SEXO ANTES DA COMPETIÇÃO: BOM OU RUIM PARA O DESEMPENHO?

Transar antes de uma prova esportiva é um tema comum entre atletas: alguns dizem que a abstenção antes de uma corrida estimula o desempenho, outros, mais modernos, dizem que não é bem assim…
Até a ciência já tratou de investigar o assunto: qual é a verdadeira relação entre sexo e desempenho atlético? Sexo antes de competir ajuda ou atrapalha?
Prós e contras: sexo antes da prova de corrida
Por que algumas pessoas têm a prática como um sagrado ritual para vencer e outras não? Vamos aos argumentos:
Por que não transar antes da competição
Treinadores e atletas do time dos que usam a cama apenas para dormir antes de uma competição geralmente citam pelo menos uma das seguintes razões:
- Os níveis de testosterona são mais altos em homens e mulheres quando eles se abstêm de sexo.
- Esses níveis mais altos de testosterona aumentam a confiança e o desempenho durante a prova.
- Os músculos das pernas e do quadril ficam mais fracos após o sexo.
- A concentração diminui após o sexo, a abstenção evita a neblina cerebral.
Por que transar antes da competição
Por outro lado, o pessoal do time que diz se beneficiar do poder do sexo antes da prova argumenta que:
- Sexo antes de uma corrida ajuda a relaxar física e mentalmente.
- Sexo antes do esporte pode diminuir os hormônios de luta ou fuga, especialmente o cortisol.
- Sexo antes da prova alivia os músculos tensos e apertados, melhorando a agilidade.
- Sexo antes de competir ajuda a focar no agora, aumentando a atenção plena.
Quais são os verdadeiros benefícios? Bem, alerta spoiler: ambos os lados estão, na verdade, meio corretos.
O problema dos estudos sexuais
Múltiplos estudos, feitos com atletas voluntários, tentam explicar o efeito do sexo antes da competição. Os resultados são interessantes, porém há uma grande questão: o que significa transar?
Quanto tempo dura? Qual é o nível de esforço? E a masturbação? Influencia os resultados tanto quanto o sexo? A dificuldade em definir o que é o sexo complica um pouco a investigação.
Infelizmente, não existe uma maneira verdadeiramente científica de estudar essa questão. Não se pode forçar os atletas a levar a mesma quantidade de tempo ou garantir o mesmo nível de intensidade durante a prática sexual. O melhor que se pode fazer é olhar o todo e tentar determinar uma média, e foi exatamente isso que os tais estudos fizeram.
Sexo antes de competir? O que os estudos dizem
As meta-análises concluíram que…
É possível transar sem prejudicar o desempenho:
Se você transar pelo menos 10 horas antes do grande evento, não está tentando estabelecer um novo recorde mundial em resistência sexual e consegue ter uma noite inteira de sono. Nesse caso, não se preocupe! [1] [2] [4]
A crença sobre a abstinência aumentar os níveis de testosterona é falsa. Na verdade, o que realmente acontece é o oposto.[1] [2] Alguns dos estudos mostraram que os níveis de testosterona eram elevados em homens e mulheres devido às relações sexuais. A pergunta sobre sexo e testosterona tem uma resposta equivalente à da questão da galinha e do ovo: o sexo vem primeiro.
O time pró-sexo antes do esporte também estava correto quando disse que o sexo ajuda com o humor, foco e atenção plena. SIM, sexo antes da competição relaxa e acalma. [3]
Sexo antes da competição: pense duas vezes
No entanto, quanto mais perto você estiver da competição e quanto mais intenso for o desempenho sexual antes disso, maior será a probabilidade de você se cansar. Por que fazer um exercício extenuante antes de outro exercício ainda mais extenuante?
O grupo dos sexo-não tinha razão aqui: estudos revelam que ter uma relação sexual apenas algumas horas antes da competição pode realmente afetar seu desempenho atlético, especificamente na parte inferior do corpo. Galera do corre, atenção! [1] [2]
Na dúvida: um solo
Se considerarmos a masturbação uma atividade sexual passiva, em vez de mais um treino de duas horas, uma sessão curta consigo mesmo e de baixa intensidade pode ser uma boa solução para diminuir o nervosismo, acalmar, voltar para o momento presente e relaxar um pouco antes de um jogo.
É uma boa solução para encher o corpo de reações químicas positivas, sem ter que se preocupar com a carga de esforço durante a atividade.[1]
Conclusão: Sexo antes de uma prova prejudica o desempenho?
Os estudos deixaram claro que o clímax em si não afeta o desempenho atlético. Mas sim, a intensidade dos movimentos físicos associados às relações sexuais. Além disso, o momento do ato faz uma enorme diferença.
Os principais pontos de partida para os atletas são simples:
- Deixar as posições do kama sutra para a baixa temporada.
- Focar no sexo divertido e fácil, sem tentar desafiar a própria resistência.
- Fazer sexo o mais tardar 10 horas antes da hora do show.
Seguir estas dicas pode ajudar a acordar em forma no dia de uma competição. Mas, se quiser ter certeza de que está treinando para atingir seus objetivos, monitore suas atividades ao longo do tempo registrando-as e comparando resultados com o app adidas Running!
***