Outono: a melhor estação do ano para correr!

Run in fall

Todo mundo sabe que o “projeto verão” para ficar com o corpo sarado começa no inverno, mas sabia que o “projeto corpo de corredor” começa no outono?

O outono é perfeito para a prática da corrida, acredite: seja você iniciante ou um corredor “canela fina” em busca de um novo RP, se planeje para aproveitar ao máximo esta estação. Por quê? Bem, vamos lá:

Motivos para correr (ainda mais!) no outono:

Mulher correndo à beira de um lago com prédios ao fundo

1. Aproveite as melhores condições climáticas para bater seu recorde pessoal

Finalmente o sol deu uma aliviada – tchau, verão! Até que enfim aquela umidade abafada que em nada favorece a prática de esportes dará lugar a dias mais frescos, perfeitos para correr. Chega da tortura adicional que o calor e a umidade em excesso provocam no corpo! Você não vai desidratar mais tão rápido. No fim das contas, pode ser que seu desempenho na corrida se beneficie automaticamente com a melhora nas condições climáticas. Não se surpreenda se, por acaso, você acabar batendo seu próprio RP nos 5 k!

2. Admire a beleza alaranjada da paisagem

“O outono é uma segunda primavera, onde cada folha é uma flor.”

Albert Camus

Manhãs geladinhas e noites refrescantes. Um tapete de folhas ao chão. Cores e mais cores se descortinam ao virar a esquina. No outono, a natureza é tão bela quanto na primavera. Mas, muitas vezes, a gente mal se dá conta disso, seja por conta da rotina ou até por saudades do verão.

Árvores com folhas alaranjadas em um parque

Corra bastante no outono para descobrir a beleza com que a estação enfeita as ruas vizinhas e as trilhas e montanhas locais. Sugestão: que tal deixar seu cachorro correr com você? Uma fiel companhia!

3. Teste novas opções de treino

As temporadas de corrida em trilha e cross country geralmente começam no outono. Se estiver a fim de competir de verdade ou só quiser matar a curiosidade e tentar algo novo, chegou a hora de trocar o asfalto pelas trilhas. Ao menos no início, busque orientação junto a grupos de corrida em trilhas na sua cidade ou outros corredores com mais experiência nestes tipos de terreno.

Dica sobre corrida “off-road”:

Terrenos mistos proporcionam variedade inigualável aos treinos. A lama e a grama que recobrem o sobe-e-desce da natureza desafiam nossa coordenação e força. Mas, atenção: se for fazer disso algo frequente, adquira bons tênis para correr em trilha para evitar não só a exaustão muscular como também lesões devidas à falta de controle e imprevisibilidade da pista natural. Saiba mais sobre os diferentes tipos de superfície para correr.

Além da corrida off-road, o outono é a estação perfeita para investir em treinamento de base. Por isso que, se o “projeto verão” começa no inverno, o “projeto corpo de corrida” começa no outono (e continua no inverno, claro). Quer garantir uma boa base para poder correr bem o ano todo? Inicie hoje um plano de treino no app adidas Running.

4. Crie uma nova rotina

“A vida recomeça com o frescor do outono.”

F. Scott Fitzgerald

No hemisfério norte, o ano letivo começa em setembro, assim como os campeonatos esportivos. Desde criança, quem vive acima da Linha do Equador está acostumado a viver um “segundo ano novo” e reiniciar a rotina em setembro, que é justo quando o outono chega por lá. E, bem, “ano novo, vida nova”, não é? Assim, o outono acaba sendo o momento perfeito para iniciar uma nova rotina.

Mas isso vale para todos, esteja você onde estiver: insira a corrida na sua rotina, e será bem mais fácil fazer dela um hábito, pode apostar. Tome a decisão: só depende de você!

Precisa de motivação? Veja como derrotar  7 desculpas comuns para não correr: seja mais forte que a autossabotagem! E não esqueça de ler estas 3 dicas importantes para sua primeira corrida antes de sair porta afora.

5. “Se mime, se paparique”

Se o quentinho do cobertor no outono é sempre bem-vindo, ele será ainda mais delicioso após uma corrida ao ar livre, acredite! Especialmente se estiver chovendo – #forçaguerreir@.

Para ficar melhor que isso, só se ainda tiver uma deliciosa sobremesa típica da estação esperando por você na volta da corrida, preparada com ingredientes sazonais.

Xícara com latte sabor abóbora e especiarias

Abóbora, maçã, batata-doce, amora e peras são alimentos clássicos de outono e servem de base saudável para uma sobremesa ou refeição deliciosa. Leia mais sobre os benefícios saudáveis de alimentos típicos do outono. Aprenda como comprar e armazenar a abóbora, e porque ela faz tão bem. E, claro, aprenda como fazer seu próprio pumpkin spice latte seguindo esta receita super fácil.

Se concentre nas pequenas alegrias que correr no outono vai garantir. Vai ter muita pisada em poça, mas o banho quentinho depois fica sem igual. Sinta o prazer do som das folhas estalando, secas, a cada passada sua. Respire fundo para sentir o cheirinho do inverno chegando – afinal, toda estação do ano tem sua beleza!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »