Homem com “peitos”? Xô, gordura: olá peitoral!

Cómo eliminar los pechos masculinos

Às vezes, os homens desenvolvem “peitos”. Estes homens sofrem de ginecomastia, uma condição que o Instituto Nacional de Saúde dos EUA define como o aumento benigno do tecido mamário masculino. Normalmente, a ginecomastia é causada por elevação no nível de estrogênio, redução no nível de testosterona ou uso de medicamentos diversos. A ginecomastia pode acometer homens de todas as idades, da infância até a idade adulta.

Mas há outra causa para os “peitos” em homens: o acúmulo de gordura. Trata-se da pseudoginecomastia (“falsa” ginecomastia). E adivinha os biotipos predominantes dos homens com “seios”? Os que têm sobrepeso ou são obesos, claro.

Nem a ginecomastia nem a pseudoginecomastia são causa para grande preocupação, mas os sintomas causados por desequilíbrios hormonais ou pelo sobrepeso podem não ser nada agradáveis. Para ter certeza sobre qual tipo de ginecomastia está causando o surgimento de “peitos” em um corpo masculino, só consultando um médico.

Fora esses sintomas incômodos, muitos homens que sofrem com o crescimento dos peitos ainda têm que aturar um monte de piadinhas. Ninguém merece, né? Há quem não se abale com a opinião de terceiros, mas essa transformação no corpo pode afetar a autoestima.

E, porque nunca é demais lembrar: sempre leve em consideração os sentimentos de outras pessoas, ok? Para quem fala, é só uma “caçoada de leve”, mas, para quem escuta, nem sempre é tão leve assim. Seja uma pessoa legal! ✌️ 

Se você (ou um conhecido) está com as mamas avantajadas demais e já tem certeza que a causa são depósitos de gordura, temos a solução. Não é fácil, mas é simples: bora ganhar massa muscular, principalmente na área do peitoral? Além disso, vamos perder peso e eliminar gordura: com isso, o problema vai ficando cada vez menos aparente, assim como os ganhos em boa forma!

Homem treinando para queimar gordura e perder peitos

4 dicas para entrar em forma e se livrar dos peitos:

1. vá ao médico

Consulte um médico para obter um diagnóstico preciso. Fora isso, sempre é uma boa ideia fazer um check-up geral antes de começar uma dieta ou engrenar nos treinos. Nada de vergonha: converse com o profissional sobre as metas fitness que pretende alcançar, e só comece a se exercitar com empenho após receber autorização médica, ok? Pode valer sua vida.

Dica:

Peça ao médico que avalie seus níveis hormonais. Isso é muito importante para verificar a causa do surgimento das mamas (ou seja, para diferenciar a ginecomastia “verdadeira” da “falsa”).

2. Reveja os hábitos alimentares

Todo mundo sabe que, para perder peso, é fundamental ter uma dieta balanceada + déficit calórico — ou seja, queimar mais calorias do que ingere. Comece estabelecendo uma meta (realista!) e monitore os alimentos ingeridos diariamente. Você tem noção de quanto anda comendo, de verdade? Muita gente não faz ideia. Monitorar os alimentos ingeridos pode ser muito revelador. Dica extra: reduza o consumo destes 5 tipos de alimentos para perder peso.

Persista:

Pode ser que leve algumas semanas para conseguir monitorar sua alimentação, mas não desista! Logo, logo, você vai virar um profissional em calcular o tamanho das porções. Ah, prebióticos e probióticos são fundamentais para ter um bom funcionamento intestinal, o que ajuda muito a alcançar as metas fitness.

3. treinos de bodyweight

Treinos de bodyweight usam só o peso do próprio corpo como equipamento e são muito eficientes para alavancar a queima calórica, pois utilizam vários grupos musculares de uma só vez. O que isso quer dizer, na prática? Que, para se livrar das mamas masculinas, não é preciso focar apenas nos exercícios para o peitoral. Exemplo: claro que flexões são um excelente exercício de bodyweight para o peitoral, mas sabia que elas também trabalham os braços, ombros, costas, core e ativam glúteos e pernas? Pois é!

Peitoral de aço:

Na flexão, quanto mais afastadas as mãos estiverem, mais o peitoral trabalha. Ah, e sabia que “devagar também é pressa”? Brinque com a duração das flexões em uma série. Tente fazer algumas beeeeemmmm lentamente. Sentiu queimar? É isso aí!

4. musculação com pesos

O foco é ganhar massa muscular, não só fazer exercícios aeróbicos (cardio) sem parar, visando queimar gordura. Sabia que os músculos são um tipo de tecido corporal que demanda muita energia? Assim, quanto mais músculos você tiver, mas calorias queimará em repouso. Exercícios para o peitoral como o supino ou o crucifixo na polia são ótimos exemplos de exercícios que favorecem o ganho de massa muscular na área do tórax.

Lute pelo pacote completo:

Nada de focar apenas em exercícios para o peitoral. Pense em uma abordagem que beneficie o corpo inteiro: isso favorecerá muito a queima de gordura. E, para os homens, treinar o corpo inteiro alavanca os níveis de testosterona. Este “up” hormonal ajuda (entre outras coisas) a ganhar e manter massa muscular.

Homem treinando para queimar gordura

Mito ou verdade: Perdendo peso, os “peitos” de gordura somem mesmo?

Olha, vai depender do seu teor de gordura inicial e da elasticidade da sua pele. Com a perda de peso, alguns homens se livram de vez das indesejáveis “mamas”. Outros podem ficar com excesso de pele, principalmente se havia *muita* gordura a queimar. Existem procedimentos cirúrgicos que eliminam o excesso de pele após a perda de peso. É uma etapa extra, mas que deve ser muito comemorada: afinal, você perdeu todo aquele peso!  Convenhamos: emagrecer não é nada fácil. Envolve dedicação e muito comprometimento consigo mesmo e com a saúde. Para quem alcançou a meta de peso e, agora, lida com o excesso de pele, a opção cirúrgica é uma decisão totalmente pessoal.

Resumindo:

Pseudoginecomastia tem cura! Basta mais atividade física, olho na dieta, foco em perder peso e ganhar condicionamento para o corpo inteiro. Adeus, “peitos” que não te pertencem! Quer começar a jornada rumo ao emagrecimento, mas não sabe por onde? Temos aqui 8 dicas para adotar um estilo de vida mais saudável.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »