Cafeína ou banho frio? Dicas para recuperar a energia após correr

Man exhausted after run

Você foi à luta, gastou a sola do tênis e terminou seu treino — aêee, parabéns! Aposto que você está se sentindo incrível, mas… bateu aquela exaustão? Veja seis dicas para ajudar a restaurar sua energia após uma boa corrida.


Faça um lanche rico em carboidratos 30-60 minutos antes do treino. Afinal, impossível o corpo se sentir bem após treinar se você não abastecê-lo de forma adequada antes da corrida. Basta uma banana, uma barra de granola com baixo teor de fibras ou uma fatia de pão de forma ou torrada com geleia. Lembre de tomar um copo d’água, para garantir uma boa hidratação.


Já sentiu pontadas na lateral da barriga durante a corrida? Sente tontura? Fica com as pernas fracas? Ouça o que o corpo está dizendo! Se precisar fazer uma pausa durante o treino, faça, ou ao menos desacelere um pouco. Assim, você não sentirá aquele esgotamento total após a corrida e poderá iniciar sua rotina pós-treino com energia plena.


Faça uma refeição leve contendo carboidratos complexos e proteínas até 1h após a corrida. Isso dá mais energia e ajuda os músculos a se recuperarem.

Ideias para a refeição pós-treino:

  • Um smoothie com água de coco, iogurte grego, frutas e sementes de chia
  • Aveia com leite e frutas secas
  • Omelete de legumes e verduras e uma fatia de pão integral


A cafeína não traz benefícios apenas no pré-corrida: após o treino, tomar um café, uma xícara de matcha ou bebidas energéticas como Red Bull revigoram as energias.

Interessante:

Estudos demonstram que a cafeína reduz a dor muscular e compensa a perda de força após o exercício.


Imagine um dia bem frio: a musculatura agradece a água quentinha caindo no corpo dolorido, mas que tal criar coragem e tomar um banho frio? Estudos mostram que enxaguar o corpo com água fria aprimora a recuperação e pode reduzir as dores musculares. Além disso, o frio estimula o fluxo sanguíneo, o que melhora a respiração. Como resultado, a gente se sente mais desperto. E se o dia estiver quente, bem, aí um bom banho gelado é praticamente obrigatório!

“Treininho” após o “treinão”
Uma sessão de yoga bem curta, se alongar ou fazer massagem miofascial com o foam roller: em vez de se largar no sofá após a corrida, investir em um treino curto pode ajudar a reenergizar. Não esqueça: esfriar o corpo é muito importante para a recuperação!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »