Bebidas quentes ou geladas: o que refresca melhor o corpo depois do treino?

Diminuir a temperatura corporal depois do treinamento é uma parte essencial do processo de recuperação, especialmente nos dias quentes. Como você resfria o corpo no pós-treino? Tomando algo bem gelado, ou quente?
Aliás, já ouviu dizer que, quando faz muito calor, é beber algo quente que ajuda a resfrescar?
Como uma bebida quente refresca o corpo?
Visualize: fim de tarde, você ainda vai sair para treinar, mas bateu uma vontade de tomar um cafezinho (ou um chá?). É verão, tá calor. Você escolhe iced coffe (ice tea!) ou vai de cafezinho normal mesmo?
Pode até parecer estranho, mas bebidas quentes conseguem realmente diminuir a temperatura corporal. Explicamos.
- Inicialmente, a temperatura corporal aumenta (você esquenta o corpo mais ainda).
- Sinais de calor, captados na sua boca, garganta e aparelho digestivo, são enviados para o cérebro, que envia sinais para ativar a produção de suor.
- Como resposta ao estímulo, ocorre a perspiração, uma transpiração leve responsável por resfriar o corpo.
Pois é, “suar” nem sempre parece uma ideia legal. Mas, além de trazer benefícios para a saúde, transpirar é, de fato, o processo metabólico que resfria o corpo: a temperatura corporal diminui quando o suor evapora.
Atenção:
Suar para refrescar só faz efeito se você está num ambiente que favorece a evaporação do suor.
Então isso quer dizer que uma pessoa que está num ambiente quente e úmido, onde o suor não evapora bem, deve beber algo gelado para se refrescar?
Não é bem assim.
Veja como as bebidas (quentes, mornas, frias) afetam a temperatura corporal no pós-treino de acordo com condições climáticas diversas.
Arrefecer durante o treino
Um estudo comparou a temperatura corporal no pós-treino de pessoas que beberam tanto líquidos quentes quanto frios durante o treinamento. Segundo os resultados, tomar algo de 50˚C, ou seja, uma bebida um pouco mais fria do que os chás e cafés to go, diminui mais a retenção do calor corporal do que tomar bebidas geladas.(1)
E o que acontece quando tomamos algo gelado?
O efeito da água gelada no corpo durante e depois do treino
Beber água gelada ou chupar gelo depois de treinar pode causar um choque nos órgãos, não ajuda no processo natural de resfriamento do corpo.
O que acontece quando você bebe algo gelado durante o treino?
- Durante a prática de exercícios físicos, o calor retido no seu corpo se movimenta em direção à superfície, para diminuir a temperatura interna.
- Ingerir muito líquido ou alimentos gelados constringe os vasos sanguíneos (restringe a passagem do sangue) e faz o corpo reter o calor. Ou seja, você vai esquentar mais ainda.
Então, o que é mehor para beber no calor?
A umidade do ar está bem alta e está fazendo muito calor?
- Sim. Beba líquidos em temperatura ambiente.
- Não. Beba algo quente, para aumentar a produção de suor e refrescar o corpo.
Não esqueça:
Quente ou frio? Manter-se hidratado é mais importante do que a temperatura da sua bebida. Preste atenção nos sinais de desitratação e tenha em 2 coisas em mente: a quantidade ideal de líquidos que você precisa ingerir por dia e as melhores bebidas para hidratar o seu corpo.
Leva pra vida
Beber algo quente para diminuir a temperatura corporal é senso comum em muitas sociedades, durante muitos séculos. As grandes sociedades que têm o hábito de beber chá como forte característica cultural estão localizadas em zonas de clima quente. E a ciência comprova que é isso mesmo.
Pois é, se você vai sair para correr ou malhar num dia quente e seco, tome algo quente para se refrescar!
Lembre-se, você vai suar! 😀
***