Qual é o melhor horário para correr: de manhã, de tarde ou à noite?

Quem está começando a praticar corrida e ainda está “entrando no ritmo” pode se pegar pensando em qual é o melhor horário para correr. Claro que muita coisa é ditada pela rotina de cada pessoa: só dá para correr cedinho de manhã, na hora do almoço ou à noite, quando o dia já ficou para trás? Normal. Mas, ainda assim, fica a curiosidade. Entretanto, todo mundo se conhece um pouco e sabe se rende melhor pela manhã ou à noite.
E, mesmo que a rotina não permita escolher livremente, saiba que há benefícios em correr pela manhã, à tarde ou à noite.
Abaixo, apresentamos os prós e contras de correr em vários momentos do dia. Além disso, trazemos dicas sobre como maximizar seu desempenho!
Benefícios de correr pela manhã
Para muita gente, uma corrida matinal dá um super gás mental para começar o dia. Para quem ainda está buscando ganhar motivação para correr, treinar logo cedo de manhã e “riscar logo esta tarefa da lista” pode funcionar como um bom recurso para formar um hábito saudável.
Por outro lado, pode ser difícil programar o despertador para 1-2h antes do normal e se arrastar para fora da cama tentando treinar — e, às vezes, o corpo simplesmente não rende.
Vantagem:
Corrida/trote pela manhã pode dar um gás na energia para avançar nas tarefas do dia, além de melhorar a concentração.(1)
A corrida matinal também favorece a redução da hipertensão e melhora do sono.(2) Também acelera o metabolismo, o que acelera a queima calórica ao longo do dia.
Além disso, correr pela manhã turbina o nível de oxigênio no corpo. O ar matinal contém maior teor de oxigênio, o que facilita a respiração.
Desvantagem:
Correr pela manhã pode parecer mais difícil do que em outras horas do dia.
Logo após sair da cama, você pode ter a sensação de que as articulações estão mais rígidas e os músculos mais duros, tensos, inflexíveis. Aí, durante a corrida, o controle muscular e a coordenação motora ficam comprometidos.
Para mitigar este problema, reserve um tempo antes de correr para incorporar uma rotina de aquecimento dinâmico: assim, não será preciso lutar contra a resistência dos músculos durante a corrida.
Correr na hora do almoço ou no início da tarde
Quer evitar aquela sonolência que bate à tarde? Uma corridinha ao meio-dia ou no início da tarde ajuda a combater a fadiga e “dar uma quebrada” no dia, renovando as energias.
Vantagem:
Quem quer corrida de alta intensidade deve apostar em treinos no início da tarde. Afinal, o corpo não está tão cansado após um longo dia de trabalho, mas já tomou café da manhã ou até almoçou para ter energia.
Além disso, correr no início da tarde fornece um gás para concluir o dia de tarefas e trabalho. Sabia que apenas meia hora de exercício moderado já pode ser o suficiente para eliminar a fadiga cognitiva?(3)
Desvantagem:
Correr depois do almoço pode ser um tanto cansativo.
O corpo precisa de tempo para digerir — levando em conta o porte e o teor da refeição. Para evitar problemas digestivos (por exemplo, cólicas estomacais) durante um treino intervalado intenso, siga estas orientações:
- Após um lanche leve, espere ~30min antes de correr.
- Se o almoço foi pesado, espere ~90-120min antes de correr.
- Se correr depois de comer não faz bem para você, treine antes do almoço.
No entanto, pode ser mais difícil correr porque o corpo já consumiu a energia do café da manhã — tanto que, na hora do almoço, já pede um reforço.
Guia de alimentação para corredores:
Sabe o que comer antes, durante e depois de uma corrida? Saiba mais em nosso guia nutricional para praticantes de corrida!
Correr após o fim da tarde ou à noite
Para algumas pessoas, não tem jeito: a hora em que sentem mais energia é do fim da tarde para a frente. Também pode ser uma ótima maneira de “queimar o estresse do dia” e relaxar!
E, embora seja melhor evitar corridas de alta intensidade antes de dormir, correr após o fim da tarde pode ajudar a dormir melhor.
Vantagem:
Após um dia intenso na vida ou no trabalho, você sente tanto estresse que demora até relaxar?Fica uma dica super acessível: uma corridinha leve, de resistência pode ajudar a liberar essa tensão. Além disso, à noite, pode ser que você tenha mais tempo para aquecer e alongar o corpo — duas práticas também favoráveis ao relaxamento e ao sono.
Desvantagem:
Dizem por aí que se exercitar à noite pode afetar o sono — mais precisamente com relação ao horário, devido à produção de cortisol (hormônio associado ao estresse).
No entanto, um estudo de 2019 concluiu que o exercício noturno pode ajudar a dormir, desde que seja concluído +1h antes de dormir.(4) Isso significa que você deve programar suas corridas para ao menos 2h antes da sua hora de ir dormir. Também é recomendado evitar exercícios de alta intensidade, como treinamento intervalado.
Qual é o melhor horário para correr? Depende dos seus objetivos pessoais!
Correr em qualquer horário do dia traz vantagens e desvantagens, e também diferentes efeitos de treinamento. Assim, pense nas suas metas fitness pessoais quando for programar os treinos de corrida. Quer perder peso? Ou sua prioridade é reduzir o estresse? Correr mais rápido? Correr maiores distâncias?
Um estudo analisou os tempos ideais de treinamento para homens e mulheres. Para homens que querem emagrecer, praticar exercícios à noite aumentou a oxidação da gordura e reduziu a pressão arterial sistólica e a fadiga.(5) No mesmo estudo, para mulheres, praticar exercícios no período matinal demonstrou maior queima de gordura abdominal. Por outro lado, também para mulheres, praticar exercícios à noite favorece o funcionamento muscular.
Dica:
O app adidas Running tem um recurso que permite estabelecer metas. Você pode escolher entre metas diárias, semanais ou mensais. Defina sua meta de calorias, distância, duração e muito mais!
Aqui estão as lições para levar pra vida:
- Se sua prioridade for manter o nível de desempenho, treinar em qualquer horário do dia vai funcionar para você.
- Para alavancar a performance, pratique uma rotina adequada de aquecimento corporal.
- Corridas no início da tarde são as mais indicadas para treinos de alta intensidade, como treinos intervalados ou treinos para aumentar o desempenho.
- Os treinos de corrida que favorecem o descanso corporal e a recuperação física e mental devem ser praticados após o fim da tarde ou à noite.
Mas, com base na sua rotina, saiba que, na prática, o melhor momento para você correr é quando for mais fácil para você. Fatores como horários diários, padrões de sono, trabalho, tempo de lazer, família e horário das refeições geralmente desempenham um papel importante no planejamento dos treinos de corrida: leve tudo isso em conta para não se desmotivar!
***