Resistência mental: rituais de corrida dos adidas Runners para alcançar metas

Força mental

Do que vestimos ao que comemos, os mantras que repetimos para nós mesmos ou a forma especial de amarrar os cadarços antes da corrida em dia de prova: rituais. Em situações de insegurança e incerteza, são eles que nos dão alguma sensação de calma, de controle.

A prática de rituais antes de atividades esportivas aumenta a resistência mental pois regula a resposta do cérebro às falhas de desempenho, reduzindo tanto o estresse quanto a ansiedade.(1)

Rituais ajudam atletas do mundo todo a manterem o foco e, se feitos em grupo, além de aumentarem a determinação individual, eles também fortalecem os laços de confiança entre as pessoas.

O que são rituais de corrida? Por que fazemos?

Um ritual é uma sequência predefinida de ações simbólicas, muitas vezes caracterizado por formalidade e repetição. (2)

E como rituais melhoram o desempenho na corrida?

Para algumas pessoas, os rituais são hábitos ou tradições. Desde o início dos tempos, os seres humanos usam rituais nas áreas mais diversas com o objetivo de otimizar a própria performance. Alguns exemplos de hoje em dia são: participar em esportes competitivos, falar em público, fazer exames, primeiros encontros…

Apesar não terem em si um propósito instrumental direto, rituais nos ajudam a manejar melhor situações de ansiedade ou estresse.

Em um estudo publicado em 2016 na revista Organizational Behavior and Human Decision Processes, descobriram que os rituais diminuíram consistentemente a ansiedade em várias tarefas de desempenho. A avaliação foi feita a partir da análise de relatórios subjetivos dos participantes e evidências fisiológicas (frequência cardíaca).

Eles são estratégias de sobrevivência que podem ter um efeito poderoso no rendimento: o uso de um ditado, de uma ação comum ou de um amuleto da sorte melhora o desempenho atlético e a destreza motora.(3)

qual é o seu ritual?

Perguntamos pro pessoal do adidas Runners. E eles responderam:

adidas Runners: Rituais de dia de prova 

E quais rituais vocês fazem para aumentar a concentração e diminuir o nervosimo das provas? Eles disseram:

Mantras de corrida dão força  

“Be fearless, be free, be grateful”, algo como “não tenha medo, seja livre e seja grata” em português, era o mantra de Katherine Switzer, a mulher que desafiou as regras do jogo e consegiu ser a primeira participante oficial da maratona de Boston em 1967.

Os atletas do AR usam mantras para superar também as inseguranças que surgem quando estão sob pressão:

redes de apoio do corre

Reeti Sahai, capitã do AR Delhi, diz que pensar na foto dela no Instagram após a corrida é algo que a motiva a continuar forte durante uma maratona. E ela não é a única que fica motivada com um post: compartilhar realizações em redes sociais inspira outros corredores a estabelecerem novas metas e fortalece o vínculo dentro da comunidade de apoio virtual .

Se você está procurando uma maneira de se juntar a uma rede de apoio desse tipo, ou já faz parte de uma e quer se conectar mais com a galera, registre suas corridas no aplicativo app adidas Running.  O app oferece desafios e provas virtuais, você pode conectar-se com corredores de todos os lugares do mundo, correr ao vivo, ganhar fãs e sentir o aumento de adrenalina quando eles aplaudirem ou enviarem torcidas no aplicativo.

Junte-se a um grupo de responsabilidade digital do adidas Runners a partir de 29 de março como uma estratégia para manter o compromisso com seus objetivos. No Instagram, você encontra as informações sobre como aderir à conta do AR. O próximo desafio do app adidas Running será lançado agora em abril: “Corra com o AR: Bora mais 30!“. Aproveite essa chance! 

Se quiser saber mais sobre os rituais de corrida dos atletas da adidas, ouça o primeiro episódio da minisérie em podcast do adidas Runners sobre mindset e movimento  (em inglês).

Resumindo

Entre as muitas formas de melhorar o desempenho na corrida, fortalecer a musculatura e treinar resistência são apenas uma parte da equação. Estabelecer e viver de acordo com um mindset que rejeita inseguranças é um dos atalhos mais curtos para alcançar objetivos. A comunidade AR é um ambiente de empoderamento que oferece motivação, inspiração e uma grande rede de apoio: a autoconfiança que uma pessoa desenvolve dentro de uma comunidade de corrida, como a do adidas Runners, é a força que gera o movimento libertador nos momentos mais críticos de insegurança e inércia.

***

 

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Emily Lemon Formada em Tradução e Literatura, Emily utiliza sua perspectiva de cidadã global para focar na articulação de processos eficientes de comunicação intercultural. Ver todos os artigos de Emily Lemon »