Run Wild: 1 milhão de atletas defendendo 1 milhão de espécies ameaçadas

Run Wild 2020

Run Wild voltou: adidas Runtastic desafia um milhão de atletas a correr para proteger as espécies ameaçadas de extinção. Como você pode ajudar? É simples: a nova edição do desafio convida os usuários para uma prova de corrida contra um tigre, um elefante e um pangolim.

O motivo: mais de 1 milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção, e isso é consequência de ações humanas. Já erramos, mas chegou a hora de tentar reverter esse quadro. Bora trabalhar!

Um avanço político crucial só é possível se um número suficiente de pessoas demonstrar interesse e apoio. O desafio Run Wild é justamente uma oportunidade de unir atletas do mundo todo a favor da causa de forma positiva: os participantes do desafio vão conquistar mais saúde e condicionamento físico enquanto aprendem mais sobre a extraordinária vida de alguns animais selvagens. Só vantagem!

A maior parte das pessoas se importa com a natureza e lastima haver espécies em risco de extinção. Mas… esses bichos moram tão longe, né? Quando a gente não convive com o problema, acabamos perdendo a causa de vista. Pois é, pensamos nisso também: o foco em animais específicos, com base em dados científicos reais, nos ajuda a visualizar e desenvolver empatia por tudo o que arriscamos perder se não agirmos… imediatamente!

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Internet of Elephants, reuniremos atletas do mundo todo para apoiar propostas políticas, visando reverter esta situação crítica que ameaça nosso pangolim, nossa elefanta, nossa tigresa e muitas, muitas, muitas outras espécies.

POR QUE PARTICIPAR? 

Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais. Essa é a nossa estratégia: quanto maior o número de pessoas unidas para reverter uma situação crítica, maior a chance de vencer. Venha com a gente!

É assim: os participantes do desafio Run Wild vão apostar corrida com um dos três representantes de espécies ameaçadas. Os quilômetros percorridos pelos animais serão rastreados diariamente e aparecerão no seu feed, para que você tente ultrapassá-lo. Durante os dias da competição, os participantes aprenderão mais sobre a rotina, vida e situação do animal, bem como formas de combater o risco real de extinção.

Sua participação no desafio reflete mais um interesse e, assim, conta *muito* para ajudar a preservar as espécies ameaçadas na Assembleia de Diversidade Biológica das Nações Unidas. Quem pensa que só grandes feitos tem valor… pense de novo! Toda ajuda conta. O recurso está na sua mão: nosso app adidas Running. Só vem!

ESCOLHA UM ANIMAL PRA CORRER COM VOCÊ

Escolha um dos três animais e tente ultrapassá-los entre 25 de setembro e 4 de outubro: acompanhe a elefanta Adjany, a tigresa Tendrel Zangmo e a Pamoja, um pangolim.

RUN WILD: ADJANY, A ELEFANTA

Adjany é uma elefanta que mora na savana africana. Sua espécie é encontrada em maior quantidade na África subsaariana. Em menor quantidade, esta espécie habita os desertos de Mali e da Namíbia e as florestas tropicais no oeste africano. Ela é um dos 400.000 exemplares existentes hoje em dia, e passa o dia tentando juntar os 137 kg de comida que precisa para manter o próprio peso. Adjany é pesada, sim, mas super ativa! Dos três, ela é o animal que mais se movimenta e, por isso, competir com Adjany é um desafio para os mais experientes na corrida. Prepare-se para percorrer longas distâncias!

Conheça a Space for Giants

A Space for Giants é uma organização protetora dos elefantes. Conheça as ações realizadas para ajudar animais como a Adjany e saiba como você pode contribuir.

RUN WILD: Tigresa TENDREL

Tendrel Zangmo é um tigre bengala que mora no Parque Nacional Royal Manas do Butão. Para ter uma ideia do estrago: há um século, ainda existiam mais de 100.000 tigres em liberdade. Hoje, Tendrel é um dos 3900 sobreviventes no que restou do seu território.

Caçadora e predadora, ela precisa encontrar alimento para si mesma e seus filhotes. Passa dias seguindo sua presa, percorrendo muitos quilômetros. Porém, há dias em que ela quase não se move, para digerir. Correr com Tendrel é um desafio para intermediários, não é mamão com açúcar, mas totalmente possível. Vamos lá!

Ajude o Bhutan Tiger Center

Conheça o Bhutan Tiger Center e descubra como você pode ajudar o trabalho de preservação dos tigres.

RUN WILD: Pangolim Pamoja

Devagar e sempre? Dá-lhe Pamoja! Ela não cobre a longa distância de um elefante, mas está sempre em movimento, para buscar alimento e se proteger. Iniciantes e fãs de caminhada vão curtir competir com Pamoja. Os pangolins estão numa situação super crítica: é uma das espécies mais cobiçadas pelo tráfico de animais, por causa das escamas.

Apoie o Pangolin Project

Conheça o Pangolin Project e saiba como ajudá-los a proteger os pangolins.

que atividades valem no desafio?

Aceite o desafio no app Running e registre via GPS as seguintes atividades: corrida, esteira, caminhada, corrida virtual e trilha. Os quilômetros registrados serão automaticamente válidos para o seu progresso no desafio. Atenção: siga as medidas de segurança e prevenção COVID-19 da sua região!

O QUE É TERRA MATER?

Quer saber por que essas estpécies estão em perigo de extinção? Veja como a crescente urbanização, a perda dos habitats naturais e a fragmentação estão impactando a população desta e de várias outras espécies animais.É triste, dureza, mas todo mundo pode ajudar. Você também, e não necessariamente com dinheiro. Saiba como!

OS BASTIDORES de run wild

Run Wild é o resultado de uma aliança entre o mundo dos negócios, do esporte, da tecnologia e da conservação da natureza. 

A adidas Runtastic participa com seus mais de 160 milhões de usuários registrados, a plataforma e o potencial de marketing. A Internet of Elephants é a co-criadora do conceito. Ela fornece expertise, disponibilizando informações para a narrativa científica; o PNUMA entra com seu poder de amplificação, e o Space for Giants, o Pangolin Project e o Bhutan Tiger Center fornecem dados científicos e conhecimento empírico sobre a conservação da natureza. 

Acreditamos que colaborações especiais como esta são necessárias para alertar sobre a urgência da ação ambiental tanto para as pessoas quanto para a agenda política mundial.

Os bastidores de Run Wild

Internet of Elephants

A Internet of Elephants foi fundada em 2017 em Nairobi pelo National Geographic Fellow Gautam Shah para estabelecer conexões divertidas e significativas entre os seres humanos e a vida selvagem. Com a missão de apresentar animais como Uuliin, o leopardo da neve, Chili, o gibão, e Mtweturia, o elefante tão famoso como Beyoncé, Neymar e Jon Snow, a Internet of Elephants quer dar um “upgrade” nas atuais formas de apoio da conservação da vida selvagem.

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a principal voz mundial sobre o meio ambiente. Ela proporciona liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras. O PNUMA trabalha com governos, setor privado, sociedade civil e com outras entidades da ONU e organizações internacionais em todo o mundo. 

Space for Giants

Space for Giants é uma instituição de caridade internacional que protege os ecossistemas naturais remanescentes da África e a grande fauna contida neles, ao mesmo tempo em que traz grande valor econômico e social às comunidades locais e aos governos nacionais. Está sediada no Quênia, trabalha em nove países da África e está registrada como uma instituição de caridade no Reino Unido e uma 501c3 sem fins lucrativos nos EUA.

The Bhutan Tiger Center

The Bhutan Tiger Center, sob responsabilidade do Ministério da Agricultura e Florestas, Governo Real do Butão, é um centro de pesquisa, educação, divulgação e política como parte do compromisso contínuo do Butão, líder em questões de conservação ambiental e da vida selvagem. Nossa missão é conduzir pesquisas de nível mundial sobre tigres, fornecer educação e recursos de divulgação para o povo do Butão e dos países da cordilheira dos tigres, com o objetivo de conservar os tigres e seu habitat para as gerações futuras

The Pangolin Project

The Pangolin Project é uma organização sem fins lucrativos de conservação sediada no Quênia, dedicada à pesquisa e proteção do pangolim.  Tentamos assegurar um futuro para os pangolins africanos no habitat natural deles.  Fazemos isso apoiando gestores de áreas protegidas e comunidades para compreender melhor a situação das populações de pangolins em suas áreas e para desenvolver estratégias de proteção.


DISPOSITIVOS COMPATÍVEIS

Para rastrear as atividades com relógios gps e outros dispositivos, primeiro aceite o desafio no app adidas Running. Desta vez, temos ofertas especiais para os seguintes aparelhos:

Dispositivos parceiros

GARMIN

Conecte as contas do Garmin e adidas Running para registrar as atividades com o relógio. Qualquer atividade registrada válida para o desafio será automaticamente considerada. 

POLAR

O Polar também está nessa; Se suas contas ainda não estão conectadas, veja aqui como prosseguir. Quer um Polar? Com o código promocional POLARWILD, você ganha 10% de desconto em produtos POLAR. A oferta tá valendo de 25 de setembro até outubro de 2020 nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Países Baixos, Noruega, Singapura, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Já conhece o novo Polar Grit X?

SUUNTO

Qualquer relógio Suunto pode ser conectado com o app. Se as contas já estiverem sincronizadas, os participantes do desafio podem utilizar um código de promocional ADIDAS10 para ganhar 10% de desconto em produtos Sunnto. A oferta vale até o final de outubro e pode ser utilizada no site Suunto.com em países selecionados.

ZWIFT

Os quilômetros percorridos com o Zwift também contam para o desafio Run Wild. Veja aqui como conectar as contas.

#RunWild #ForNature

Créditos

  • As fotos do pangolim foram fornecidas por Andy Campbell Safaris e Tom Dames do Pangolin Project.
  • As fotos do elefante foram fornecidas por Space for Giants e Gautam Shah
  • As fotos do tigre foram fornecidas por Bhutan Tiger Center, Bhutan Foundation

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »