Manhã, tarde, noite: qual é o horário ideal para correr?

Woman running outdoor

Às vezes a corrida flui: você se sente bem, leve, dinâmico. Outras vezes, o corpo parece pesar a cada passada. Será que isso tem a ver com o horário do dia? Existe uma hora ideal para correr, na qual o corpo consegue receber melhor os benefícios do treino? Veja as vantagens e desvantagens:

Woman running on the street

(A) Correr de manhã

Vantagem:

Dar a largada logo de manhã é uma ótima forma de começar o dia.

Com uma corrida matinal, você manda uma boa dose de oxigênio para dentro do corpo e estimula o metabolismo a queimar mais calorias.

O grande volume de oxigênio contido no ar matinal facilita a respiração, especialmente no verão. Também é mais fácil correr quando ainda está mais fresco, antes da temperatura subir.

Desvantagem:

Uma corrida matinal pode ser mais difícil de fazer.

As articulações ainda estão rígidas pela manhã, os músculos tensos e pouco flexíveis. Isso resulta na falta de controle e coordenação muscular fundamentais para correr bem. Para aliviar esta resistência muscular, faça um programa dinâmico de aquecimento antes de sair para correr de manhã.     

Woman running outdoor

Importante

Evite fazer treinos intervalados intensos de manhã. O corpo ainda não está pronto para se esforçar desta maneira. Os riscos de lesões e exaustão são maiores nesse horário (depois de uma longa soneca também!). 

Como o corpo perde muita água durante o sono, é importante compensar essa perda antes de sair para correr, para evitar desidratação.  

(B) Correr na hora do almoço

Vantagem:

A hora do almoço é o momento ideal para fazer uma corrida de alta intensidade.

O potencial de rendimento neste horário é de 100%, pois o corpo ainda não está tão cansado. Os estoques de energia ainda estão bem preenchidos e fica mais fácil se esforçar fisicamente. São as condições ideais para fazer um treino de corrida intensa e veloz.   

Desvantagem:

Running after lunch can be very strenuous.

Correr depois do almoço pode ser muito cansativo.

O corpo precisa de um certo tempo para digerir, dependendo do almoço. Para evitar problemas de digestão (câimbras estomacais, por exemplo) durante um treino intenso de corrida intervalada, siga estas instruções:

  • Espere 30 minutos depois de ter comido algo leve e antes de sair para correr.
  • Se comeu muito no almoço, espere uma hora e meia ou duas, antes ir de correr.
  • Se não se sente bem quando corre depois que come, saia para correr antes de almoçar. Porém, pode ser que, neste caso, as reservas de energia não sejam suficientes e você se sinta um pouco fracor training before lunch. However, it might be harder to run because your energy stores are not entirely full.

Man getting ready for a run

Guia de nutrição para corredores:

O que você deve comer antes, durante e depois da corrida? Descubra no guia de nutrição para corredores.

(C) Correr no fim do dia 

Vantagem:

Fazer uma corrida de tardinha ou à noite é uma boa forma de relaxar.

Quando o dia foi estressante e fica difícil “se desligar” à noite, fazer uma corridinha leve de resistência ajuda a espairecer. Como neste horário o corpo já esteve em movimento o dia todo, não é necessário fazer o programa de aquecimento imprescindível para corridas matinais. Além disso, uma corrida relaxante no fim do dia estimula a queima de gordura noturna.

Desvantagem:

Correr à noite pode causar dificuldades para adormecer.

Uma corrida pode energizar o seu corpo a ponto de atrapalhar o ciclo do sono.

Woman getting ready to run

Resumo: programe suas corridas de acordo com o seu objetivo de fitness

Cada hora do dia tem vantagens, desvantagens e afetam o rendimento de diversas formas. Programe as sessões de corrida com sua meta em mente. Para perder peso, relaxar, aumentar sua resistência e velocidade:

  1. Se você quer manter seu nível de condicionamento, qualquer hora do dia é ideal para você. Faça sempre um bom programa de aquecimento antes de começar
  2. Correr na hora do almoço é ideal para quem quer melhorar o rendimento com treinos intervalados intensos.
  3. Treinos de corrida com o objetivo de relaxar e recuperar o corpo (e a mente!) trazem melhores resultados quando feitos no fim do dia.  

Para escolher o horário ideal de sair para correr, considere sobretudo a sua rotina diária, objetivo de treino e o próprio nível de energia.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Sascha Wingenfeld Sascha é coach de bem-estar e triatleta. Com mais de 10 anos de experiência, ele treina corredores de todos os níveis. "Sou apaixonado pelo meu trabalho, amo correr". Ver todos os artigos de Sascha Wingenfeld »