Falta motivação para treinar? Detonamos 6 desculpas!

Você planejou treinar hoje, mas… cadê motivação? Bem, quem nunca, né? Na verdade, desculpa é o que não falta na hora de encaixar um treino na intensa agenda de cada dia. É igual pra (quase) todo mundo: se livre da culpa!

O lance é jogar no contra-ataque: bora cavar um poço de motivação para recorrer sempre que necessário? Neste post, detonamos 6 desculpas. Vem!

Desculpa 1: “não tenho tempo”

Longas horas de trabalho, cozinhar, lavar roupa, limpar, arrumar… claro que não sobra tempo para treinar. Certo? ERRADO!

Todo mundo consegue encontrar ao menos 15-20 minutos para treinar 3 ou 4 vezes na semana. Seja durante a hora do almoço, ou assistindo TV, à noitinha… Dependendo da pessoa, às vezes gasta-se muito mais tempo que isso dando uma olhada nas redes sociais: verdade ou verdade? Mesmo um treino curto é melhor que nada. Todo tipo de exercício faz bem para o corpo. Ou crie seu próprio treino para fazer em casa!

Desculpa 2: “não tenho motivação para treinar”

Não ter motivação para treinar é a desculpa mais recorrente para pular treinos e acabar de volta na estaca zero. Entretanto, você não é uma planta: alguma coisa inspira você. Na verdade, até as plantas “se inspiram” na luz solar e crescem em direção ao Sol, ou na direção do vento…

Assim, vamos descobrir o que motiva você a ser fitness? Ganhar saúde para passar mais tempo sem ter doenças no futuro? Caber nas calças do ano passado? Dar um gás na vida social e treinar com amigos e amigas? Ganhar mais curtidas e comentários dos seguidores no app adidas Training ou nas redes sociais?

Esse motivo é exclusivamente SEU: não se deixe julgar ou influenciar por outros. E tem mais: motivação é algo contagioso! Converse com seus amigos que treinam, com pessoas (online e na vida real) que se exercitam com frequência e, acredite: o entusiasmo delas contagiará você.(1

Dica:

Participe de um dos nossos desafios no aplicativo adidas Training e veja como um bom desafio faz milagres para a motivação.

Desculpa 3: “Não sei em qual treino investir”

Há tantos tipos de treino que realmente às vezes fica difícil escolher. Academia? HIIT? Circuito funcional? Crossfit? Zumba? Corrida? Ciclismo? Calma, não é uma escolha de vida, como um casamento: você pode escolher um, alguns ou treinar de acordo com o humor do dia!

No nosso app adidas Training, clique na aba “Treinos”. Lá, você encontrará uma variedade enorme de treinos em destaque. É só escolher, como se fosse em um cardápio! A duração e os exercícios são apresentados logo de início. Também oferecemos treinos guiados. Neles, profissionais top de linha como David Alaba fazem os exercícios com você: perfeito para entrar no clima da motivação!

Desculpa 4: “Quero fortalecer grupos musculares, mas não sei como” 

Anda com foco em ficar com o bumbum durinho? Ou quer ganhar massa muscular na parte superior dos braços? Alcançar sua meta fitness específica é fácil com nosso recurso Workout Creator: escolha qual grupo muscular você quer trabalhar e vamos que vamos! Os treinos são apropriados para todos os níveis de fitness. Quanto mais tempo você definir para o treino, mais puxado ele fica.

Desculpa 5: “Sinto muito cansaço”

Ok, entendemos. Quase todo mundo passa por fases assim na vida, e não há nada de errado pular um treino quando o cansaço impera ou quando os músculos estão doloridos. Ouça seu corpo!

Sabia, inclusive, que praticar exercícios com regularidade colabora para a qualidade do sono? Quem pratica exercícios dorme melhor. Quanto mais tempo você dorme, mais pesados poderão ser os treinos! E se isso não for o suficiente no sentido de alavancar a motivação para treinar…

Não curte acordar cedo?

Temos dicas para energizar seu dia logo de início e, assim, preparar você para encarar o que for.

Desculpa 6: “Comi demais ou comi mal antes do treino” 

Comida pode energizar ou pode pesar no estômago. Por isso é importante saber o que comer antes ou depois de um treino de força. Planeje sua alimentação de modo a comer 2-3h antes de treinar. Esta refeição precisa incluir todos os macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Se ainda estiver com fome antes de se exercitar, faça um lanchinho leve e de fácil digestão. Aposte em carboidratos e proteínas.

Melhores lanches pré-treino:

  • mingau
  • banana
  • tâmaras
  • amêndoas
  • iogurte natural integral (ou de soja)
  • húmus com palitos de cenoura

E, atenção: há alguns alimentos a evitar antes de treinar! Há deliciosos lanches que até são super fitness, mas que, antes dos treinos, afetam negativamente seu desempenho.

Alimentos a evitar antes dos treinos de força:

  • leguminosas
  • legumes que causam inchaço (cebola, repolho, brócolis)
  • alimentos gordurosos
  • alimentos picantes
  • bebidas gaseificadas
  • alimentos integrais

Quer saber mais sobre nutrição e exercícios? 

Confira o guia nutricional disponível no aplicativo adidas Training vai ajudar você a se orientar no sentido de montar uma dieta saudável. Encontre várias dicas sobre o que deve comer dependendo do seu objetivo: correr mais rápido, ganhar massa muscular ou emagrecer.

Achou a motivação que estava faltando? Dê um chega pra lá nas desculpas e comece HOJE!

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner »