Quer motivos para correr em trilhas? Dicas de expert para iniciantes

Os iniciantes na corrida em trilhas ficam muito impressionados com a conexão que se desenvolve com a natureza durante a prática deste esporte. Mesmo que você pratique corrida no asfalto ou na esteira ja há muito tempo, vai se sentir iniciante nesta prática se nunca tiver tentado percorrer florestas ou trilhas. Este post é dedicado a veteranos da corrida que são iniciantes na corrida em trilhas. Trazemos dicas e recomendações de experts mundiais em trail running!
iniciantes na corrida em trilha querem saber: o que é exatamente trail running?
Trilha é qualquer superfície não pavimentada: pode ser pedregosa, lamacenta, meio congelada, nas montanhas, em aclive ou em declive. Este tipo de corrida normalmente é realizada em trilhas e é considerada “off-road” se praticantes se aventuram em terrenos desconhecidos. A corrida em trilha é um ótimo treino para o corpo inteiro! Sabia que este tipo de corrida usa mais músculos do que correr em superfícies planas? Assim, é ótimo para melhorar o equilíbrio.
E aí, você é iniciante na corrida em trilhas? Vamos cair dentro? Trazemos dicas de Benni Bublak, atleta profissional adidas TERREX para você começar nas corridas off-road.
4 dicas para quem quer começar a correr em trilhas
1. Nada de exageros
Para quem é iniciante na corrida em trilha, moderação é a alma do negócio. Como em tudo na vida, é impossível sair do 0 e chegar ao topo do seu desempenho da noite para o dia. Comece devagar, sinta como o corpo interage com a trilha e faça os ajustes corporais necessários para correr em superfícies irregulares. Dependendo do seu condicionamento físico, alterne corrida e trekking.
Dica de profissional:
Em vez de, logo de cara, se aventurar a correr em uma montanha, comece testando como o corpo responde a superfícies irregulares mais simples e acessíveis. Escolha uma área predominantemente plana, porém arborizada e irregular da sua cidade e vá criando a base física para as alturas.
2. Seja paciente
Quando a empolgação nos conquista, a motivação vai no teto e vamos com tudo para detonar na nossa nova atividade física dos sonhos, esperando transformações visíveis da noite para o dia: #quemnunca, né? Mas, mudar leva tempo. Quando decidir embarcar na corrida de trilha, saiba que vai levar um tempo até a sensação de sucesso chegar para ficar.
3. Divirta-se!
A diversão deve ser sempre a prioridade n.º 1 de quem está começando a correr em trilhas. Curta o momento: ouça o cantar dos pássaros e a brisa balançando as folhas das árvores. Permita-se deixar mentalmente para trás toda a barulheira da cidade. Afinal, se a corrida pode ser praticada em qualquer lugar, o que torna a corrida de trilha especial é justamente o ambiente que nos cerca.
Temos outras dicas para correr em trilhas, também! Clique no link para saber mais sobre tênis para correr em trilha, acessórios e roupas adequados para esta atividade física. A adidas Runtastic pensa em tudo!
4. Tenha um Mantra
Timothy Olson repete mantras quando ele está por aí estabelecendo FKTs (recordes de tempo) na trilha Pacific Crest, por exemplo. Um de seus mantras favoritos é: “esteja aqui agora”. Mantras ajudam Timothy a ter força para continuar dando seu melhor mesmo quando o percurso fica desafiador.
E você, tem um mantra de corrida? Compartilhe nos comentários!
Iniciantes nos treinos de corrida em trilhas devem conferir estes três posts:
- Plano de corrida para correr 30KM em 3 semanas
- Acrescentar treino com o peso corporal à rotina de trail running
- Adquira bons tênis para a corrida em trilhas
FKT – Fastest Known Time
Atletas profissionais da corrida de trilha competem com frequência em provas realizadas mundo afora. A pandemia fez com que muitas provas fossem canceladas, mas, para quem a competição está na alma, sempre há como tentar se superar: desafie-se e compita com outras pessoas em provas tipo a Fastest Known Time (FKT – “o melhor tempo conhecido”, em tradução livre). Um FKT é obtido toda vez que uma pessoa corre um percurso predefinido mais rápido do que todos os competidores anteriores.
Mesmo que você seja iniciante na corrida de trilha, de vez em quando, escolha uma rota (curta) e se desafie! Fazendo isso com certa frequência, você conseguirá acompanhar seu progresso e ver como está melhorando. Ter esse tipo de visibilidade ajuda a manter a motivação para continuar treinando, além de ser divertido.
Bateu curiosidade para saber como é esse tipo de competição e de recorde FKT? Confira o que esses 5 atletas profissionais da adidas TERREX estão trilhando por aí:
Sieh dir diesen Beitrag auf Instagram an
Sabrina Stanley
Com 30 anos de idade, Sabrina estabeleceu um novo FKT (recorde de tempo) feminino: 51 horas e 15 minutos na pista Nolan’s 14, a maior cordilheira de montanhas do Colorado. Ela é coach de corrida e de fitness e reside em Silverton, Colorado. A única coisa que sempre quis fazer na vida era correr, então Sabrina gerencia o resto da sua vida em torno da corrida e se sente abençoada por ter descoberto sua paixão tão cedo na vida.
Sieh dir diesen Beitrag auf Instagram an
Stephen Kersh
Stephen sabe que FKTs (recordes de tempo) são mais desafiadores que corridas normais, pois não há nenhum suporte ao longo da rota e você precisa carregar tudo o que necessita. Os FKTs são bastante importantes também no sentido de atrair atenção para locais do mundo que, de outra forma, permaneceriam ignorados. FKTs mostram como podemos descobrir e explorar novos lugares com a corrida.
Sieh dir diesen Beitrag auf Instagram an
Taylor Nowlin
Corredora e ciclista em Flagstaff, Arizona, Taylor sempre topa um novo desafio! Ela ama corridas em distâncias "ultra", pois é um esporte acolhedor. Taylor recomenda que encontremos alguém melhor que nós e pedir mentoria. A aventura e a diversão dos FKTs são uma grande paixão dela, que também curte levantar poeira nas corridas de bicicleta "gravel".
Sieh dir diesen Beitrag auf Instagram an
Abby Hall
Corredora em trilhas, a americana Abby adora correr e ama FKTs. O maior desafio para esta jovem de 29 anos é a falta de apoio emocional quando está nas trilhas. Ela sabe que correr sozinha traz riscos, então é preciso se cuidar para poder voltar para casa. As consequências podem ser muito sérias.
Esperamos que essas dicas para correr em trilhas motivem você a calçar um tênis adequado e arranjar um jeito de se enfiar na natureza para viver tanto a corrida quanto a natureza de uma maneira totalmente nova. Escolha um dia bonito e vá se divertir!
Ou você leu este artigo justamente porque tem paixão por corrida em trilha e já pratica há bastante tempo? Se for o caso, se desafie numa rota FKT! Você já é expert em curtir o momento e a natureza: que tal trazer números e métricas para essa experiência?
***