Top de corrida >> acerte na escolha e evite ferimentos e incômodos

une femme avec un soutien-gorge de sport

por Pauline Six

Achar o top esportivo certo é importantíssimo para todas as corredoras. Com tantos modelos disponíveis por aí, até pode parecer uma missão fácil, mas, acredite: às vezes, é como procurar uma agulha no palheiro!

A meta a alcançar: encontrar a combinação perfeita entre “vestir bem” e “ser confortável”. Meta secundária: visual e sensação incríveis! Mas o fundamental mesmo é o suporte, a sustentação que o top certo fornece aos seios. Só um top confortável e que proporcione alta sustentação vai permitir que você curta muito sua corrida!

Os seios e a corrida 

Durante a prática de atividades físicas que envolvem movimento, como correr, os seios se movem em duas direções: na horizontal e na vertical. Esse movimento causa pressão, e a pressão provoca desconforto. Corredoras com seios mais avantajados sofrem mais com esse problema do que corredoras com seios menores. Mas, independentemente do tamanho dos seios, é muito importante achar o top esportivo certo para você, ou seja, o top com melhor sustentação.
Três mulheres correndo de top

Lesões nos seios/tórax: 

Vamos começar com uma boa notícia: a corrida não é um esporte de alto risco no que diz respeito a lesões torácicas (a menos que você se distraia e bata com os peitos em um obstáculo qualquer pela rua — Atenção, hein?)

Entretanto, em qualquer tipo de exercício, os seios podem sofrer trauma direto. O principal tipo de lesão são ferimentos na pele: por conta do atrito, alguns pontos podem apresentar assaduras ou até machucados. Vestir o top esportivo errado e ficar com feridas na pele é algo que estraga qualquer corrida, não? Se acontecer com você, procure um médico para fazer um exame completo. No entanto, o objetivo é tentar ajudar para que isso NÃO aconteça! Invista na prevenção de lesões.

Vamos falar sobre dor nos seios? 

Dor nos seios é um incômodo que atrapalha a vida de muitas, muitas mulheres. Traduzindo em números, 44% a 77% das mulheres sofrem com este problema. Além disso, adivinha qual é o esporte que ocupa o 2º lugar no ranking de reclamações envolvendo dor nos seios? A corrida, que só perde para os esportes que envolvem saltos.(1)

Como escolher o top de corrida certo? 

Para escolher o top certo, é preciso levar vários fatores em consideração. Controle do suor, sustentação e conforto são três aspectos importantes a serem avaliados.

Vamos lá: hora de aprender como tomar uma decisão bem informada na hora de comprar um top esportivo que também seja um bom top de corrida. Em primeiro lugar, o top precisa absorver o choque causado pela corrida. Mas, ao realizar esta função primordial, o top para correr precisa ser o mais confortável possível.

Top visto de costas

Entendendo o design dos tops esportivos: 

Painel central:

É o elemento mais importante de um top esportivo de alta sustentação. Esta parte deve ser bem confortável, mas não pode ser frouxa.

Bojos:

Cobrem os seios inteiros, sem deixar nenhuma parte de fora. Se acontecer de alguma região dos seios ficar de fora, ou se o top ficar apertado demais, compre outro top um número maior. Ao menos o bojo precisará ser um número maior (há países onde a numeração do bojo e do top são independentes). Também não pode sobrar nenhum espaço entre os bojos e os seios. Se for o caso, compre um top um número menor (ou com o bojo em número menor).

Alças:

De preferência, opte por alças largas e confortáveis. O importante é que as alças sejam firmes e que não estiquem mais de 2,5 cm se você testar a elasticidade.

Arame de sustentação:

Se optar por um modelo que tenha arames de sustentação, eles precisam ser flexíveis, leves, bem protegidos e alinhados ao contorno dos seios. Em nenhuma hipótese o arame de sustentação pode atravessar “por cima” do seio ou apertar o seio em qualquer uma das extremidades.

5 DICAS PARA PROTEGER OS SEIOS 

É sempre uma boa ideia poder experimentar o top antes de comprar, mas nem sempre isso é possível. Não tem certeza de qual tamanho comprar? Procure uma loja online que aceite devoluções e compre dois tamanhos contíguos (Ex.: compre o P e o M, ou o M e o G) e devolva o que não ficar bom.
Mulheres treinando na rua usando tops em um dia de solCorrer é uma atividade de alto impacto, e muitas marcas andam desenvolvendo tops de alta sustentação. Esses são uma ótima pedida, então fique de olho nas suas marcas favoritas! Mesmo que você tenha seios pequenos, sempre opte pelo máximo de suporte possível.

  • Para ter suporte máximo, opte por alças que, na parte de trás, formem um X ou um Y. Elas não restringem tanto o movimento dos braços e, durante a corrida, não vão sair do lugar e ficar “sambando” de um lado para o outro.
  • “Pronto, achei o top esportivo certo. Vou usá-lo para o resto da vida!” — Não é bem assim! É importante trocar o top de corrida algumas vezes no ano. Todo tecido tem uma vida útil limitada. O desgaste natural causado pelo uso e as lavagens faz com que os tops percam sua função principal: suporte adequado.
  • O material tem um papel fundamental no quesito “suor, transpiração”. Quanto mais material, mais atrito. Quanto mais atrito, mais suor. Opte por designs com costura “achatada” – nada de costuras protuberantes por dentro, porque podem machucar ou incomodar. Escolha modelos feitos em elastano (spandex).
  • Evite expor o top a temperaturas muito altas (50°C ou mais). Nada de secadora de roupas! Se possível, lave seus tops esportivos à mão. Se precisar mesmo lavar à máquina, use o ciclo de roupas delicadas, com a água na temperatura ambiente e giro bem suave.
  • Detalhe “básico”: lave o top após todo e cada treino. Por conta do material, os tops de corrida tendem a acumular muito suor, sal e bactérias após o uso.

Para corredoras, escolher o top de corrida é tão importante quanto escolher o sapato certo para um look (trabalhar, passear, ir pra balada, etc.)!

De coração: dedique tempo (e os recurso$ necessários e possíveis!) para comprar tops de corrida de excelente qualidade e não aceite nenhum meio-termo. O que está em jogo é o seu corpo, o seu conforto e a sua alegria de correr! Usar o top de corrida certo é fundamental para qualquer mulher, independente do tamanho ou formato do seio.

Sobre Pauline: Pauline Six é médica do esporte e trabalha para a plataforma Running Care. É especialista em reabilitação de atletas, cobrindo desde o diagnóstico inicial ao retreinamento. Além disso, Pauline é apaixonada por correr: compete em provas de corrida em trilha de longa distância e em triatlos

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tags

adidas Runtastic Team

Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »