Recuperação pós-treino: 5 dicas para não errar

Dias de descanso são tão importantes quanto os exercícios. Para melhorar o desempenho, garantir progresso e obter resultados é imprescindível incluir fases de regeneração na rotina de treino.
Os músculos só reagem corretamente aos estímulos de uma atividade física com certos cuidados e descanso: por isso, devemos incluir dias sem treino na rotina. Veja como evitar alguns erros comuns e como fazer uma boa recuperação pós-treino.
Erro # 1: não incluir dias de descanso na rotina de treino
Dias de descanso devem fazer parte do programa de treino. Durante o treino, os músculos são estimulados e trabalham intensamente. Durante a fase de descanso, eles se adaptam aos estímulos dos exercícios: o corpo se regenera, os músculos crescem, ficam mais fortes e, consequentemente, o seu desempenho melhora.
O estímulo do treino é apenas o começo
A hipertrofia (crescimento da massa muscular como reação ao estímulo) acontece apenas nos dias de descanso. Planejar tempo para recuperação entre os treinos é indispensável, senão… nada de bons resultados.
Erro # 2: não escutar os sinais do próprio corpo
Quanto mais treinamos, melhor entendemos as necessidades do próprio corpo. Cansaço, falta de energia e fraqueza sinalizam uma possível chegada na perigosa zona de overtraining, que é o resultado da combinação “treinar muito e descansar pouco”.
Treinar continuamente, sem deixar tempo para o corpo se regenerar, impede a adaptação muscular ao estímulo do treino: além de estagnar o progresso, o desempenho ainda piora. Com mal-estar e sem resultados, a motivação para treinar também acaba indo por água abaixo. Se o corpo pede pausa, descanse! Essa é a única forma de realmente evoluir tanto nos treinos de cardio quanto nos treinos de força.
As fases de descanso são tão importantes quanto as fases de treino!
Erro #3: treinar no dia de descanso
Cair na tentação de se exercitar “só um pouquinho” no dia de descanso é comum. Mas como já sabemos, treinar sem pausa não traz bons resultados: além de retardar o crescimento muscular, ainda aumenta o risco de lesões. Fazer exercícios espontaneamente pode levar à execução incorreta dos movimentos ou à exaustão de certos grupos musculares. Planeje uma rotina de treino e se agarre nela!
Erro #4: comer pouco no dia de descanso
A queima calórica é menor num dia de descanso. Mas, não tenha medo de comer normalmente nestes dias, você não vai estragar os resultados do treino. O corpo precisa de energia e nutrientes para se regenerar (e a massa muscular para crescer). Além disso, comer bem nos dias de descanso garante a energia necessária para o treino do dia seguinte. Lembre-se: refeições balanceadas têm um efeito positivo sobre o rendimento esportivo.
Erro #5: movimento zero no dia de descanso
Passar um dia inteiro fazendo absolutamente nada pode até parecer uma ideia bem relaxante. Porém, a regeneração deve ser o objetivo principal de um dia de descanso. Treinar não vai ajudar, mas desativar completamente também não.
Fica a dica:
Sessões de yoga ou alongamento são ideais para relaxar os músculos mais profundos nos dias de descanso. Massagens, sauna ou fazer uma liberação miofascial com o foam roller também são ótimas opções.
***