Quer motivos para correr em trilhas? Dicas de expert para iniciantes

Timothy Olsen beim Trailrunning

Os iniciantes na corrida em trilhas ficam muito impressionados com a conexão que se desenvolve com a natureza durante a prática deste esporte. Mesmo que você pratique corrida no asfalto ou na esteira ja há muito tempo, vai se sentir iniciante nesta prática se nunca tiver tentado percorrer florestas ou trilhas. Este post é dedicado a veteranos da corrida que são iniciantes na corrida em trilhas. Trazemos dicas e recomendações de experts mundiais em trail running!

iniciantes na corrida em trilha querem saber: o que é exatamente trail running?

Trilha é qualquer superfície não pavimentada: pode ser pedregosa, lamacenta, meio congelada, nas montanhas, em aclive ou em declive. Este tipo de corrida normalmente é realizada em trilhas e é considerada “off-road” se praticantes se aventuram em terrenos desconhecidos.  A corrida em trilha é um ótimo treino para o corpo inteiro! Sabia que este tipo de corrida usa mais músculos do que correr em superfícies planas? Assim, é ótimo para melhorar o equilíbrio.

E aí, você é iniciante na corrida em trilhas? Vamos cair dentro? Trazemos dicas de Benni Bublak, atleta profissional adidas TERREX para você começar nas corridas off-road.

Pessoa correndo em uma trilha montanhosa

4 dicas para quem quer começar a  correr em trilhas

1. Nada de exageros

Para quem é iniciante na corrida em trilha, moderação é a alma do negócio. Como em tudo na vida, é impossível sair do 0 e chegar ao topo do seu desempenho da noite para o dia. Comece devagar, sinta como o corpo interage com a trilha e faça os ajustes corporais necessários para correr em superfícies irregulares. Dependendo do seu condicionamento físico, alterne corrida e trekking.

Dica de profissional:

Em vez de, logo de cara, se aventurar a correr em uma montanha, comece testando como o corpo responde a superfícies irregulares mais simples e acessíveis. Escolha uma área predominantemente plana, porém arborizada e irregular da sua cidade e vá criando a base física para as alturas.

2. Seja paciente

Quando a empolgação nos conquista, a motivação vai no teto e vamos com tudo para detonar na nossa nova atividade física dos sonhos, esperando transformações visíveis da noite para o dia: #quemnunca, né? Mas, mudar leva tempo. Quando decidir embarcar na corrida de trilha, saiba que vai levar um tempo até a sensação de sucesso chegar para ficar.

3. Divirta-se!

A diversão deve ser sempre a prioridade n.º 1 de quem está começando a correr em trilhas. Curta o momento: ouça o cantar dos pássaros e a brisa balançando as folhas das árvores. Permita-se deixar mentalmente para trás toda a barulheira da cidade. Afinal, se a corrida pode ser praticada em qualquer lugar, o que torna a corrida de trilha especial é justamente o ambiente que nos cerca.

Temos outras dicas para correr em trilhas, também! Clique no link para saber mais sobre tênis para correr em trilha, acessórios e roupas adequados para esta atividade física. A adidas Runtastic pensa em tudo!

Corredor em trilhas Timothy Olsen

4. Tenha um Mantra

Timothy Olson repete mantras quando ele está por aí estabelecendo FKTs (recordes de tempo) na trilha Pacific Crest, por exemplo. Um de seus mantras favoritos é: “esteja aqui agora”. Mantras ajudam Timothy a ter força para continuar dando seu melhor mesmo quando o percurso fica desafiador.

E você, tem um mantra de corrida? Compartilhe nos comentários!

Iniciantes nos treinos de corrida em trilhas devem conferir estes três posts:

FKT – Fastest Known Time

Atletas profissionais da corrida de trilha competem com frequência em provas realizadas mundo afora. A pandemia fez com que muitas provas fossem canceladas, mas, para quem a competição está na alma, sempre há como tentar se superar: desafie-se e compita com outras pessoas em provas tipo a Fastest Known Time (FKT – “o melhor tempo conhecido”, em tradução livre). Um FKT é obtido toda vez que uma pessoa corre um percurso predefinido mais rápido do que todos os competidores anteriores.

Mesmo que você seja iniciante na corrida de trilha, de vez em quando, escolha uma rota (curta) e se desafie! Fazendo isso com certa frequência, você conseguirá acompanhar seu progresso e ver como está melhorando. Ter esse tipo de visibilidade ajuda a manter a motivação para continuar treinando, além de ser divertido.

Bateu curiosidade para saber como é esse tipo de competição e de recorde FKT? Confira o que esses 5 atletas profissionais da adidas TERREX estão trilhando por aí:

Esperamos que essas dicas para correr em trilhas motivem você a calçar um tênis adequado e arranjar um jeito de se enfiar na natureza para viver tanto a corrida quanto a natureza de uma maneira totalmente nova. Escolha um dia bonito e vá se divertir!

Ou você leu este artigo justamente porque tem paixão por corrida em trilha e já pratica há bastante tempo? Se for o caso, se desafie numa rota FKT! Você já é expert em curtir o momento e a natureza: que tal trazer números e métricas para essa experiência?

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »