Por que não perco peso? 6 motivos que podem surpreender

A woman checking herself in the mirror

Você anda cuidando da alimentação, se exercita com frequência e caminha 10 mil passos por dia. Tanto esforço e, no fim, não está conseguindo perder peso? Bem, há uma série de fatores que podem estar causando isso, mas alguns deles parecem hábitos inofensivos que, na verdade, são verdadeiros vilões do sobrepeso. Confira aqui seis motivos surpreendentes que atrapalham no emagrecimento.

6 motivos inusitados que interferem na perda de peso

Mulher com a camisa levantada vendo o reflexo do abdômen no espelho

Motivo 1: você anda bebendo demais

…e não é de água que estamos falando aqui. Suco de fruta, refrigerantes, smoothies… estas bebidas contêm alto teor de frutose e não são indicadas para simplesmente matar a sede! Além disso, o teor calórico das bebidas alcoólicas é subestimado por muita gente. 1 g de álcool contêm quase a mesma quantidade de calorias que 1 g de gordura (9 calorias por 1 g). O consumo de gorduras de alta qualidade é fundamental para o bem-estar do corpo, além de proporcionar saciedade. Já o álcool só fornece calorias vazias, nada mais.

Motivo 2: comer em excesso após treinos de queima de gordura

Acabou de terminar um treino de 25 minutos de bodyweight, está pingando de suor e mandou centenas de calorias para o espaço? Arrasou! Sinta orgulho de si, poste aquela foto clássica do “tá pago” nas redes sociais mas… nada de recuperar imediatamente todas essas calorias, ok? É um erro comum ingerir mais calorias após se exercitar do que o necessário. Nada de se entupir de comida após o treino. Consuma apenas uma porção normal de alimentos saudáveis.

Mulher comendo creme de avelã direto do pote

Motivo 3: comer vendo TV

Sente-se à mesa para jantar, em vez de ficar vendo TV enquanto come — seja com a família ou mesmo com sua melhor companhia (você mesmo, claro). Quem come distraído, come mais. Você nem percebe a saciedade chegando e ingere mais calorias no processo. Se alimente de forma consciente, sem distrações. Mastigue os alimentos de forma correta e completa.

Motivo 4: dormir pouco

Sabia que descanso insuficiente causa ganho de peso? Se dormir menos que 7h por noite, o resultado pode ser a elevação na produção do hormônio da fome, a grelina. Aí bate aquela vontade de devorar uma pizza, um hamburger com batatas-fritas… alimentos que deixarão você se sentindo pesado e lento. Assim, cuide do seu sono: durma o bastante para perder peso de forma saudável.

Homem dormindo

Motivo 5: anda estressado?

O estresse afeta os hormônios e o peso. Já aprendeu a relaxar no trabalho e também na vida pessoal? Se não aprendeu, aprenda, pois o estresse favorece o descontrole da fome. Muitas vezes, a tensão eleva o desejo por açúcar e carboidratos simples, e as metas associadas à dieta e boa alimentação vão pelo ralo. Mas… e aí, o que fazer? Pense em formas criativas para aliviar o estresse e alavancar seu metabolismo. Correr, fazer yoga, aproveitar a natureza ou marcar um encontro com bons amigos são ações que podem salvar seu dia!

Motivo 6: monotonia nos treinos

Você se alimenta de forma saudável e balanceada, se exercita com regularidade e, ainda assim, não está perdendo peso? Então, para emagrecer, atenção: variedade é importante em todos os sentidos, não só na dieta! Dar uma repaginada nos treinos ajudará a alcançar o peso ideal.

Bom saber:

Se faltar variedade nos seus treinos, você vai estacionar em um “teto” de desempenho e não conseguirá ultrapassá-lo. Se desafie e traga novidades para a sua rotina fitness: treine com um parceiro, experimente novos esportes e incorpore supersets (superséries) aos seus treinos. Além de tudo isso alavancar a queima calórica, com certeza você sentirá os músculos no dia seguinte!

E aí, vamos lá perder peso (e não recuperar em pouco tempo os quilos perdidos) de forma saudável? Experimente o Workout Creator, recurso do app adidas Training: com o Workout Creator, você pode selecionar os grupos musculares que quer exercitar e a hora que quer treinar. A cada sessão, será gerado para você um novo treino personalizado.

Banner para trenos no app adidas Training

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner

Julia é dietista e apaixonada por culinária. Para ela, o segredo de uma vida saudável está na combinação alimentação equilibrada + prática regular de atividades físicas. Ver todos os artigos de Julia Denner »

Leave a Reply