Como melhorar a imunidade? 7 superalimentos para a saúde

Vitamina para melhorar a imunidade

Vírus são ameaças minúsculas, porém poderosíssimas, à saúde e ao bem-estar. Prepare seu corpo para lutar contra viroses inconvenientes e perigosas através da alimentação: confira 7 superalimentos, cheios de vitaminas e nutrientes, que reforçam a saúde do sistema imunológico! Investir nestes superalimentos vai valer a pena quando chegar a temporada das gripes e resfriados, acredite. E o melhor: você ainda terá energia para treinar com eficiência!

O que são superalimentos?

São alimentos especialmente ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. A alta concentração de nutrientes faz deles uma ótima opção para melhorar a imunidade! E a boa notícia é que podem ser encontrados em hortifrutis e lojas de produtos naturais a preços acessíveis.

7 Superalimentos para melhorar a imunidade

1. Alho

Garlic

Gente, o alho <3 — Além de deixar a comida com um sabor especial, é um dos melhores superalimentos do mundo no quesito “reforço do sistema imunológico” quando começa a época das gripes e resfriados. Estudos indicam que consumir alho com regularidade pode ter efeito positivo para o controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol. Além disso, o alho é rico em antioxidantes, que fortalecem as defesas naturais do corpo.(1)

2. Gengibre

Ginger

Esta raiz tuberculosa picante e aromática é muito usada para dar um sabor especial a bebidas, chás, sopas e pratos asiáticos. Mas, fora isso, é também um superalimento! O gengibre atenua inflamações e alivia dores.(2) É ótimo para tratar enjoos, também.(3)

Dica:

Após uma refeição carregada no alho, coma algumas lascas de gengibre para aliviar o mau hálito. Combo perfeito!

3. Castanhas

Nuts

Nozes, amendoins, amêndoas e castanha de caju são riquíssimos em nutrientes e muito saudáveis. As castanhas em geral fornecem muitas fibras e proteínas de origem vegetal. Também são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. As castanhas também fornecem ácidos graxos ômega-3, vitamina E e ácido fólico — nutrientes de grande valor para a saúde e imunidade! Um estudo de grande porte demonstrou que o consumo regular de castanhas (1-4 porções por semana) está associado à redução no risco de doenças cardiovasculares.(4)

Assim, tenha sempre um de castanhas variadas à mão, em um potinho na bolsa… Consuma como topping de salada, ou aposte em manteigas de castanhas nos lanches pré-treino.

4. Sementes de Chia

Chia seeds

As sementes de chia são originárias do México, onde eram utilizadas inclusive pelos Astecas e os Maias. Para a nossa sorte, elas atravessaram séculos e continentes para chegar às nossas cozinhas. Atletas consomem chia por vários motivos. Em primeiro lugar, a chia é rica em ácidos graxos do tipo ômega-3 — 100g de chia contêm a mesma quantidade que 1kg de salmão! Fora isso, a chia fornece maior teor de proteínas do que outras sementes.(5) Quer mais? A chia é rica em antioxidantes e fibras solúveis.

Sugestão de consumo: deixe a chia de molho em algum líquido e, em minutos, uma mágica acontece e ela fica com 10x mais volume! Por isso, não faltam receitas de pudim de chia. Misture com frutas secas, consuma in natura, em um mix com outras sementes… infinitas possibilidades saudáveis! Aqui estão algumas outras maneiras de usar este superalimento:

Salpique chia em:

  • Sanduíches
  • Saladas
  • Granola

Use chia para repaginar a textura de:

  • Bebidas esportivas: deixe 1-2 colheres de sopa de sementes de chia de molho em 3 colheres de sopa de água por aprox. 15 a 30 minutos. Misture o “purê” em seu shake pré-treino ou bebida isotônica.
  • Vitaminas
  • Molhos e caldos
  • Sorvete caseiro
  • Sopas

Sementes de chia como substituto vegano do ovo:

Para assar: misture 1 colher de sopa de sementes de chia moídas e 3 colheres de sopa de água para cada ovo que deseja substituir.  Em seguida, misture com os demais ingredientes da receita.

5. Matchá

Matcha tea

Já ouviu falar em matchá? É chá verde moído. Normalmente, é usado como um substituto para o café, mas ele traz muito mais vantagens! O matchá é rico em enzimas que realizam o sequestro de radicais livres, vitaminas, minerais e oligoelementos. Por isso, é um poderoso aliado na hora de combater resfriados e gripes!(6) Uma forma famosa de consumo do matchá é o matcha latte. O pó do matchá também pode ser adicionado a pães, bolos e outros alimentos assados.

Se liga:

Quando for comprar o matchá, dê uma olhada nos ingredientes e veja se não contém açúcar e outros aditivos. Se for orgânico, melhor ainda! A melhor forma de armazenar o matchá é dentro da embalagem original e na geladeira.

6. Couve

Kale

A couve (e, de preferência, a couve kale) é um ingrediente que não pode faltar em um prato dedicado aos superalimentos. O alto teor de antioxidantes(6)  fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra doenças como Alzheimer e arteriosclerose.(7) Além disso, o alto teor de fibras cuida da saúde da flora intestinal.

7. BLUEBERRIES ou açaí

Blueberries

E não são só os blueberries (mirtilos)! Assim como seus primos azulados, o açaí é um superalimento muito apreciado pelo sistema imunológico. Blueberries são ricos em vitamina C e potássio, além de outras vitaminas importantes.(8) Na temporada das gripes, resfriados e viroses, se não tiver blueberries por perto, lembre de recorrer a uma boa tigela de açaí — mas o “de verdade”, não a versão que é puro guaraná! Se for optar pelos mirtilos, adicione-os a um mingau de aveia ou coma puros, como um lanche. Alimentos com cor azulada ou arroxeada são verdadeiras bombas de vitaminas anti-inflamatórias que protegem contra doenças. O que lhes dá essa cor especial são os flavonoides.

Lição para levar pra vida:

Uma das melhores maneiras de fortalecer o sistema imunológico é incorporar superalimentos nas refeições. Em uma alimentação balanceada, apostar em ingredientes naturais e coloridos aumenta a imunidade do corpo. A hidratação também é importante! Cuide do sono e pratique exercícios com regularidade. A saúde — e a imunidade — são questão de estilo de vida!

***

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner