Kit essencial para correr em trilhas: equipamentos e acessórios

Kit essencial para corrida em trilhas de Timothy Olson

Correr em trilhas é uma maravilha: você sai livre na natureza, experimenta terrenos novos… é um mergulho sem igual! Mas, para sair das trilhas mais conhecidas com segurança e se embrenhar mesmo na natureza, é preciso preparar um kit essencial para a corrida em trilhas.

Mesmo se estiver correndo em uma área que você conheça relativamente bem, é bom ter esse kit à mão caso algum imprevisto aconteça — se a pisada falhar, o tornozelo virar ou se você pegar um desvio por acidente. Por quê? Assim, estes pequenos imprevistos não viram um problema sério. Trazemos uma série de itens que você precisa ter no seu kit de corrida em trilhas e, além disso, o essencial que o atleta profissional Timothy Olson leva consigo nas trilhas.

“O que amo na corrida em trilhas é realmente os lugares aonde o esporte nos leva, tanto interiormente quanto exteriormente. Correr em trilhas nos permite visitar os lugares menos frequentados do planeta, mas ajuda a mergulhar em si e reconhecer sua própria beleza, também.” – Timothy Olson

Timothy Olsen correndo em trilha

Do que você precisa no kit para corrida em trilhas?

1. Hidratação adequada 

Leve água o suficiente para garantir a corrida inteira. A desidratação causa tontura, cãibras musculares e vários outros sintomas que podem não parecer nada demais se você estiver por perto do seu carro ou de transportes públicos, mas se você estiver correndo solitariamente nas montanhas, pode virar um problema maior. Se não souber bem o quanto de água precisa levar, use esta calculadora para descobrir. Não consegue levar água o suficiente para a distância que vai correr? Neste caso, é preciso garantir que haja alguns pontos com água potável onde você possa reabastecer durante a rota. Outra opção é investir em uma garrafa de água com um filtro embutido, que transformará qualquer água em potável.

2. Alimentos

As necessidades nutricionais de cada pessoa são diferentes: dependendo de quanto tempo você queira correr, é possível que você tenha que “reabastecer o tanque” em algum momento. Tem gente que opta por gel de carboidratos, barras de granola, balas esportivas, frutas… seja qual for sua preferência, leve alimentos na mochila para garantir que vai conseguir terminar a corrida.

3. Acessórios para chuva

Especialmente quando for correr nas montanhas, é muito importante levar acessórios para a chuva. O tempo pode virar drasticamente em questão de minutos, e a exposição ao vento e chuva rapidamente suga o calor corporal. Hoje em dia, acessórios para a chuva são pequenos, leves e fáceis de carregar: não tem desculpa para não levá-los.

trail running gear

4.  navegação online e offline

Vai correr em um percurso novo? Leve o telefone totalmente carregado com um mapa disponível offline e indicador de GPS. Um relógio com GPS também é muito útil. Mas quem é experiente em corrida em trilhas costuma afirmar que nunca se deve confiar plenamente em dispositivos eletrônicos. Assim, levar um mapa impresso da área plastificado ou em um saco plástico é um ótimo plano B caso fique sem bateria, caso o telefone desligue por muito calor ou muito frio, etc.

5. Bons tênis de corrida

Seus tênis de corrida normais, desses que usamos na academia, provavelmente não são a melhor opção a longo prazo. Invista em tênis de corrida apropriados para correr em trilhas, pois eles oferecem melhor atrito nos aclives e mais controle nos declives. Tênis de corrida de rua não oferecem a mesma segurança e conforto que tênis específicos para a corrida em trilhas.

6. Acessórios para emergências

Quando corremos em ambientes inóspitos, é uma boa ideia se preparar para o inesperado. Ter alguns pequenos itens compondo um kit de emergência vão fazer com que você sinta mais segurança, mesmo se não precisar utilizá-los. E, se precisar, você vai celebrar o fato de tê-los ao seu alcance. Eis alguns itens a serem incluídos:

  • Um apito
  • Itens de primeiros socorros essenciais como band-aids (úteis para bolhas), solução desinfetante e gaze
  • Um cobertor de emergência
  • Uma lanterna para a cabeça
  • Pastilhas de purificação de água
  • Dinheiro em espécie
  • Documento de identidade ou número de contato para emergências na mochila

Vai se aventurar em locais realmente inóspitos? Então recomendamos comprar um rastreador GPS por satélite. Em caso de emergência, esse aparelho pode ajudar equipes de resgate a encontrarem você. O tipo de acessório mais eficaz no kit de emergência, entretanto, são seus amigos.

Comunique a alguém aonde você está indo e quando pretende voltar — ou, ao menos, quando estará de volta ao alcance das redes de telefonia celular. Caso tenha criado um mapa GPS com sua rota, compartilhe com essas pessoas. Pode parecer exagero, mas… o inesperado e o indesejável podem acontecer, sim. Em qualquer situação da vida, não é? Se precisar de ajuda, é muito bom saber que tem alguém no mundo que sabe informar onde começar a procurar por você.

O kit essencial do ultra corredor Timothy Olson

Timothy Olson, que recentemente conquistou o FKT (fastest known time = recorde de tempo) na trilha Pacific Crest, compartilhou conosco alguns dos itens essenciais que ele leva para corridas longas.

Desafio Run Wild

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »