Superalimentos: 7 opções para alavancar seu sistema imunológico

Vírus são ameaças minúsculas, porém poderosíssimas, à nossa saúde e bem-estar. Prepare seu corpo para lutar contra viroses inconvenientes (e perigosas!) através da nutrição: confira 7 superalimentos, cheios de vitaminas e nutrientes, que reforçam a saúde do sistema imunológico!
O que são superalimentos?
São alimentos especialmente ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. A alta concentração de nutrientes faz deles uma ótima opção para garantir boa saúde! E a boa notícia é que podem ser encontrados em hortifrutis e lojas de produtos naturais a preços acessíveis — bem melhor que gastar tubos de dinheiro com remédios na farmácia 😉
7 alimentos para reforçar o sistema imunológico
1. alho
Gente, o alho 💚 — Além de deixar a comida com um sabor especial, é um dos melhores superalimentos do mundo no quesito “reforço do sistema imunológico” quando começa a época das gripes e resfriados. Estudos indicam que consumir alho com regularidade pode ter efeito positivo para o controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol. Além disso, o alho é rico em antioxidantes, que fortalecem as defesas naturais do corpo.(1) É tanta vantagem que o mau hálito até compensa!
2. Gengibre
Esta raiz tuberculosa picante e aromática é muito usada para dar um sabor especial a bebidas, chás, sopas e pratos asiáticos. Mas, fora isso, é também um superalimento! O gengibre atenua inflamações e alivia dores.(2) É ótimo para tratar enjoos, também.(3)
Dica:
Após uma refeição carregada no alho, coma algumas lascas de gengibre para aliviar o mau hálito. Combo perfeito!
3. GOJI BERRIES
Famosas em lojas de produtos naturais, essas pequenas frutas secas avermelhadas contêm vitamina C, vitaminas do complexo B, ácidos graxos essenciais, aminoácidos, minerais e oligoelementos. Tá bom ou quer mais? Adicione-as ao smoothie do café da manhã, ou salpique algumas na granola para reforçar de verdade o sistema imunológico.
4. Chia
As sementes de chia são originárias do México, onde eram utilizadas inclusive pelos astecas e os maias. Para a nossa sorte, elas atravessaram séculos e continentes para chegar às nossas cozinhas. Há muitos motivos para não deixar este item faltar na sua dispensa: estas minúsculas sementes são ricas em ácidos graxos ômega-3(4) (100g de chia contêm tanto ômega-3 quanto 1kg de salmão). Tem proteína? Tem, e muita! Em comparação com outras sementes, a chia fornece o dobro de proteína.
Sugestão de consumo: deixe a chia de molho em algum líquido e, em minutos, uma mágica acontece e ela fica com 10x mais volume! Por isso, não faltam receitas de pudim de chia. Misture com frutas secas, in natura, outras sementes… infinitas possibilidades saudáveis! A chia também vai muito bem salpicada sobre uma salada ou misturada no iogurte.
5. MatchÁ
Já ouviu falar em matchá? É chá verde moído. Normalmente, é usado como um substituto para o café, mas ele oferece muitas outras vantagens! O matchá é rico em enzimas que realizam o sequestro de radicais livres(5), vitaminas, minerais e oligoelementos. Por isso, é um poderoso aliado na hora de combater resfriados e gripes! Sugestão de consumo: preparar um “matchá latte” é uma opção, mas o pó pode ser adicionado a pães, bolos e outros alimentos assados.
Atenção:
Quando for comprar o matchá, dê uma olhada nos ingredientes e veja se não contém açúcar e outros aditivos. Se for orgânico, melhor ainda! A melhor forma de armazenar o matchá é dentro da embalagem original e na geladeira.
6. Couve
A couve (e, de preferência, a couve kale) é um ingrediente que não pode faltar em um prato dedicado aos superalimentos. O alto teor de antioxidantes(6) reforça o sistema imunológico e protege o corpo contra doenças como Alzheimer e arteriosclerose. Adicione couve (ou kale) crua à salada, prepare chips de couve como lanche ou misture com maçã, kiwi, abacate e gengibre para fazer um poderoso suco verde.
7. BLUEBERRIES ou açaí
Assim como seus primos azulados (mirtilos/blueberries), o açaí é um superalimento muito apreciado pelo sistema imunológico. É rico em vitamina C, potássio e outras vitaminas importantes. Na temporada das gripes, resfriados e viroses, não esqueça de recorrer a uma boa tigela de açaí. Se for optar pelos mirtilos, adicione-os a um mingau de aveia assado ou coma puros, como um lanche.
Alimentos com cor azulada ou arroxeada são verdadeiras bombas de vitaminas anti-inflamatórias que protegem contra doenças. O que lhes dá essa cor especial são os flavonoides.
Conclusão:
Estes 7 superalimentos não podem magicamente proteger ninguém contra uma doença, mas ajudam a reforçar o sistema imunológico para aumentar suas chances de permanecer saudável.
Lembre-se: optar por uma dieta saudável e rica em nutrientes importantes é apenas PARTE do que precisa ser feito para ter um estilo de vida saudável. Outra parte importante é praticar exercícios físicos com regularidade!
***