Emagrecer correndo é possível: Christian perdeu 80kg!

Christian correndo pelas ruas de sua cidade para entrar em forma

Há sete anos, Christian jamais imaginaria que, em breve, seria considerado um atleta motivado e logo estaria correndo uma maratona. O processo de autotransformação para entrar em forma e ficar saudável nem sempre foi fácil, mas Christian conseguiu e veio aqui contar como fez para se reinventar. 

“Atualmente Me sinto muito mais confortável com o meu corpo.” 

Sempre fui uma criança gordinha e, conforme fui crescendo, continuei a ganhar peso. Em 2015, me pesei e lá estava… 180 kg! Na época, meu filho estava com quatro anos. E foi ele quem me inspirou! Não queria que ele tivesse vergonha de mim. Além disso, queria ser um bom modelo de pai. 

“Percebi que ficava totalmente sem fôlego após subir apenas três lances de escada.” 

Quando decidi perder peso, comecei caminhando e, com o tempo, fui aumentando as distâncias e a velocidade. Foi assim que consegui começar a correr. Comecei a curtir este tipo de exercício e, claro, o efeito positivo que a corrida trouxe para minha saúde. Assim, ficou fácil manter a disciplina no trote e, gradualmente, ir progredindo nas metas. 

“Entrar em forma não é uma meta – é uma atitude.” 

Quando decidi perder peso, comecei caminhando e, com o tempo, fui aumentando as distâncias e a velocidade. Foi assim que consegui começar a correr. E comecei a curtir. Sabendo que era apenas um iniciante, concentrei meus esforços na prática regular do jogging e fui elevando meus objetivos: 

Christian antes e depois de começar a correr

“Nada muda até você mudar. Quando você muda, aí, finalmente, tudo muda.” 

Para quem quer perder peso, o ambiente influencia muito. Tive a sorte de ter recebido muito apoio e entusiasmo quando resolvi mudar de vida. Talvez algumas pessoas tenham duvidado de mim, secretamente, me julgando incapaz de mudar. Mas estou provando para essas pessoas que é possível mudar, e que vale a pena.

Para mim, fazer exercícios não é mais um “mal necessário”. Aprendi a amar! É contagiante. Muitos dos meus amigos e colegas começaram a correr, também, e até passaram a me pedir conselhos! 

“Qualquer pessoa consegue conquistar resultados incríveis se acreditar em si e… jamais desistir!” 

Correr mudou a minha vida. Hoje, tendo perdido 80 kg, pratico atividades físicas todos os dias e alterno treinos de força com treinos de resistência. Fui buscando instruções em dicas em blogs e usei os exercícios e planos de treino nos apps adidas Training e adidas Running — tudo isso me ajudou a manter o foco e a motivação. 

Ver e sentir o processo funcionando na minha vida diária dá uma sensação incrível, e não quero abrir mão disso por nada na vida. Neste processo, aprendi que não devemos dar ouvidos somente às nossas “ambições fitness”. É preciso ser humilde e ouvir o corpo, perceber as necessidades que ele expressa. E aprendi da pior maneira: toda essa motivação e entusiasmo causaram uma lesão por overuse. Por causa disso, não pude participar de uma maratona que tinha planejado para 2018. Foi um pequeno contratempo que me ensinou a ouvir meu corpo de verdade e não desistir!  

 Christian descansando após correr

Perdi os primeiros 75kg em cerca de 6 meses, apenas: de março de 2015 a agosto de 2016! Depois disso, estacionei neste peso até meados de março de 2020, o fatídico ano da pandemia de covid-19. Em seguida, voltei a engordar: perto do Natal de 2020, estava de volta aos 125kg. Fui mais uma das numerosas vítimas do famoso “efeito ioiô”, desencadeado por uma fase de burnout causada por estresse. Ou seja: tinha recuperado 20 quilos.

Mas consegui superar essa recaída logo a seguir, mais ou menos em março de 2021: perdi não apenas os 20 kg de 2020, mas também 5 quilos adicionais! No total, perdi 80kg, o que me levou ao meu “número mágico” relativamente a peso: 100kg. 

Atualmente, peso estes 100kg e me sinto muito mais saudável. Além disso, percebi ganhos na autoestima! Só deu certo por dois motivos: persistência e disciplina. A mente faz toda a diferença

Assim, se você estiver começando um processo de transformação da sua vida, faça como eu: comece devagar e não se deixe desmotivar!

“O milagre não é que eu terminei. O milagre é que eu tive a coragem de começar.”

A parte mais difícil do processo é iniciar. Dar o primeiro passo. Mas, também, é a etapa mais importante: somente quem ousa dar o primeiro passo alcançará a linha de chegada.

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runners Team adidas Runners é mais que um grupo de corrida: é uma comunidade internacional de corredores de rua presente em mais de 63 cidades. Conheça melhor o movimento e encontre uma comunidade AR na sua região: http://www.adidas.com/adidasrunners Ver todos os artigos de adidas Runners Team