Como usar música para melhorar o rendimento no treino

Mulher treinando

Quem canta seus males espanta, e quem ouve música durante uma atividade física rende mais! Veja como o som certo ajuda a treinar melhor.

3 efeitos da música durante o treino

1. Aumenta o rendimento

Entre no ritmo e deixe-se levar: o tempo musical é um ótimo guia. Um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Esporte e Educação Física (1) mostrou uma correlação direta no ciclismo: quanto mais rápida era a música, mais o pessoal pedalava, aumentando o ritmo da atividade e a distância percorrida.

Usar música para motivar o treino funciona tanto nos dias em que a força de vontade fica dormindo quanto nos dias de motivação total. Para ficar melhor ainda: faça uma playlist com músicas que você goste. Outro estudo da Universidade de Keele mostrou que as pessoas conseguem permanecer por mais tempo na zona alvo (e ficam menos cansadas) durante o treino quando ouvem suas músicas preferida.(2)

E já que a música ajuda a manter o ritmo por mais tempo tanto no cardio quando no treino de força (bodyweight training), aproveite! Recomenda-se começar com um ritmo de 120 a 130 bpm e, quando sentir que dá para ir mais além, toque um som mais agitado, com mais bpm, para intensificar as coisas.

Estratégia: prepare uma playlist que tenha o mesmo fluxo do treino. Por exemplo, coloque músicas tranquilas e relaxantes para o aquecimento, batidas animadas para suar, ainda mais fortes e animadas para chegar num ápice, músicas mais calmas para desacelerar, desaquecer e alongar. 

Fica a dica:

Para descobrir qual é a velocidade de uma música, conte as batidas por minuto. Experimente a playlist da adidas no Spotify.

2. Desestressa 

Praticar exercícios rejuvenece e desestressa. Atividades de cardio ajudam a relaxar, mas nem todos curtem. Se você não gosta muito de caminhar ou correr, experimente com música.

Sons mais calmos criam um ambiente ideal para fazer yoga, exercícios para regular a respiração ajudam a reestabelecer equilíbrio corporal e mental em longos períodos de estresse. Aliás, preste atenção no seu nível de estresse diário, pois ele afeta o corpo de formas inimagináveis e causa doenças. Não subestime o poder destrutivo do estresse crônico. 

Black man listening to music with his adidas headphones

3. Diminui o cansaço durante o exercício

É que música dá vontades e, na hora do treino, ela dá vontade de se jogar na atividade. Nos dias em que se mexer parece missão impossível, use o poder da música a seu favor. É cientificamente comprovado: quem treina ouvindo música percebe menos o cansaço.(3

SEM MAIS NEM MENOS

Use o poder da música para regular e elevar o ritmo nas atividades de cardio com o adidas Running, se distrair da dor muscular depois de treinar com o adidas Training ou para espairecer nos treinos leves e dias de descanso.

***

 

 

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »