Sono após o almoço? 6 dicas para recuperar a energia

Você passa a manhã pensando no almoço delicioso que está por vir. Finalmente chega a hora, e você cai dentro. Nossa, que delícia! Ponto alto do dia, com certeza 💖

Mas… passa um tempinho, e lá vem ela: aquela indesejável sonolência que pega de jeito e não larga por nada no mundo. Adeus produtividade!

O que acontece no corpo, afinal?

Após uma refeição, o corpo eleva a marcha e inicia o processo digestivo, destinando mais sangue ao estômago e intestinos. Nisso, o corpo também reduz o fluxo de oxigênio para o cérebro: eis a causa da sonolência após as refeições.

Pote contendo salada de quinoa com frutas

O que se come também influencia em como você se sente: se ingerir alimentos com alto teor de açúcar e carboidratos simples (ex.: massas contendo farinha branca, pão branco), o corpo libera mais insulina. A insulina é um hormônio peptídeo que reduz os níveis de açúcar no sangue.

Assim, se o corpo liberar muita insulina, pode ser que os níveis de açúcar no sangue se reduzam bruscamente, causando cansaço, queda nos níveis de energia e dificuldade de concentração. E o que você vai querer, naturalmente? Mais açúcar! Se quiser ser uma pessoa mais ativa e produtiva durante o dia inteiro, seria uma excelente ideia reduzir o consumo de açúcar. Se alimentando de forma mais saudável e adotando refeições balanceadas, é menos provável que você sinta cansaço após as refeições.

6 dicas para evitar sentir cansaço após comer

1. O café da manhã é sagrado

Tomar café da manhã todo dia afasta o mau humor e impede a ocorrência de episódios de fome desesperados e descontrolados durante o dia (o que, por sua vez, também pode causar cansaço). Além disso, se você tomar café da manhã, comerá menos no almoço. Assim, não sentirá cansaço após comer.

Homem tomando água saborizada

2. Boa hidratação é fundamental

Perdeu a linha no almoço? Talvez porque estivesse com fome demais? Cuidado: muita gente acha que está com fome quando, na verdade, está com SEDE!!! Dê seu jeito de ingerir a quantidade de líquido ideal para o seu corpo. Calcule o quanto de água precisa beber por dia:

3. praticar exercícios ajuda

Um pequeno passeio a pé em um ambiente externo pode fazer milagres após o almoço. O ar fresco e o exercício praticado, ainda que leve, podem reabastecer o cérebro com o oxigênio necessário. Não tem como sair para caminhar? Então, plano B: abra a janela e respire profundamente por alguns minutos. Plano C: faça 20 agachamentos. É super rapidinho e já faz o sangue circular 😉

Mulher fazendo agachamentos na sala

4. Planeje bem a hora de tomar um cafezinho

Se você acha que precisa beber cinco xícaras de café para finalmente acordar, lembre que excessos sempre atrapalham mais que ajudam. Tudo bem consumir UMA bebida contendo cafeína na parte da manhã, pois estimula a liberação de adrenalina. Mais que isso tem o efeito oposto, e aí você vai sentir bastante cansaço logo em seguida. Está em busca de mais energia? Então tome um café ou outra bebida cafeinada logo após o almoço. Não espere demais, ou o efeito pode ser dificuldade para dormir à noite.

5. Tire uma soneca pós-almoço

CLARO, nem todo mundo tem a sorte de poder tirar um cochilo energizante, estilo “power nap”, após almoçar. Mas, hoje em dia, há muitas empresas que têm salas silenciosas onde os funcionários podem descansar durante 10-20 minutos. Se a empresa permitir home-office em alguns dias, aproveite também! Mas, atenção: 20 minutos é o máximo de tempo que se deve dormir para acordar revigorado! Se dormir por mais tempo, talvez acorde sentindo mais cansaço que antes. Saiba mais sobre os benefícios saudáveis dos cochilos energizantes (“power naps”).

6. Almoce, ok?

Só porque você sente sono após o almoço, nem pense em pular a refeição! Planeje seu prato: tente comer porções menores dos alimentos certos. Ainda está em busca de opções de almoço saudáveis que não pesem no estômago durante a tarde inteira?

Dica:

Prepare esta salada de quinoa com frutas na noite anterior, e leve na marmita para o almoço. Opção BBB: boa, bonita e barata!

Duas pessoas almoçando uma salada

Alimentos que causam cansaço

Sabia que muitos alimentos contêm o aminoácido triptofano, que induz o sono(1) e, assim, podem causar sonolência após ingeri-los? Incorpore estes alimentos às receitas noturnas para garantir boas noites de descanso, mas pegue leve nestes alimentos na hora do almoço, ok? Segue aqui uma lista para ajudar:

  • Leite
  • Carnes: suínos, frango, carne bovina
  • Peixes: atum, cavala, salmão, linguado, truta
  • Queijos: parmesão, emmental, edam, brie, camembert
  • Cereais: aveia, produtos com farinha de espelta, painço, trigo sarraceno
  • Castanhas: avelã, castanha-de-caju, nozes

Anda em busca do plano de receitas práticas, porém mais sofisticadas, para o próximo almoço? Confira estas 5 receitas super fáceis e rápidas.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tina Sturm-Ornezeder Tina ama escrever, é muito curiosa e está sempre de olho nas novas tendências. Ah! Ela também é apaixonada por yoga e... abacate! Ver todos os artigos de Tina Sturm-Ornezeder »