Dicas para ter mais motivação e disciplina para treinar com a mentalidade fitness certa

Mulher fazendo treino de força com motivação e disciplina

Emily Lemon e Hana Medvesek

Já viveu algum momento em que sentiu firmeza na motivação para treinar e manteve o curso por semanas ou até meses? Parabéns! Aposto que você reparou que estava com mais energia, dormindo melhor e se sentindo bem.

Mas aí… houve um contratempo, não foi? Pode ter sido um problema de saúde, férias, um projeto grande no trabalho, ou às vezes uma combinação de fatores… Bem, “quem nunca”, correto? Fato é que sua rotina fitness foi interrompida, mas passou. O tempo tudo muda, e agora é hora de retomar os treinos. Você sabe que é importante. Mas, será que está faltando um pouco de motivação ou disciplina para treinar?

Então, compreender como o cérebro funciona a favor ou contra nossas metas pode ajudar a renovar seu comprometimento com a vida fitness.

3 fatores para se comprometer com os treinos

Quando for a hora de estabelecer uma nova rotina que inclua a prática regular de exercícios físicos, há 3 fatores essenciais. Dica: anote-os em um papel e cole no espelho!

1. Paciência

Todo aprendizado e adaptação requer paciência. Ninguém que decide voltar a tocar um instrumento ou “desenferrujar” um idioma sem prática vai sair da primeira aula já com tudo conquistado. Assim, tenha foco, tenha metas, tenha planos, mas lembre de dar tempo ao tempo e ter paciência com o corpo e a mente, também! Aprimorar uma técnica leva tempo, e erros são praticamente inevitáveis. E a mesma coisa vale pros treinos de força e de corrida.

Quanto mais tempo você investir em estratégias favoráveis para recuperar o bom condicionamento físico, mais rápido será o processo. Fora isso, as transformações físicas e as conquistas mentais são muito recompensadoras! Seja paciente com você, com seu corpo e mente. São seus melhores amigos, seus veículos para existir no mundo e ser funcional.

Assim, precisou pular um treino ou dois? Paciência. Se empolgou e exagerou no treino e agora está com dores musculares? Paciência. Lembre-se: “Quem nunca?” — É um investimento de longo prazo no seu desenvolvimento pessoal. Tudo vale a pena! Lembre-se, este é um investimento de longo prazo em seu relacionamento consigo mesmo.

2. Criar bons hábitos

A capacidade de criar hábitos saudáveis não tem exatamente a ver com caráter ou força de vontade. É tudo questão de técnica: existem técnicas estabelecidas e comprovadas para criar hábitos. Assim, por que “reinventar a roda”? Em vez de começar com grandes transformações — porque a probabilidade de não dar certo de primeira é maior —, aposte em pequenas transformações.

Exemplo: toda vez que levantar do computador, beba um copo de água antes de retornar. Se sua prioridade agora são as metas fitness, introduza pequenas doses de movimento ao seu dia a dia: escolha um exercício para iniciar e um momento propício. Exemplo: pagar 10 flexões assim que sair da cama ou fazer agachamentos logo após escovar os dentes.

Estabelecendo condicionamentos positivos no cérebro, algumas ações favoráveis vão se tornando automáticas com o tempo! E há várias maneiras de fazer isso: se você treina de manhã cedo, já deixe as roupas separadas na noite anterior e em um lugar bem visível. Assim que acordar, você já logo verá tudo pronto e terá “menos uma desculpa” para pular um treino. Temos um artigo todinho sobre como criar hábitos saudáveis: confira!

3. Propósito

Mentalidade adequada é tudo para quem quer ter motivação e disciplina fitness. Mas é tanta coisa para planejar no dia a dia, de refeições a tarefas e compromissos… por isso, se desonere da obrigação de criar seu próprio plano fitness. Nosso aplicativo oferece vários gratuitamente! A grande vantagem de seguir um plano de treino montado por profissionais é evitar exageros mas, ainda assim, garantir treinos com bom rendimento.

A mentalidade importa tanto que chega a afetar aspectos mensuráveis na saúde de uma pessoa. Em 2007, pesquisadores de Harvard estudaram o efeito do seguinte experimento: selecionaram pessoas que cuidam da higienização de quartos de hotel e dividiram em dois grupos, dizendo a um deles que sua atividade profissional equivalia a treinar e, ao outro grupo, não repassaram esta informação.

As pessoas do grupo do experimento perderam peso, apresentaram queda no nível geral da pressão arterial, no IMC e queimaram gordura corporal. O efeito não se reproduziu no grupo de controle — o que não foi informado de que limpar equivalia a treinar.

Pode parecer que não tem nada a ver com a sua vida, mas tem: no fundo, você já tem uma visão de que tipo de vida deseja levar. Mantenha o foco nisso e siga firme! Pense nas perdas e ganhos, principalmente a médio-longo prazo: o que você ganha treinando e o que perde ao deixar de treinar? Mais que um abdômen tanquinho, investir tempo em exercícios físicos ao longo da vida inteira proporciona maior funcionalidade corporal com o passar dos anos. Saúde em primeiro lugar!

3 dicas para ter mais motivação fitness

*Sinta* por que você está fazendo o que faz

Todo objetivo deve ser realista, mensurável e ter submetas de curto, médio e longo prazo. Assim, qual é o efeito a longo prazo dos seus objetivos? Do que você acha que sentiria orgulho de conquistar?

Não precisa responder agora. Anote a pergunta, volte a ela em diferentes momentos e reflita. Os “insights” virão e, com o tempo, você montará um alicerce emocional para sustentar as escolhas positivas. A conexão emocional com nossa visão pessoal permite um engajamento mais profundo para conquistar nossas metas!

Como seria uma “versão mais forte” de você?

Conseguir acompanhar o ritmo das crianças? Ter mais vigor e disposição para ajudar seus pais? Sair em aventuras com amigos? Ter um relacionamento amoroso mais dinâmico? Quer inspirar outras pessoas? Recuperar o vigor que já teve? Você começou a ser fitness por algum motivo, mas será que ainda é o mesmo? Será que evoluiu, se transformou? Tente lembrar do início de tudo e pensar nas idas e vindas para entender como praticar exercícios faz parte da sua vida para melhor!

Lembretes motivacionais por toda parte!

Quantas vezes você desbloqueia o telefone por dia? Muitas, provavelmente. Use isso a seu favor! Coloque um fundo de tela que remeta à sua visão. É uma via para se conectar ao propósito interior de treinar diariamente. Assim, quando os contratempos vierem, os lembretes servem como ferramentas para encurtar as pausas entre os treinos.

Wallpaper

Monitore o progresso e registre os treinos

Em vez de focar em resultados (ex.: número ideal no visor da balança), pense primeiro nas ações, como “treinar 3x por semana”. E uma coisa que ajuda muito a consolidar novos hábitos e registrar suas ações e marcá-las como concluídas na sua lista de tarefas. Quanto mais detalhes você registrar — exercícios realizados no treino, pesos utilizados, etc. — melhor!

Assim, quando a voz da autossabotagem começar a perturbar, é só consultar seus registros para saber que, mesmo que os números na balança estejam demorando a diminuir ou os músculos não estejam crescendo tão rápido, você está sim fazendo a sua parte e merece um parabéns! A partir de então, você terá mais clareza para seguir com o plano de treino ou fazer as alterações necessárias.

Lição para levar pra vida:

Essas dicas de motivação e disciplina para treinar ajudam a transformar nossa mentalidade e evitar a autossabotagem em vários aspectos da vida. Assim, temos uma chance maior de manter o comprometimento fitness!

Criando uma conexão emocional com seu propósito, maior é a probabilidade de conquistar as metas realistas e favoráveis estabelecidas. Se necessário, recalibre as metas ou as estratégias para alcançá-las, mas o importante mesmo é inserir pequenos hábitos saudáveis aqui e ali, aos poucos, com paciência e determinação.

E, como tudo que é registrado por escrito ganha um peso maior, anote todas as atividades praticadas com o máximo de detalhes possível para, nos momentos de desânimo, consultar seus registros e se inspirar na pessoa maravilhosa que você já é!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team