Bebidas quentes ou geladas: o que refresca melhor o corpo depois do treino?

Diminuir a temperatura corporal depois do treinamento é uma parte essencial do processo de recuperação, especialmente nos dias quentes. Como você resfria o corpo no pós-treino? Tomando algo bem gelado, ou quente?

Aliás, já ouviu dizer que, quando faz muito calor, é beber algo quente que ajuda a resfrescar?

Como uma bebida quente refresca o corpo?

Visualize: fim de tarde, você ainda vai sair para treinar, mas bateu uma vontade de tomar um cafezinho (ou um chá?). É verão, tá calor. Você escolhe iced coffe (ice tea!) ou vai de cafezinho normal mesmo?

Pode até parecer estranho, mas bebidas quentes conseguem realmente diminuir a temperatura corporal. Explicamos.

  • Inicialmente, a temperatura corporal aumenta (você esquenta o corpo mais ainda).
  • Sinais de calor, captados na sua boca, garganta e aparelho digestivo, são enviados para o cérebro, que envia sinais para ativar a produção de suor.
  • Como resposta ao estímulo, ocorre a perspiração, uma transpiração leve responsável por resfriar o corpo.

Pois é, “suar” nem sempre parece uma ideia legal. Mas, além de trazer benefícios para a saúde, transpirar é, de fato, o processo metabólico que resfria o corpo: a temperatura corporal diminui quando o suor evapora.

green tea

Atenção:

Suar para refrescar só faz efeito se você está num ambiente que favorece a evaporação do suor.

Então isso quer dizer que uma pessoa que está num ambiente quente e úmido, onde o suor não evapora bem, deve beber algo gelado para se refrescar?

Não é bem assim.

Veja como as bebidas (quentes, mornas, frias) afetam a temperatura corporal no pós-treino de acordo com condições climáticas diversas.

Arrefecer durante o treino

Um estudo comparou a temperatura corporal no pós-treino de pessoas que beberam tanto líquidos quentes quanto frios durante o treinamento. Segundo os resultados, tomar algo de 50˚C, ou seja, uma bebida um pouco mais fria do que os chás e cafés to go, diminui mais a retenção do calor corporal do que tomar bebidas geladas.(1)

E o que acontece quando tomamos algo gelado?

cold drink

O efeito da água gelada no corpo durante e depois do treino

Beber água gelada ou chupar gelo depois de treinar pode causar um choque nos órgãos, não ajuda no processo natural de resfriamento do corpo.

O que acontece quando você bebe algo gelado durante o treino?

  • Durante a prática de exercícios físicos, o calor retido no seu corpo se movimenta em direção à superfície, para diminuir a temperatura interna.
  • Ingerir muito líquido ou alimentos gelados constringe os vasos sanguíneos (restringe a passagem do sangue) e faz o corpo reter o calor. Ou seja, você vai esquentar mais ainda. 

Então, o que é mehor para beber no calor?

A umidade do ar está bem alta e está fazendo muito calor?

  • Sim. Beba líquidos em temperatura ambiente.
  • Não. Beba algo quente, para aumentar a produção de suor e refrescar o corpo.

Não esqueça:

Quente ou frio? Manter-se hidratado é mais importante do que a temperatura da sua bebida. Preste atenção nos sinais de desitratação e tenha em 2 coisas em mente: a quantidade ideal de líquidos que você precisa ingerir por dia e as melhores bebidas para hidratar o seu corpo.

Leva pra vida

Beber algo quente para diminuir a temperatura corporal é senso comum em muitas sociedades, durante muitos séculos. As grandes sociedades que têm o hábito de beber chá como forte característica cultural estão localizadas em zonas de clima quente. E a ciência comprova que é isso mesmo.

Pois é, se você vai sair para correr ou malhar num dia quente e seco, tome algo quente para se refrescar!

Lembre-se, você vai suar!  😀 

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Jen Rhines Jen é uma das melhores corredoras do mundo, ela já participou das Olimpíadas três vezes. "Sem corrida não há vida. Não para mim!", conta Jen, que atualmente trabalha como coach de saúde e corrida. Ver todos os artigos de Jen Rhines »