Sustentabilidade: dicas para provas ecologicamente corretas

Duas pessoas correndo uma prova sem o kit promocional

Atletas devem se preocupar em preservar o meio ambiente: afinal, é vantajoso para todo mundo! Além disso, atletas têm o privilégio de passar bastante tempo pelas ruas, parques e demais rotas de corrida ou ciclismo ao ar livre. Assim, garantir que nossas corridas e provas sejam ecologicamente corretas é bom para nós e para o planeta, também!

Confira algumas dicas que atletas e organizadores de provas usam para tornar as provas ecologicamente corretas.

Aprenda porque acabar com o lixo plástico deve ser uma prioridade para todo mundo.

Provas ecologicamente corretas para atletas

Atletas percebem muito as mudanças na natureza durante os treinos: afinal, é lá fora que a rodagem e os treinos intensos acontecem! Como atletas podem colaborar para tornar os treinos e as provas mais ecologicamente corretos? Vamos lá:

a prova se preocupa com o meio ambiente?

Quando for se inscrever para uma prova, veja se o cuidado para com o meio ambiente é mencionado em algum lugar. Confira no site do evento se há alguma menção à fonte de eletricidade, limpeza do lixo, reciclagem, etc.

Algumas provas têm até certificação de uma entidade terceira comprovando que se trata de um evento ecologicamente correto. A gente pesquisa tanta coisa na vida hoje em dia, certo? Assim, pesquise sobre sua prova e, no dia, confira se estão cumprindo o que prometeram. Se tiver dúvidas, contate os organizadores.

Aliás, mesmo se o evento não mencionar nenhum cuidado extra com o meio ambiente, ainda assim fale com a organização da prova. Comunique sobre a importância das provas serem ecologicamente corretas. Expresse que você e demais atletas levam esse tipo de iniciativa em conta na hora de selecionar as provas de que vão participar.

Na hora de escolher proteção contra o sol, opte por protetores solares ecologicamente corretos e tênis de corrida sustentáveis também!

Os brindes são ecologicamente corretos?

Entendemos que pode até existir um apego emocional, mas, se conseguir, escolha não pegar o kit de brindes da corrida para reduzir a pegada ambiental. Alguns eventos permitem que participantes façam a escolha de doar o valor que seria correspondente ao kit de brindes a instituições de caridade. Se pergunte: será que eu preciso MESMO de mais uma camiseta de corrida que, provavelmente, não vou usar com frequência?

Se bater dúvida e for possível, abra mão do kit.

Comidas e bebidas que favorecem o meio ambiente

Atletas são mais conscientes sobre os alimentos e bebidas que consomem que as demais pessoas sedentárias. Assim, atletas tendem naturalmente a apoioar eventos que ofereçam comidas e bebidas que favoreçam o meio ambiente. Por exemplo, provas ecologicamente corretas oferecerão alimentos de origem local. Assim, preservamos o meio ambiente e retribuímos à comunidade local.

Provas ecologicamente corretas não devem usar copos plásticos nas estações de hidratação nem embalagens de comida descartáveis após a linha de chegada. 

Muitas corridas ambientalmente corretas (especialmente as realizadas em trilhas) exigem que os participantes carreguem sua própria água. Assim, toda a necessidade de lixo plástico descartável é eliminada. E as estações de hidratação? Bem, os participantes podem encher novamente suas próprias garrafas reutilizáveis ou, quando for seguro após a COVID, ter bebedouros enormes para uso em massa.

Pessoa usando garrafa reutilizável durante prova de corrida

Forme grupos de carona para ir e voltar da prova

Grupos de amigos (como sua comunidade adidas Runners) podem se planejar para irem juntos ao evento, em vez de irem em carros separados. Melhor ainda: se possível, vá de bicicleta ou caminhando até a prova. Se você combinar carona ou pedal conjunto, isso ajuda a garantir que você não vai furar na hora H e faltar à prova: afinal, você já marcou com as pessoas!

Já ouviu falar em plogging, rodagem com limpeza pública? É uma abordagem ecológica perfeita para treinar para sua próxima prova!

Provas ecologicamente corretas: dicas para organizadores

Atletas sempre preferem participar de provas ecologicamente corretas. Quando for organizar provas de corrida, tente seguir esta tendência de favorecer o meio ambiente! Aqui vão algumas dicas:

Comunicação sem papel

Esta é uma ação bem simples de adotar, ainda mais na época dos smartphones e afins. Comunicação sem papel é bem mais fácil de gerenciar e contribui muito para o meio ambiente. E já pensou que dá para economizar com a conta da gráfica? Pois é! Não vai ser preciso imprimir tanta coisa que, no fim, vira lixo.

Permita que participantes não retirem o kit

Atletas esperam que os eventos cedam algum tipo de kit com brindes. Mas seria muito melhor se os brindes fossem ecologicamente corretos. Além disso, dê às pessoas a opção de abrirem mão do kit de brindes. Pense em dar um passo a mais na generosidade e doar o valor para uma instituição de caridade. Inclua essa informação nos seus materiais de marketing: as pessoas com certeza vão notar a iniciativa!

Atletas correndo sem o kit de brindes da prova

alimentos e bebidas favoráveis ao meio ambiente

Atletas comem e bebem muito, e esperam que as provas auxiliem neste quesito. Use alimentos de origem local ou ingredientes com baixa pegada ecológica. Assim, você economiza no custo do transporte dos alimentos e retribui à comunidade da prova, fortalecendo os negócios locais. Aliás, a comunidade de empresas locais será mais favorável a promover eventos esportivos no futuro. Use esse marketing a seu favor: informe aos participantes que está usando recursos de fornecedores locais, pois com certeza será bem recebido como ecologicamente correto.

Incentive atletas a levarem a própria água para o evento. No mínimo, incentive que atletas usem garrafas de água reutilizáveis em vez dos típicos copos de plástico descartáveis. Aliás, reciclagem e compostagem são sempre bom marketing 😉

Use boas fontes de energia no evento

Muitos eventos usam geradores à base de gasolina para alguns (ou todos) os componentes da prova. Atletas sabem muito bem distinguir o cheiro de um gerador a diesel no final da prova, e esse cheiro corta o barato da respiração profunda e vitoriosa de “prova concluída”!

Se possível, considere opções como energia solar ou até energia elétrica gerada por bicicletas! Tente reduzir a quantidade de itens que precisam de eletricidade no percurso.

Atleta tirando o tênis

Quando der, reutilize

Placas, números de peito e várias outras coisas que são jogadas fora logo após o fim da prova podem ser reutilizadas. Quando estiver fazendo suas escolhas de produção, tente escolher produtos reutilizáveis para tornar seu evento ecologicamente correto.

Por fim, lembre ao público que atletas podem reciclar tênis de corrida antigos!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO