Horário ideal: quando treinar? ➤ manhã, meio-dia, tarde ou noite?

2 Personen machen draußen Sport

Treinar “quando dá” é bem melhor do que não treinar. Mas será que existe um horário ideal para treinar? 

Jovem correndo

O que o seu relógio biológico está dizendo?

Diversos estudos sugerem que, em geral, os melhores momentos do dia para treinar são a manhã e o fim da tarde. A explicação está na temperatura dos músculos. Ela atinge um pico em torno desses horários, e músculos quentinhos favorecem o metabolismo energético no trabalho muscular. A boa notícia é que você pode alcançar esse mesmo efeito iniciando o seu treino com um aquecimento.  

O aumento da temperatura muscular está diretamente relacionado ao relógio biológico. Relógio biológico é um mecanismo interno que determina o ritmo do ciclo dia-noite e influencia todas as funções do corpo que oscilam ao longo do dia, como, por exemplo, a temperatura corporal, a frequência cardíaca e o metabolismo em si.

O momento ideal: como escolher

Não é uma escolha fácil. O nível de estresse, a quantidade de trabalho, os seus hábitos alimentares e a qualidade do seu sono são alguns dos fatores que influenciam tanto o seu ritmo biológico quanto o seu estado mental. O que vai determinar o horário do dia mais favorável para você treinar é, praticamente, uma combinação do seu estilo de vida e dos seus interesses.

Mas vamos lá, para ajudar você a descobrir que parte do dia funciona melhor para o seu corpo (e para a sua rotina), elaboramos uma lista de vantagens e desvantagens sobre treinar em cada momento do dia:

Treino matinal

Tem gente que não consegue mesmo acordar cedo, mas, para quem cedo madruga… um treino ajuda! Se você é do time da madrugada, vai curtir treinar pela manhã.

Vantagens:

  • Um treino matinal é um shot de energia que pode fazer você se sentir bem do dia inteiro.
  • Ideal para quem acorda cedo.
  • As academias estão praticamente vazias de manhã: você e os equipamentos, os equipamentos e você.
  • É verão! De manhã, o calor ainda não está insuportável, ou seja, um bom momento para treinar.
  • Alguns estudos afirmam que os níveis de testosterona são mais elevados pela manhã. Olha aí, ideal para quem faz treino de força.(1)

2 pessoas treinando ao ar livre de manhã

Desvantagens:

  • As articulações e os músculos “acordam” tensos e duros. Antes de treinar, você precisa preparar o seu corpo com uma série intensa de aquecimento.
  • Geralmente, as pessoas têm menos energia pela manhã. Em outras palavras: pode ser que leve mais tempo para você ativar o seu metabolismo e o seu sistema cardiovascular.
  • Vai treinar antes do trabalho? Para treinar bem, você tem que dormir bem. Não vá dormir muito tarde para garantir a boa qualidade do seu sono.
  • Se você não costuma acordar cedo e as manhãs não são muito a sua praia, treinos matinais serão difíceis para você.

Na hora do almoço

Sobre encaixar uma corrida ou um treino curtinho na hora do almoço? 

Vantagens:

  • Você pode treinar no trabalho, na hora do almoço
  • Se a sua manhã foi puro estresse, um treino na hora do almoço pode resolver o seu problema e recarregar você com energia para enfrentar o resto do dia.
  • Chame a galera! Se o pessoal do trabalho quiser treinar com você, oba! Treinar juntos aumenta a motivação e é muito divertido.

Desvantagens:

  • Para a maioria das pessoas, falta tempo. Se o seu horário de almoço é curto, você não vai conseguir treinar e comer. 
  • No calor do verão… não é o momento ideal para treinar.

2 pessoas treinando ao ar livre na hora do almoço

Treinar à tarde ou à noite:

De tardinha, quando já está anoitecendo, podemos dizer que o seu corpo já está “bem engrenado”, ou seja, funcionando com toda velocidade.

Vantagens:

  • A temperatura muscular atinge o seu ponto máximo à tarde. Oba… maior a chance de você conseguir render melhor!
  • Você pode pegar pesado no treino, porque, logo logo, você terá tempo suficiente para se regenerar.
  • Ótima forma de se libertar do estresse do trabalho e começar a relaxar.
  • No verão, a temperatura volta a ficar mais agradável nesse período do dia.

Desvantagens:

  • Muita gente não tem mais energia ou motivação para treinar depois de um dia de trabalho pesado.
  • Treinos intensos antes de dormir podem atrapalhar o sono, pois o sistema nervoso autônomo precisa de tempo para se estabilizar novamente. Se for treinar à noite, tente terminar o seu treino pelo menos uma ou, melhor ainda, duas horas antes de ir dormir.

Mulher correndo ao ar livre de tardinha

A melhor forma de descobrir qual é o momento ideal do dia para você treinar é experimentando. Leve em consideração as vantagens e desvantagens mencionadas acima e tente você mesmo. Veja qual parte do dia funciona melhor para você e para o seu organismo.

Fica a dica: faça este quiz e descubra qual é o horário ideal recomendado para você treinar!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Herwig Natmessnig Ex-atleta profissional, Herwig "respira" fitness. Seja para competir ou se divertir, se pintar um desafio esportivo, ele tá dentro! Ver todos os artigos de Herwig Natmessnig »

Leave a Reply