar bandas elásticas é poder exercitar qualquer parte do corpo sem forçar as articulações. Outro benefício é que as faixas elásticas podem ser usadas para trabalhar músculos pequenos que também funcionam como estabilizadores, ao passo que os exercícios normais de musculação trabalham apenas os grupos musculares maiores.
Tipos de faixas elásticas de resistência: qual comprar?
Há muitos tipos de faixas de resistência, variando no formato, tamanho, cor e nível de resistência. Veja, abaixo, as principais categorias.
Formato e tamanho das bandas elásticas:
- Faixas elásticas circulares: podem ser curtas e finas e, neste caso, também são chamadas de mini band, thera band, ou longas e grossas.
- Elásticos extensores: disponíveis com ou sem alças de mão.
Cor e nível de resistência:
- As faixas elásticas de resistência são vendidas em diversas cores, e não é a cor que determina o nível de resistência – vai depender do fabricante.
Dica:
Quando for comprar a sua banda elástica, veja os tipos de elástico e níveis de resistência disponíveis. Para treinar a parte inferior do corpo, opte por uma faixa mais resistente. Já para a parte superior, a indicação é uma faixa mais flexível. Se não tiver certeza, a cor verde normalmente indica resistência intermediária. Já facilita na hora de comprar suas bandas elásticas, certo?
- Os níveis de resistência variam entre leve e pesado: as faixas menores e mais finas normalmente apresentam resistência de 1 a 10kg, e as mais longas e grossas vão de 5 a 90 kg.
Exercícios com faixas elásticas para alcançar sua meta fitness
Exercícios com elásticos de resistência podem ser usados de duas maneiras:
- Como um treino de força completo, treinando o corpo inteiro, ou para uma parte específica do corpo. Selecione 3 -5 exercícios, fazendo 8-25 repetições em 2-5 séries. Os ciclos e repetições dependerão da sua forma física atual e do nível de resistência da faixa.
- Como um aquecimento para ativar um grupo muscular específico. Exemplo: digamos que, para você, seja difícil treinar glúteos. Então, faça 2 séries dos exercícios “hidrante” e “agachamento lateral” antes do seu próximo treino de pernas. Repita quantas vezes for necessário para sentir seus glúteos em ação.
Os 11 melhores exercícios com elástico de resistência
1. Puxada para baixo lateral na parede
Músculos-alvo: laterais, dorsais superiores
Como fazer o exercício:
Fique de pé, com as costas contra uma parede. Posicione a faixa elástica entre os polegares ou pulsos e estique os braços para cima, acima da cabeça. Puxe os braços para baixo com os cotovelos direcionados para o lado, formando um ângulo de 90 graus. Assim, a faixa elástica será esticada, aproximando suas escápulas. Retorne à posição inicial.
2. Extensão de tríceps
Músculos-alvo: tríceps
Como fazer o exercício:
Segure o elástico com as mãos. Com os cotovelos dobrados, coloque o cotovelo direito acima da cabeça de maneira que o antebraço direito fique paralelo ao chão. A mão esquerda deve ficar em frente ao ombro esquerdo. Estenda o braço direito, mantendo-o próximo à cabeça. Ao esticar o braço direito, sinta o elástico se alongar e os músculos da parte superior do braço direito se ativarem. Retorne à posição inicial.
Gostou? Quer sentir o tríceps queimar de verdade? Confira então esses 7 exercícios de peso corporal para um tríceps forte.
3. Rosca bíceps
Músculos-alvo: bíceps
Como fazer o exercício:
Sente-se em uma cadeira, em um degrau ou sobre os calcanhares. Passe a faixa elástica por debaixo do joelho direito, segurando a outra ponta com a mão direita. Traga a mão direita em direção ao ombro direito, superando a resistência do elástico. A parte superior do braço deve permanecer estática ao puxar a faixa. O cotovelo fica na direção do ombro e próximo ao corpo. Desça o antebraço e retorne à posição inicial. Faça todas as repetições de um lado e depois troque.
4. Rotação externa de ombro
Músculos-alvo: ombros, dorsais superiores
Como fazer o exercício:
Posicione uma faixa elástica pequena (“mini band”) em torno dos pulsos. Dobre os cotovelos, mantendo-os próximos ao corpo. Mova os antebraços para fora, buscando esticar a faixa. Ao mesmo tempo, gire as palmas das mãos para que o punho fique virado para cima quando o elástico estiver esticado. Retorne à posição inicial.
5. Hidrante
Músculos-alvo: glúteos, isquiossurais
Como fazer o exercício:
Apoie o corpo sobre os joelhos e os punhos. Posicione a faixa de resistência acima dos joelhos. Pescoço, costas e quadris devem estar alinhados. Mova a perna esquerda para fora, esticando a faixa. O resto do corpo fica em parado: não gire para o lado. Retorne à posição inicial. Faça todas as repetições de um lado e depois troque.
6. Glúteos 4 apoios
Músculos-alvo: glúteos, isquiossurais
Como fazer o exercício:
Apoie o corpo sobre os joelhos e os punhos. A faixa de resistência deve estar posicionada acima dos joelhos. Pescoço, costas e quadris devem estar alinhados. Faça o movimento de um “coice” com o calcanhar esquerdo para esticar o elástico. Mantenha os quadris alinhados e não curve as costas. Retorne à posição inicial. Faça todas as repetições de um lado e depois troque.
7. Prancha lateral modificada com elevação de perna
Músculos-alvo: abdominais (oblíquos), glúteos
Como fazer o exercício:
Posicione-se como se fosse fazer uma prancha lateral. Flexione a perna esquerda e mantenha a perna direita esticada, de maneira que o cotovelo e joelho esquerdos e o pé direito estejam tocando o chão. Coloque a faixa de resistência acima dos joelhos. Levante a perna direita, superando a resistência do elástico. Mantenha o corpo reto e ative os glúteos. Retorne à posição inicial. Faça todas as repetições de um lado e depois troque.
8. Prancha alta com elevação de perna
Músculos-alvo: abdominais (oblíquos), glúteos, isquiossurais
Como fazer o exercício:
Fique na posição da prancha alta, com as mãos e pés tocando o chão. As mãos devem estar diretamente abaixo dos ombros, e o corpo fica em linha reta da cabeça até os calcanhares. Posicione a banda de resistência em volta dos tornozelos. Ative o core e os glúteos. Em seguida, levante o calcanhar esquerdo, superando a resistência do elástico. Mantenha o corpo alinhado e não curve as costas. Retorne à posição inicial. Faça todas as repetições de um lado e depois troque.
9. Agachamento com elevação lateral de perna
Músculos-alvo: glúteos, coxas
Fica a dica:
Este exercício, tal como abdução de quadril (exercício n.o 11), trabalha uma parte dos glúteos denominada gluteus medius. O gluteus medius é muito utilizado para equilíbrio em uma perna só. É por isso que fortalecer este músculo ajuda a estabilizar e aprimorar sua postura na corrida.
Como fazer o exercício:
Posicione os pés afastados na largura correspondente à dos ombros, dedões paralelos ou levemente virados para fora. A faixa de resistência deve estar posicionada acima dos joelhos. Faça um agachamento e, ao voltar à posição original, levante lateralmente a perna direita, contraindo a parte externa dos glúteos. Então, volte a agachar. Se preferir, alterne a perna utilizada a cada repetição.
10. Agachamento com salto
Músculos-alvo: glúteos, coxas
Como fazer o exercício:
Posicione os pés afastados na largura correspondente à dos ombros, dedões paralelos ou levemente virados para fora. A banda elástica deve estar posicionada acima dos joelhos. Faça um agachamento e, quando for retornar, suba com impulso, dando um salto. Quando os pés voltarem ao chão, atenção: apoie o peso do corpo sobre a articulação do pé que antecede os dedos. Fique de pé novamente ou já emende outro agachamento com salto!
Confira outras variações do agachamento: muitas delas podem ser feitas com faixa elástica!
11. Abdução de quadril
Músculos-alvo: Glúteos
Como fazer o exercício:
Fique perto de uma parede e apoie a mão nela. A faixa de resistência deve estar posicionada em volta dos tornozelos. Para diminuir a resistência, posicione o elástico acima dos joelhos. Eleve lateralmente a perna direita enquanto contrai a parte exterior dos glúteos. Mantenha o corpo reto. Não incline o tronco. Retorne à posição inicial. Faça todas as repetições de um lado e depois troque.
Quer ainda mais ideias para usar a faixa elástica?
Confira estes 9 exercícios com elástico de resistência para o corpo inteiro que podem ser feitos em qualquer lugar. É um super treino, garantimos!
***