Como reciclar tênis de corrida?

Tênis de corrida velhos destinados à reciclagem

Infelizmente, os tênis de corrida não duram para sempre. A vida útil de um tênis de corrida cerca de 500 quilômetros. Depois disso, o amortecimento se desgasta e os tênis perdem a capacidade de absorver o impacto que ocorre durante a corrida. E, se o tênis não absorve o choque, quem absorve? Joelhos e articulações: olá, lesões! O risco é bem maior.

Bem, se chegou a hora de dar adeus a um velho amigo de muitas corridas, não significa que ele deva ir para o lixo. Confira as ideias abaixo para descartar seus tênis de corrida seja consertando, doando ou reciclando!

Corredor amarrando o cadarço do tênis de corrida

Sapataria ao resgate!

Lojas que reparam sapatos podem consertar qualquer tipo de calçado. Acredite se quiser, mas há sapateiros que se especializaram em consertar tênis de corrida que já passaram do ponto. Pesquise perto de onde você mora ou consulte sua sapataria favorita para ver se é possível restaurar os tênis antigos.

O processo normalmente inclui trocar completamente o solado: assim, se a parte de cima do tênis estiver boa, pode ser uma boa opção! Sapatarias que reformam calçados podem salvar botas para trilhas, tênis de alpinismo e vários tipos de calçados projetados para a prática de atividades físicas. Assim, se você investe com gosto nos seus calçados, ter um “sapateiro amigo” não tem preço!

Doação de tênis de corrida

Nem todos consideram um objeto “usado” como “acabado”. Ainda mais em um país com tantas desigualdades, talvez alguém ainda faça bom uso dos tênis para ir trabalhar, fazer jardinagem, pintura etc., e um par de tênis usados seria super adequado para uso! Encontre um local para doar roupas e calçados na vizinhança. Confira se aceitam tênis antes de levar.

Antes de doar seus tênis de corrida já sem bom amortecimento, faça uma boa limpeza nos tênis e coloque-os para arejar. Você pode até colocar um bilhete informando a pessoa que receberá os tênis informando que, embora o limite para a prática de corrida já tenha sido atingido, o tênis ainda pode ser usado para atividades de baixo impacto.

Encontre um programa local de reciclagem de tênis 

Infelizmente, não é possível reciclar tênis junto a garrafas, latas e materiais plásticos. Reciclar tênis é um processo bem complexo e boa parte dos centros de reciclagem não são equipados para realizar este processo.

Mas há vários locais que têm o equipamento e o conhecimento necessários para decompor o material dos tênis e dar a este material uma nova vida, sob nova forma. Uma empresa que faz este tipo de serviço com materiais difíceis de reciclar é a Terracycle. O jeito é pesquisar os centros de reciclagem especializados próximos a você para encontrar uma solução viável.

Reduza o consumo de todo tipo de plástico!

Acredite, há plástico em tudo. Temos algumas dicas para ajudar quem quer reduzir o consumo de plástico no dia a dia.

Dar um novo propósito aos tênis

Parece óbvio, mas não custa lembrar: só porque não dá mais para usar um tênis para corrida, não significa que perderam totalmente o valor! Tênis de corrida velhos de guerra podem ser úteis na hora de pintar a casa, ir ao mercado, tantas coisas… Pense na hora de fazer uma camiseta estilo tie-dye com as crianças, ir passear no mato onde há lama… nada como ter um tênis confortável e batido para sujar sem dor na consciência! Em vez de reciclar seus tênis, por que não deixar ao menos um par antigo encostado no armário?

O futuro dos tênis

Lixo plástico é um problema e, agora, mais que nunca, as empresas estão se conscientizando sobre como produzir acessórios e mesmo produtos como tênis reaproveitando o plástico.

A adidas tem a linha de produtos Primeblue que usam plástico oceânico da Parley: a iniciativa é fabricar produtos com lixo plástico recolhido de áreas costeiras. A adidas não é a única empresa atenta a esta questão ambiental. Antes de comprar seus próximos tênis de corrida, dê uma pesquisada no modelo para ver se foram fabricados com responsabilidade.

Tênis de corrida adidas Parley, feito de material reciclado

Você é contra esse acúmulo excessivo de lixo plástico? Vem com a gente no desafio Run For The Oceans e dedique suas horas de corrida a uma ótima causa! Confira os detalhes do desafio no aplicativo adidas Running.

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »