11 recordes de corrida incríveis para inspirar e motivar a correr

Pessoas correndo ao ar livre

Há pessoas por aí que são capazes de fazer coisas incríveis! Recordistas são pessoas dedicadas que treinaram muito para conquistar uma meta, e o esforço valeu a pena. Alguns desses recordes são um tanto fora do comum — especialmente quando se trata de esportes: você vai se surpreender com os recordes inusitados deste artigo!

Além do foco na meta, é preciso ter ao menos um pouco de ambição. Abaixo, listamos alguns recordes de corrida para inspirar e motivar você a correr mais e melhor.

1. Corrida de costas

Xu Zhenjun, da China, ainda é o detentor do recorde da maratona de costas (corrida no estilo “marcha reversa”). Este recorde foi conquistado em 2004. Ele correu toda a Maratona Internacional de Berlim… de costas! E cruzou a linha de chegada após (somente!) 3h43m. É bem pouco tempo, porque a maioria das pessoas que completam maratonas o fazem em até 4h — correndo para a frente, claro!

Em 2020, Aaron Yoder quebrou o recorde para a “milha mais rápida percorrida em corrida reversa” (~1,6km), concluindo o trajeto de costas em apenas 5m30s. E ele era o detentor do recorde anterior, com o tempo de 5m54s.

2. Recorde de corrida na esteira

Rainer Predl inventou um desafio extraordinário: o ultracorredor da Áustria resolveu quebrar o recorde de maior quilometragem na esteira em um período de 7 dias. E ele conseguiu: com 853,46 km, Reiner correu na esteira durante 168 horas naquela semana, totalizando apenas 15 horas de sono!

Este verdadeiro fã da esteira já tinha outro recorde mundial no aparelho, conquistado em 2011: 100km em 7h15m. Mas este recorde ele acabou perdendo para o alemão Florian Neuschwander em 2021, que percorreu os 100km em 6h26m.

3. Corrida em 24h

Esta forma especial de ultramaratona propõe que competidores percorram a maior distância possível em 24h. O evento mais famoso é o campeonato mundial anual de 24 horas da IAU, realizado geralmente na Europa. Os últimos recordes mundiais de corrida para o evento são de Aleksandr Sorokin, da Lituânia, em 2022, que correu 319.614km, e Camille Herron, dos EUA, em 2019, com 270.116km em 24 horas.

4. Recorde mundial na maratona

Correr uma maratona é um desafio, mas pode parecer uma prova rotineira comparada a ultramaratonas, por exemplo. Entretanto, ser recordista mundial na maratona não é para qualquer pessoa, concorda? É preciso muita dedicação e treino. E é um recorde um tanto estressante para conquistar e manter, pois há sempre alguém se superando nesta prova, justamente por sua popularidade.

Assim, em 25 de setembro de 2022, o queniano Eluid Kipchoge bateu seu próprio recorde mundial, correndo a Maratona de Berlim (42,2 km) em 2h2m9s.

Já a queniana Brigid Kosgei, em 13 de outubro de 2019, virou a recordista mundial na Maratona de Chicago com o tempo de 2h14m4s.

5. Maratona com 101 anos

Sabe quando se diz que “nunca é tarde demais”? Verdade. O indiano Fauja Singh é o recordista mundial em corrida de longa distância e o primeiro a fechar uma maratona com 100 anos. Com o apelido de “Tornado de Turbante”, Singh começou sua carreira como maratonista aos 89. Na ocasião, ele concluiu a maratona com 6h54m.

6. Corrida mais longa do mundo

Considerada uma jornada não só física mas também espiritual, a Corrida de Autotranscendência de 3100 milhas (~5000 km) é um dos eventos de corrida mais extraordinários de todos os tempos. É a rota de corrida mais longa do mundo, mas contorna apenas um quarteirão no Queens, Nova York!

A corrida acontece anualmente e convida  participantes a completarem as 3100 milhas em 52 dias, com média de 96km por dia. Quem está na prova pode circular no quarteirão entre as 6h da manhã e meia-noite.

O recorde mundial é de Ashprihanal Aalto, com tempo de 40 dias, 9h6m21s. Detalhe: ele venceu a prova NOVE vezes! Antes dele, o recorde anterior era o do atleta alemão Madhupran Wolfgang Schwerk, que percorreu o percurso em 41 dias, 8h16m29s. Já o recorde feminino é de Kaneenika Janakova com 48 dias, 14h24m10s.

Realmente o ser humano é capaz de muitos feitos “fora da caixinha”, não é? Se inspire com a motivação desse pessoal. E nem precisa fechar quase 100k por dia: devagar se vai ao longe!

7. Corrida em escada

Uma das corridas em escada mais desafiadoras é a da The Stairway to Heaven de Raiffeisen, localizada na Suíça. A escadaria tem 4261 degraus e alcança a altitude de 1800 metros. O tempo mais rápido registrado para um corredor masculino foi em 2020, quando Roberto Delorenzi, da Suíça, completou a corrida na escadaria em 25m48s. O recorde feminino é de Viktoria Kreuzer, da Suíça, que completou a subida em 30m3s no ano de 2022.

Christian Riedl, da Alemanha, é um dos melhores do mundo na corrida em escada e conquistou um recorde mundial na Torre 185 de Frankfurt: 12h para subir 13.145 metros. Para totalizar a elevação, ele precisou subir as escadas da torre e descer de elevador… 71 vezes!

O corredor Piotr Lobodzinski, da Polônia, ganhou campeonatos de corrida em escadas em todo o mundo. Entre suas vitórias está o 1º lugar na Empire State Building Run-Up, em Nova York, com uma subida de 1576 degraus e 86 andares concluída em 10m5s. Além disso, conquistou o 1º lugar em 2015 na Towerrunning World Championships, em Doha, e nos campeonatos de 2018 em Taipei. Em 2016, Lobodzinski também estabeleceu um recorde mundial de corrida em escada na Corrida Vertical da Torre Eiffel (Paris), subindo 1665 degraus em 7m48s.

8. Corrida em montanha

A Associação Mundial da Corrida de Montanha (WMRA) sedia os campeonatos mundiais de corrida em montanha e em trilha. Em 2022, Patrick Kipgeno, do Quênia, conquistou 3 vitórias em 3 largadas na Valsir Mountain Running World Cup — um evento de cinco meses que oferece 17 provas.

No mesmo campeonato de 2022, a corredora Joyce Muthoni Njeru ficou em 1º lugar na corrida de Montée du Nid d’Aigle (19,5 km). Ela estabeleceu o recorde feminino de corrida em montanha com 2h31s em uma prova em Montagna, Itália.

Outra trilha popular que conquistou recordes ao longo dos anos é a Wainwrights Trail Run, realizada na região montanhosa do noroeste da Inglaterra. Com a distância de 512km e elevação de 36km, contendo 214 picos, essa trilha é popular entre quem curte a modalidade. Em maio de 2022, o americano ultrarunner John Kelly quebrou o recorde  ao completar a “rota do pico 214” em 5 dias, 12h14m.

Você já experimentou corrida em trilha (mesmo sem ser em prova)? De toda forma, confira dicas para correr em trilha para desfrutar mais da corrida no coração da natureza. É pra se superar e curtir a paisagem e o ar purinho, tudo ao mesmo tempo!

Preparação para correr em escadas:

Corridas em escadaria são um desafio interessante: existem em várias partes do mundo e, se for coberta, as condições climáticas interferem pouco. Mas, sim, é um desafio correr em escadarias. Requer treinos, inclusive de força. Aprenda como ganhar mais vigor e resistência na corrida.

9. corrida no deserto

A corrida no deserto é um desafio de outro nível devido ao clima extremo: não é só correr no calor, pois vento e até frio são obstáculos possíveis.

Mas tudo que parece difícil pode ficar pior: existe uma série chamada 4 Deserts Ultramarathon, com 250km, que passa por 4 desertos: Atacama (Chile), Gobi (Mongólia), Namibe (África Oriental) e os desertos gelados do The Last Desert (Antártica). Aliás, quem aí foge na hora de correr no frio? 

Recordistas mundiais têm as classificações cumulativas mais altas em todas as 4 corridas no deserto propostas pela prova. Isabelle Sauve, do Canadá, é a mais recente campeã feminina em corrida no deserto, ao lado de Wong Ho Chung, de Hong Kong, que é o recordista masculino. Os dois recordes datam de 2018.

10. corrida descalça

Se você tem pés sensíveis, pode parecer bem desconfortável, mas muita gente argumenta que correr descalço é muito saudável e pode até melhorar o desempenho na sua corrida como um todo.

Wayne Botha é o recordista mundial na corrida descalço. Ele percorreu aproximadamente 211km em 24h sem tênis. Foi em Auckland, Nova Zelândia. Botha também é recordista em velocidade nos 100km de corrida descalça: 8h49m.

Em 2021, o corredor norueguês Jonas Felde Sevaldrud quebrou o recorde mundial anterior do atleta Win Hof na meia-maratona mais rápida corrida descalça na neve. Foram 21,08km em 1h44m58s. Fala sério: com 1% da motivação destas pessoas, até onde você consegue ir? Longe, com certeza!

11. Corrida com mochila pesada

Como se correr uma maratona não fosse desafio suficiente, tente correr 42K com uma mochila pesada! Em maio de 2022, Collin Harrison, do Reino Unido, virou recordista de velocidade na maratona com mochila pesada (45,35 kg). Concluiu a prova em 5h5m51s.

Em julho de 2020, um novo recorde mundial foi conquistado por Dillon Rinn, da Austrália, por correr 112 km usando um colete de 13,6 kg. Ele completou a prova em 37 horas.

E aí? Bateu inspiração para criar novas metas de corrida — ou evoluir nas distâncias, tempos e, quem sabe, conquistar sonhos antigos? Uma boa ideia é acompanhar seu progresso registrando suas atividades físicas no app adidas Running e obtenha dicas específicas para as suas metas fitness.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Jessica Graham Jessica is a copywriter and graduated from the University of New Mexico (USA) with a BA in History which helped fuel her passion for travel and cultural education. Her former experience working in the service and beauty and wellness industries taught her to pursue her love of good food, fun fitness, and holistic wellness in everyday life. She especially loves strength training and trying out healthier versions of recipes for the not-so-healthy favorites — her oat milk coconut sugar pumpkin spice latte is delightful. Ver todos os artigos de Jessica Graham