Detone estas 7 desculpas e ache motivação para ir correr HOJE!

por Kate Sutton,  trainee de corrida da marca global

Qual é a diferença entre quem somos e a quem queremos ser? As desculpas.

Estamos sempre inventando desculpas para não irmos à luta, como se fossem motivos legítimos. Pode confessar: assim como todo mundo que corre, você já se pegou tentando achar desculpas para cancelar uma corrida planejada, não é?

Listamos aqui 7 desculpas bem conhecidas, com dicas para você driblá-las se quiser recuperar a motivação para correr:

Desculpa #1 – Não tenho motivação

Esta é, provavelmente, a desculpa que está na raiz de todas as desculpas listadas aqui. Para se motivar,  veja quais metas orientam a sua vida e assuma a responsabilidade por elas.

Quer ser a sua melhor versão, mas a indisciplina leva à autossabotagem? Dica: use um plano de treinamento. Crie um, ou recorra a uma plataforma que já ofereça planos prontos. Viver essa jornada com amigos ou outros corredores também pode ajudar a manter o ritmo. Marque de sair para correr junto com um amigo ou uma comunidade de corredores: isso fará com que você se sinta mais responsável. Assim, se você der pra trás, outra pessoa ficará decepcionada – além de você mesmo, claro.

Se isso não funciona pra você, que tal tentar a via da solidariedade? Milhares de corredores acham motivação treinando para corridas em prol de instituições de caridade. Você também pode vincular um propósito nobre aos seus quilômetros nas pistas, que tal?

É motivação que se diz? Temos > aceite o nosso novo desafio no app adidas Running!

Desculpa #2 – Chuva/vento/frio/calor

Esperar condições climáticas perfeitas é, em si, uma desculpa. Acha que uma determinada condição climática pode deixar você doente? Estamos em pleno século 21, onde não faltam tecnologias no quesito “roupas e acessórios para corrida”. Veja o que cabe no seu bolso e invista em peças que se adaptem ao ambiente em que você vive: assim, um mesmo acessório possa ser útil em várias condições climáticas. Arrume tudo o que usa para correr de uma maneira que seja fácil de encontrar e, esteja o tempo como estiver… RUA!

Desculpa #3 – Corrida não é para mim

Ninguém pode afirmar categoricamente que “não nasceu pra correr”. Considerando o desenvolvimento evolutivo dos seres humanos, no quesito “corrida de longa distância”, somos mais capacitados que qualquer outro mamífero.

Vamos ao checklist: seu corpo é capaz de se autorrefrigerar através do suor? Tem um arco plantar que funciona como uma mola? Tem um dedão do pé alinhado aos demais dedos? Então não tem conversa: biologicamente, você foi projetado para o sucesso em corridas de longa distância. Qualquer um pode começar a correr: aos iniciantes, invistam tempo em aprender boas técnicas de corrida… e corram! Afinal: como melhorar na corrida sem praticar?

Desculpa #4 – Correr é chato

Meus pais me diziam que “só pessoas chatas acham as coisas chatas”: talvez seja até uma generalização injusta, mas é fácil ser criativo na hora de correr.

Exemplos: teve gente na Inglaterra que competiu correndo contra o metrô de Londres – e ganhou! Há quem corra também ao som de DJs e use tintas coloridas. Já ouviu falar na Maratona de Médoc? Pois bem: os atletas param em 23 pontos de degustação de vinho antes de cruzar a linha de chegada. Outros corredores precisam de um reforço adicional: correm pela sobrevivência ao apocalipse, tentando escapar de… zumbis comedores de cérebro!

Vai lá, fala pra essas pessoas que correr é chato…

Homem amarrando tênis de corrida

Desculpa #5 – Não tenho tempo

Nem vem: tem, sim. Reserve 20 minutos para correr dia sim, dia não, e você já conquistará vários dos benefícios que a corrida tem a oferecer. É isso mesmo: 20 minutos a cada 48h. Não ter tempo é uma das desculpas mais esfarrapadas que existe. Você tem tempo, sim.

Desculpa #6 – Estou cansado demais

A ideia de que temos uma reserva finita de energia por dia é… MITO! Correr comprova que, ao queimar energia, geramos, na verdade, ainda mais energia por conta das endorfinas liberadas no cérebro. E não para por aí: correr nos faz dormir melhor, o que garante ainda mais energia para o dia. Em resumo: a corrida nos permite fazer um uso mais eficiente de nossa energia, o que contribui para nos sentirmos revigorados.

Desculpa #7 – Ando muito estressado

Está provado que correr aprimora a saúde mental1. Assim, não se prive desta atividade que só trará ganhos quando o assunto é mindfulnessMas espera… mindfulness ao correr? Pois é! Por que não aproveitar as pistas para praticar atenção plena? Aprenda a curtir a jornada como um todo, e não só a linha de chegada.

Conheça Kate Sutton:

Kate Sutton é uma atleta que acredita que a corrida e os esportes tiveram um grande papel no desenvolvimento da mulher que ela é atualmente. Correr a ajudou a praticar hóquei sobre grama, além de também competir no cross-country e no atletismo. Para Kate, o sucesso nos esportes ajudou e serviu de base para outras realizações na vida.
***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »

Leave a Reply