Como proteger o meio ambiente usando os “7 princípios para usufruir da natureza sem deixar rastros”©

Garrafa plástica abandonada entre as pedras de um rio

Trilhas sujas com lixo, água oleosa de filtro solar e animais da floresta atacando por comida estilo “junk food”: estas são apenas algumas das coisas que podem acontecer quando os atletas não protegem o meio ambiente praticando os 7 princípios para usufruir da natureza sem deixar rastros, ou The Leave No Trace Seven Principles©.

Este post revela como praticar os 7 princípios para usufruir da natureza sem deixar rastros© independentemente da superfície de corrida que você escolher para que sua atividade física colabore com a manutenção da floresta.

BÔNUS: Timothy Olson, o ultramaratonista e dono do FKT da trilha Pacific Crest, mostra como ele sai para correr de forma a minimizar o impacto na natureza.

Quais são os “7 princípios para usufruir da natureza sem deixar rastros”©?

Os Leave No Trace Seven Principles© são uma convenção para reduzir o impacto humano nos espaços selvagens. Todas as pessoas, principalmente atletas, devem praticar os “7 princípios para usufruir da natureza sem deixar rastros”© sempre que possível. Veja como proteger o meio ambiente:

Princípio Leave No Trace© nº. 1: planeje com antecedência e se prepare

Não importa que nível de atleta você se considera ou é: sempre tenha um plano antes de ir treinar na natureza e se prepare adequadamente. Isso é para a sua segurança e também para proteger o meio ambiente. Veja como praticar este princípio:

  • Planeje a rota com antecedência e sempre permaneça em trilhas conhecidas.
  • Confira como estará o tempo e leve os acessórios certos.
  • Veja se seu objetivo está adequado para a sua forma física e metas de roteiro — nada de exageros na natureza!
  • Considere a possibilidade de ocorrer fenômenos naturais como o risco de relâmpagos, enchentes rápidas, incêndios florestais etc. quando for preparar sua atividade fitness.

Se liga:

Se você falhar no planejamento, é porque está planejando falhar.

Princípio Leave No Trace© nº. 2: percorra e acampe em superfícies duráveis

Quando frequentamos ambientes selvagens, impactamos a natureza. Praticar este princípio reduz nosso impacto, mas não o elimina. Veja como acertar:

  • Sempre que possível, corra, caminhe ou faça trilha em trilhas oficiais, já abertas.
  • Evite fazer ruídos altos que possam atrapalhar outras pessoas e animais.
  • Considere a durabilidade da superfície mesmo quando estiver fora da trilha. Superfícies mais duráveis: pedras, areia e cascalho. Superfícies menos duráveis: gramados úmidos, vegetação frágil, solo vivo, poças isoladas e buracos lamacentos.

Princípio Leave No Trace© nº. 3: descarte o lixo adequadamente

Este, provavelmente, é o princípio mais difícil de se seguir. Ficar horas e horas na natureza (ou semanas, ou meses) significa que, em algum momento, você precisará fazer suas necessidades ao ar livre. Principalmente se sua alimentação for rica em fibras e você estiver se hidratando adequadamente. Este princípio também se aplica ao lixo que as pessoas levam para ambientes selvagens (embalagens, etc.). Veja como atletas podem descartar o lixo adequadamente:

  • Se não houver banheiros, enterre seus dejetos sólidos, mas faça isso longe de locais sensíveis como próximo aos rios. Algumas pessoas adotam uma solução ainda melhor que vem se popularizando: colocar os dejetos em um saco e descartar em local apropriado, o que é mais indicado para a sustentabilidade dos espaços naturais a longo prazo.
  • Os buracos para dejetos sólidos devem ficar a 60 metros (70 passos de adulto) de qualquer fonte de água, trilha ou acampamento. O buraco deve ter 20 cm de profundidade e 15 cm de diâmetro. Cubra o buraco com materiais naturais quando terminar.
  • Leve embora o papel higiênico e lenços umedecidos para descartar em local adequado. Nunca queime papel higiênico.
  • Absorventes também devem ser recolhidos para descarte em local adequado, pois não se decompõem.
  • Urine em superfícies duráveis (ver acima).
  • Leve embora todo o lixo, incluindo restos de alimentos — inclusive núcleos de maçã, caroços de todo tipo, cascas de fruta, etc.
  • Lave-se longe de fontes de água e enxague o corpo com água retirada da fonte de água. Lembre-se que todo tipo de loção, repelente de insetos, filtro solar e óleo corporal pode contaminar fontes de água!

Em uma pesquisa recentemente publicada feita pela UNEP, sobre lixo nas montanhas, os respondentes afirmaram que viram lixo o suficiente para encher vários compartimentos de uma mochila para backpacking.

gráfico sobre quanto lixo vai para as montanhas

Que tipo de lixo encheria uma mochila? Eis os resultados de uma pesquisa:

Tipos de lixo encontrados nas montanhas

Princípio Leave No Trace© nº. 4: deixe para trás o que encontrar

Visitamos ambientes selvagens justamente porque são lindos e inspiradores. Pode ser tentador levar um “souvenir” para casa, ou seja: um objeto que ajude a evocar as mesmas emoções. Não faça isso! Veja como deixar para trás tudo o que encontrar:

  • Não entalhe, pregue ou corte árvores, nem nenhum tipo de vegetação.
  • Não leve consigo pedras, vegetação ou qualquer outra coisa. Leve embora apenas o que você tiver trazido!
  • Lave os sapatos antes de entrar em um local selvagem diferente para evitar levar com você organismos invasivos ou não nativos.

Princípio Leave No Trace© nº. 5: minimize os impactos das fogueiras de acampamento

Fogueiras são um símbolo de acampamento… e de degradação ambiental. Não faça uma fogueira se não tiver certeza de que não deixará rastros©. Não faça fogueiras a menos que haja um local específico designado para fazer fogueiras (ex.: um anel para fogo).

Princípio Leave No Trace© nº. 6: respeitar a vida selvagem

Observe os animais: não interaja com eles! Não persiga ou alimente os animais, mesmo se forem muito fofinhos. Armazene seus alimentos com segurança (especialmente em países onde há ursos). Evite lagos ou locais semelhantes à noite. Quando você pratica atividades físicas em locais selvagens, você está no lar dos animais. Trate o lar deles como você gostaria que tratassem o seu.

Princípio Leave No Trace© nº. 7: seja gentil com outros visitantes

Seja um modelo de bom comportamento para outras pessoas e atletas! Não dê a ninguém, animais ou pessoas, um motivo para não gostar de atletas em ambientes naturais. Veja alguns exemplos sobre como ser um modelo e comportamento em ambientes externos:

  • Dê espaço na trilha — ceda passagem ao tráfego na trilha, principalmente para cavalos. Quem desce normalmente se mantém à direita. O pessoal do mountain biking deve observar bem sua velocidade e assinalar sua presença com distância razoável. Corredores precisam deixar espaço para quem está caminhando.
  • Nada de música alta! Tocar música em alto e bom som pode ser aceitável em acampamentos oficiais durante um certo horário, mas, no geral, não é uma prática bem vista. Se estiver usando fones de ouvido, certifique-se de que possa ouvir as pessoas e os animais ao redor.
  • Correndo com seu cachorro? O animal precisa estar sob controle! E não esqueça de recolher os dejetos do cão, também. Respeite as leis da coleira.

Tim Olson, ultramaratonista e detentor do FKT da trilha Pacific Crest, demonstra seu estilo minimalista para não deixar rastros!

Seguindo esses princípios da campanha Leave No Trace© e as dicas de o que levar para uma corrida em trilha do Timothy, você ajudará futuras gerações a aproveitar a natureza tanto quanto nós.

© 1999 — Leave No Trace Center for Outdoor Ethics: www.LNT.org.

adidas Running banner

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO