Por que você deve cuidar da saúde de forma holística?

revive and thrive adidas runtastic challenge

Quanto mais entendemos a forte conexão entre a mente e o corpo, mais claro fica: um estilo de vida saudável vai além da prática de exercícios físicos e da manutenção de uma dieta equilibrada. A saúde depende do equilíbrio geral entre o corpo, a mente e a alimentação – e estas três áreas estão interligadas.

Assim como atividades físicas aliviam o estresse e melhoram a saúde mental, cuidar da saúde mental gera a energia necessária para alcançar objetivos de fitness. E é através da alimentação que o corpo recebe as substâncias imprescindíveis para o funcionamento do organismo: o que comemos é o nos dá força, influencia os nossos sentimentos e o bem-estar.

Amanhã é hoje. Já ouviu falar? Pois é. Para ficar em forma no futuro, ou seja, estar forte para evitar e combater doenças com o passar do tempo, é preciso ter uma visão holística da saúde. Vamos lá! 

exercício, força e saúde com adidas Training app

saúde holística: cuide da Mente

Cerca de uma em cada sete pessoas no mundo sofre de transtornos mentais ou abuso de substâncias. Embora seja geralmente uma questão de responsabilidade social, é importante que cada pessoa tenha acesso às informações e aos meios necessários para cuidar da própria saúde mental. 

Ter uma boa higiene mental é um ótimo começo. Assim como você cuida da higiene física escovando os dentes, tomando banho e lavando os cabelos, também há hábitos que você pode implementar diariamente para manter a mente limpa e saudável. Estas são algumas recomendações da Fundação de Saúde Mental:

  1. Converse sobre os seus sentimentos. 
  2. Movimente-se (exercite-se regularmente). 
  3. Coma bem. 
  4. Mantenha-se em contato com a família e amigos. 
  5. Peça ajuda sempre que precisar. 
  6. Pare e respire, reserve tempo para espairecer e desestressar. 

Comece a implementar os novos hábitos aos poucos, um após o outro. Vale marcar na agenda alguns dias específicos para telefonar ou fazer chamadas de vídeo com amigos e familiares, ou reservar uma ou mais horas por semana para fazer uma atividade que você gosta.

Muitas pessoas acham útil manter um diário para escrever sobre como se sentem, anotar o estado de saúde mental e objetivos em geral. Pense nos aspectos você gostaria de transformar na sua vida, escolha um como ponto de partida e comece a construir um novo hábito saudável.

Man doing crunches

Saúde holística: cuide do corpo

A prática de exercícios tem benefícios para a saúde que vão muito além da aparência física. Sim, a forma do corpo muda com o esporte, mas as mudanças interiores são igualmente relevantes (ou mais).

O exercício ajuda a fortalecer os ossos e os músculos do coração, reduz os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, ativa o metabolismo e até ajuda o corpo a desacelerar o processo de envelhecimento.

Cuidar do corpo através da prática regular e contínua de exercícios físicos reflete positivamente no estado mental: aumenta a disposição, melhora qualidade de sono e ajuda tanto a prevenir quanto a aliviar transtornos mentais como ansiedade e depressão.

Woman doing mountain climbers exercise

Saúde holística: cuide da alimentação 

Seguir uma dieta balanceada é um aspecto crucial do bem-estar físico e mental. As calorias consumidas são transformadas nas moléculas que compõem e transformam o corpo, inclusive o cérebro. Portanto, é importante prestar atenção na quantidade e na qualidade das calorias ingeridas.

E como você sabe, existem calorias saudáveis e calorias não tão saudáveis. A alimentação baseada em boas calorias tem o poder de melhorar o humor e de fortalecer o sistema imunológico.

Afinal, por que tantas pessoas acham difícil comer bem? A grande quantidade de dietas fadistas, opiniões de especialistas e provas anedóticas sobre o quê e como comer é um dos primeiros obstáculos para quem quer mudar hábitos alimentares. Tentar digerir todas essas informações é avassalador.

Manter uma dieta equilibrada pode ser muito mais simples seguindo estas regras :

  • Coma quando estiver com fome e pare quando sentir o estômago cheio.
  • Coma mais alimentos vegetais (como frutas, vegetais, arroz integral, quinoa e outros grãos integrais) do que produtos de outros grupos alimentícios.
  • Evite alimentos processados.
  • Coma tantas calorias quantas você queimar. 
  • Beba água suficientemente.

E por fim: não fique pensando muito sobre isso. No quesito “alimentação”, você provavelmente já tem muitas das informações necessárias para começar a se cuidar. Parar obter mais algumas dicas, veja as recomendações da Escola de Saúde Pública de Harvard

Praticar autocuidado com coerência e persistência é fundamental para que a transformação produza resultados duradouros na saúde, portanto, foque no momento e entenda que mudar práticas que nos acompanham há anos é um grande processo. O importante para você é atuar sobre o momento criando (e mantendo) hábitos saudáveis.

Se você quer experimentar o autocuidado holístico, não perca a nossa programação de bem-estar para o fim do ano: Vire a virada. Serão seis semanas dedicadas ao equilíbrio entre corpo, mente e alimentação. Não custa nada e você só tem a ganhar! 

Couscous bowl with kale and tomatoes

viRe A virada 

2020 foi um ano de mudanças e incertezas, mexeu com os nossos planos, bagunçou nossas expectativas. É bem provável que, neste momento, a ideia de dar uma renovada nas energias pareça uma ótima proposta para entar entrar em 2021 se sentindo mais leve. Nós queremos!

Durante as próximas seis semanas (1/12 -10/01), lançaremos desafios para motivar mudanças no estilo de vida, treinos exclusivos para fazer em casa, dicas de especialistas, receitas saudáveis e outras coisas que vão ajudar a reconectar o corpo, a mente e alimentação. Confira a programação:

em Dezembro: vire! 

O programa de dezembro foca na mudança e na transformação, nas ações necessárias para renovar e virar a página. A programação inclui:  

    • um desafio de treino no app adidas Training, para estimular e exercício físico e melhorar o condicionamento.
    • conteúdo informativo para ajudar a atingir as metas de transformação para a mente, o corpo e a alimentação. Será publicado segunda, quarta e sábado no app adidas Training. 
    • Live no Instagram: sessões ao vivo com especialistas de mindfulness, condicionamento físico e nutrição* (o horário será anunciado nas nossas redes sociais).
      • Mente: 4 de dezembro
      • Corpo: 11 de dezembro
      • Alimentação: 18 de dezembro
    • ferramentas para ajudar no planejamento da rotina e manter o bem-estar diariamente.
    • novos treinos guiados e treinos em destaque para ajudar a relaxar e a recuperar o equilíbrio. 
    • uma prova virtual no dia 31 de dezembro para fechar o ano deixando o estresse pra trás e começar 2021 de vibe boa!
    • dicas, motivação e inspiração para não perder o foco.

* Disponível apenas em inglês.

em janeiro: A virada 

O programa de janeiro foca na manutenção dos novos hábitos, ou seja, na sua virada e nas ações necessárias para prosperar no novo ano:

  • desafios nos apps adidas Running e adidas Training para inaugurar o ano cultivando a vontade de vencer.
  • dicas e ferramentas de abordagem holística para criar e manter os novos hábitos. Desanimar jamais!
  • receitas saudáveis e ajuda para planejar refeições com antecedência e alcançar qualquer objetivo nutricional.

Como participar


Para participar do “Vire a virada”, você precisa se juntar aos desafios. Primeiro, aceite o desafio de dezembro no app adidas Training (se ainda não tem o app, baixe aqui). Siga-nos nas redes sociais para participar das Lives com especialistas, acessar as informações e ferramentas úteis para atingir seus objetivos e muito mais. Estamos no Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Boa sorte e bora lá!

***

 

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »