Troque o concreto pelo natural ᐅ 4 motivos para correr em trilhas

por Marcel Höche, atleta profissional da adidas TERREX

Amamos correr porque, convenhamos, correr é simples: onde quer que estejamos, sempre é possível treinar. Anda enjoado de correr sempre nas mesmas rotas? Experimente correr em trilhas! É energizante, e com certeza vai trazer diversão para os seus treinos.

Correr em trilhas: o que é, exatamente?

Uma trilha é uma superfície não pavimentada. Pode ser pedregosa, cheia de lama, ter gelo, ser em aclive ou em declive. A corrida em trilhas é feita geralmente em caminhos liberados para caminhadas ou hiking, em que o corredor sai da estrada principal e passa a percorrer terrenos desconhecidos.

Ainda não tem certeza se quer correr em trilhas? Você só tem a ganhar!

Corrida em trilhas: 4 motivos para experimentar

1. Curtir uma corrida “off-road”

Após passar o dia todo no escritório ou na cidade barulhenta, nada melhor do que estar em meio à natureza no fim da tarde ou em um fim de semana. Esvazie a mente ouvindo o cantar dos pássaros e sinta o ar fresco trazendo o cheiro das folhas – bem melhor que o som de buzinas e motores, vamos combinar. Se permita curtir as cores da natureza, que são mais agradáveis que o cinza típico da selva de pedra das cidades.

Homem correndo em trilha com acessório adidas Terrex

2. Treino eficiente garantido para o corpo inteiro

Correr em trilhas é, por si só, um esporte bem mais variado que correr pela cidade, pois correr em superfícies irregulares ativa todas as fibras musculares dos tornozelos. Se a corrida for montanha acima, os quadris trabalham bem mais, pois o chão irregular desafia o equilíbrio corporal. Correndo em meio às árvores e cruzando rios, você ganha no quesito “coordenação”.

Dica de expert:

Em terrenos muito montanhosos, quem corre em trilhas costuma usar bastões de caminhada para auxiliar no ganho de elevação. É uma técnica semelhante à caminhada nórdica. Na verdade, é uma ótima oportunidade para exercitar a parte superior do corpo, especialmente os ombros, costas e até o tríceps.

3. Amortecimento da melhor qualidade

Correr no asfalto ou em qualquer superfície pavimentada demanda muito do sistema músculo-esqueletal. Você pode ter os melhores tênis do mundo, mas, mesmo assim, a cada passada, o peso do corpo desce com força sobre os ossos, articulações, músculos e ligamentos. Trilhas são mais “macias”, reduzindo o impacto sobre o corpo. Se tiver a chance de viver essa experiência em uma floresta de plantas coníferas, verá que a sensação é de correr sobre nuvens. Você vai amar, pode apostar!

Um bom equipamento faz toda a diferença!

É importante ter tênis apropriados para correr em trilhas se você costuma correr fora de pistas pavimentadas. É a única forma de proteger o corpo adequadamente.

Homem correndo em trilha em montanha nevada

4. Sinta a trilha fluir!

Já correu em uma estrada bem longa, larga, onde o cenário é sempre igual e parece que você não está indo a lugar nenhum? Trilhas, por outro lado, são cheias de curvas, pedras e raízes antigas, grandes. Você vai vivenciar seu pace de uma maneira inteiramente nova. Completar 1 km em 8 min parecerá super rápido! Com a prática, avançar sobre as raízes e pedras será quase como uma dança, um voo. Com certeza, será diferente de todo tipo de corrida que você já imaginou!

Sobre Marcel Höche:

Homem correndo em trilha na montanha

Marcel Höche é atleta profissional da adidas TERREX, ex-campeão alemão da corrida de 6 horas na categoria sub-23, campeão mundial da corrida de 12 horas e 2º lugar na corrida “World’s Toughest Mudder”. Praticar esportes é uma das coisas mais importantes na vida de Marcel, e ele adora incentivar outras pessoas a serem mais ativas.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »

Leave a Reply