Cansaço pós-corrida? Como recuperar a energia após correr

Homem exausto após correr

Você foi à luta, gastou a sola do tênis e terminou seu treino – parabéns! Mas, de repente, uma fadiga se instala, junto com uma sensação de exaustão total. Já aconteceu com você? Talvez seja a fadiga pós-corrida.

O que é fadiga pós-corrida?

A fadiga pós corrida é um estado físico de exaustão que acontece quando se corre intensamente (demais) ou corre longas distâncias com frequência. Quando submetido à exaustão constante, o corpo não consegue se recuperar plenamente. Assim, a fadiga alcança até a próxima sessão de treino. Por quê? Porque leva certo tempo para o corpo eliminar os dejetos dos tecidos e músculos, além de reparar as fibras musculares.

Temos cinco dicas para ajudar você a evitar o cansaço e se recuperar rapidamente após uma corrida.

5 dicas para se recuperar da fadiga pós-corrida

1. Se alimente bem antes de correr

Faça um lanche rico em carboidratos 30-60 minutos antes de sair para correr. Afinal, é impossível o corpo se sentir bem após treinar se você não abastecê-lo de forma adequada antes da corrida. Basta uma banana, uma barra de granola com baixo teor de fibras ou uma fatia de pão de forma ou torrada com geleia.

Além disso, capriche na hidratação. Mesmo que beber um copo de água antes de correr possa ajudar, comece a hidratar o corpo bem antes de correr. Beber água em excesso antes de treinar pode causar desconforto no estômago. Digerir água leva algum tempo.

O que comer antes, durante e após uma corrida:

Seja você iniciante, intermediário ou maratonista, a alimentação adequada garante o melhor desempenho.

2. Escute o corpo e se alongue

Sente pontadas na barriga durante a corrida? Sente tontura? Fica com as pernas fracas? Ouça o que o corpo está dizendo! Se precisar fazer uma pausa durante o treino, faça, ou ao menos desacelere um pouco. Reduza o pace ou até mesmo caminhe.

Dica para corredores iniciantes:

Cuidado para não elevar pace e intensidade rápido demais! Podem surgir sinais de overtraining. O corpo precisa de tempo para se acostumar ao esforço aumentado. Se você for aumentando a intensidade de forma lenta e gradual, conseguirá aumentar o desempenho e evitar o cansaço pós-corrida.

O tempo ideal para desacelerar e fazer alongamento é após a corrida:

 

3. Reabasteça após correr

Para superar a fadiga pós-corrida, faça uma refeição leve contendo carboidratos complexos e proteínas até 1h após a corrida. Isso dá mais energia e ajuda os músculos a se recuperarem.

Ideias para a sua refeição pós-treino:

  • Um smoothie com água de coco, iogurte grego, frutas e sementes de chia
  • Aveia com leite e frutas secas
  • Omelete de legumes e verduras e uma fatia de pão integral

Tigela contendo aveia e frutas para reabastecer após uma corrida

Se liga:

Em nosso blog, você vai aprender mais sobre as melhores escolhas alimentares para antes e depois do treino.

4. Permita que o corpo se recupere

Uma boa noite de sono é fundamental para a sua saúde e recuperação. Na verdade, é tão importante quanto correr em si. Não é exatamente uma surpresa, mas certamente esse tema não recebe a devida atenção. Quando você dorme, o corpo tem tempo para se regenerar e reparar os danos microscópicos causados pelos treinamentos, além de criar músculos.

Se você precisar descansar mas, ainda assim, estiver com vontade de mexer o corpo, você pode fazer uma sessão curta de yoga no app adidas Training, alongamento moderado ou massagem com o foam roller.

Treinos com yoga para uma recuperação mais rápida

Bom saber:

A recuperação começa antes de você sair para uma corrida. Planeje dias de descanso e sessões de alongamento. Eles devem ser elementos constantes na sua rotina de treinos.

5. Monitore sua saúde mental

Em vez de ganhar energia após correr, sente uma depressão, cansaço ou mau-humor? Você pode estar com exaustão mental.

Esportes são uma ótima forma de reduzir o estresse, mas você sempre deve se sentir bem com a atividade física escolhida. Ela não deve ser motivo de estresse! Se você não estiver curtindo (mais) certo tipo de esporte, faça uma pausa e tente algo diferente: em vez de correr, faça yoga, caminhada ou natação.

Sempre ouça seu corpo e dê a si o tempo necessário para se recuperar e se sentir bem!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »