Anda sentindo dor no joelho? Sintomas de alerta para quem treina

Knieverletzungen

Você sente dor no joelho após uma corrida ou outros treinos? Pode ser tanta coisa… síndromes como joelho do corredor, joelho de saltador, bursite anserina são apenas algumas das causas mais recorrentes. Assim, vamos entender melhor sobre os três problemas de joelho mais comuns e saber o que fazer nesses casos.

3 problemas comuns que causam dor no joelho

Fator #1: onde está doendo?

Síndrome da banda iliotibial:

Se a dor ocorrer na parte externa lateral do joelho e irradiar em direção ao quadril, trata-se da síndrome do trato iliotibial, conhecida também como “joelho de corredor”.

Joelho de saltador

Dor isolada na parte dianteira do joelho ou no polo inferior da patela é o que caracteriza o que comumente chamamos de “joelho de saltador”, formalmente conhecido como tendinopatia patelar ou tendinite patelar.

Bursite anserina:

Se a dor se desenvolver no lado interno da tíbia diretamente abaixo da articulação do joelho, é mais provável que seja bursite anserina, também chamada de “tendinite da pata de ganso”, “dor interna do joelho” ou “dor medial do joelho”.

Fator #2: Qual esporte você pratica?

Para começar a identificar qual é o problema que causa dor no seu joelho, é importante observar como você se exercita. A má notícia é que estes 3 problemas no joelho podem ser causados por qualquer esporte. No entanto, o joelho do saltador — como o nome sugere — é mais comum entre atletas que praticam esportes que envolvem saltos (por exemplo, vôlei) ou movimentos de parada e partida (por exemplo, tênis ou futebol). O joelho do corredor e a bursite anserina, por sua vez, já são mais comuns em quem corre.

Fator #3: seu joelho está sensível ao toque?

Esta sensibilidade é sintoma das três doenças.

  • Se o caso for de síndrome da banda iliotibial (joelho de corredor), a sensibilidade se fará sentir no lado externo da articulação do joelho.
  • Já na tendinite patelar (joelho do saltador), a sensibilidade estará em algum ponto do polo patelar.
  • No caso de bursite anserina (dor interna ou medial do joelho), o interior da articulação do joelho ficará sensível ao toque.

Fator #4: como me livrar da dor no joelho?

As 3 doenças requerem tratamento: gelo e repouso da articulação acometida é o mínimo! Nada de saltos ou atividades que causem impacto.

Praticar exercícios de recuperação com um foam roller pode ajudar, assim como alongamentos específicos. Nosso blog traz artigos e dicas para quem tem síndrome do trato iliotibial, tendinite patelar ou bursite asnerina:

Resumindo: dependendo do local onde você sente dor no joelho, é possível ter uma ideia de qual problema você tem. O tipo de esporte praticado também pode fornecer informações úteis.

E cuidado:

Se o problema não melhorar após um tratamento caseiro, procure ajuda de profissionais da medicina para obter um diagnóstico claro e recomendações sobre tratamento.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »