Resistência mental para corredores: no que pensar durante a corrida?

Duas mulheres com foco mental

Quem corre distâncias mais longas sabe que a corrida traz outros desafios além dos físicos. Uma distância maior pode desafiar sua resistência mental!

Está  tentando fechar seus primeiros 10K? Treinando para uma meia-maratona ou maratona completa? Primeiro, as dicas óbvias: treine corrida, resistência e aposte em exercícios de fortalecimento muscular. Agora, a cereja no topo do bolo: lembre de treinar a resistência mental para a corrida!

O truque é apostar em relaxamento + foco na meta: tudo isso tem a ver com criar resistência mental. Isso será útil em várias áreas da sua vida: família, trabalho e também, claro, para seu lado fitness!

Por um lado, a resistência mental para o fitness tem a ver com desenvolver a mentalidade certa. Além disso, resistência mental tem a ver também com adotar estratégias para manter o foco mental e garantir um certo relaxamento, visando extrair o máximo de benefícios de um treino. Equilíbrio delicado, não é? Quem corre e está treinando para uma prova de resistência de longa distância se beneficiará *muito* de treinamento mental.(1)

Corredora amarrando o tênis

Sabia que…

Os treinamentos mentais têm origem na psicologia do esporte? O objetivo é ensinar atletas como ajustar e controlar seus movimentos imaginando o elemento competitivo com antecedência. Hoje em dia, graças à psicologia comportamental contemporânea e métodos terapêuticos, o treinamento mental virou parte importante dos treinos: visa reduzir o estresse dos atletas de elite antes das provas de competição. Técnicos e instrutores de corrida observam que 50% das chances de ter sucesso contra corredores com a mesma habilidade dependem exclusivamente do preparo mental.(2)

Corridas de longa distância: 5 formas de criar resistência mental

“Ok, no que devo pensar quando estou correndo? Como manter o foco e evitar o tédio?” O treinamento de resistência mental visa alcançar um estado de “fluxo”, um “estar consciente”: isso ajuda a alcançar seu pleno potencial durante a corrida. É aí que você realmente começa a curtir a experiência!

Temos 5 dicas para você desenvolver resistência mental e desenvolver uma mentalidade que favoreça a corrida. Confira abaixo.

três pessoas correndo pela rua

1. Visualise suas metas

Visualizar significa “ver com o olho da mente”. Isso desempenha um papel fundamental para desenvolver as habilidades de resistência mental para alcançar seus objetivos fitness.(3) Antes e durante uma prova, imagine como será cruzar a linha de chegada. Crie uma imagem mental de verdade! Outra dica é dividir a rota em pequenos segmentos e planejar “celebrações mentais de vitória” ao fim de cada um.

2. Converse com… vocÊ!

Um estudo de 2014 indica que falar consigo ajuda a evitar exaustão e alavancar o desempenho na resistência. Quem torce mais por você que… você? Se motive! Quem melhor que você para saber o que serve como motivação: celebrar no final? Pequenos marcos? Melhora no pace? Ou, simplesmente, “fechar a prova antes daquela pessoa de camisa vermelha?” — na hora de se motivar, tudo é permitido. Vamos que vamos!

3. Encontre uma distração

“Mas não estávamos falando em foco?” — Sim, mas acontece que você já está no meio do treino e está começando a sentir os músculos cansados. Quando surgir a vontade de parar, tente se distrair. Comece a contar os postes, pessoas de tênis azul, árvores, carros brancos, poças d’água. Tente identificar que tipo de árvore, flor ou cachorro está vendo. Não está a fim de contar? Solte o fluxo de pensamentos: comece a pensar aleatoriamente sobre pessoas na sua vida, eventos futuros ou qualquer outra coisa que você quer muito fazer ou que traz alegria. Qualquer coisa vale, contanto que seja positivo.

Mulher fazendo alongamento após correr

4. Medite

Meditação não precisa ser estática, sabia? Existe meditação em movimento, e sabia que corrida favorece este tipo de meditação ativa? É simples: concentre-se na respiração. Tente fazer a respiração “se encaixar” com as passadas. Essa tentativa ajudará a manter uma cadência estável.

Já experimentou mantras? A palavra “mantra” vem do sânscrito e significa “dizer sagrado”. Pode ser um som, sílaba, palavras ou grupo de palavras. Atualmente, a repetição rítmica de mantras é usada para alcançar um estado meditativo e nos manter em foco. Quem participa do adidas Runners faz uso do poder dos mantras e outros rituais de corrida.

5. Mentalize o fim do treino ou prova

Voltamos às visualizações: pense no que quer fazer após seu longão ou prova de longa distância. Antes da corrida, separe um tempinho para preparar um lanche pós-treino delicioso para sentir o ânimo de terminar e ir saboreá-lo. Hummmmm! Para você, comida não motiva tanto assim? Então use a visualização que funcione para você: a sensação de se largar no sofá com a sensação de pura exaustão mas de… vitória! “É isso: fechei, fechei meu treino ou prova. Eu arraso!” — visualize esta comemoração.

adidas Running banner

***

Katrin Grabner Formada em Filologia Românica e jornalista de profissão, Katrin é uma copywriter que defende o uso de linguagem inclusiva. Seja praticando yoga ou escrevendo para o blog, uma coisa é regra: bom humor, sempre! Ver todos os artigos de Katrin Grabner