Superalimentos: 7 opções para alavancar seu sistema imunológico

Matcha powder is an amazing superfood to boost the immune system

Vírus são ameaças minúsculas, porém poderosíssimas, à nossa saúde e bem-estar. Prepare seu corpo para lutar contra viroses inconvenientes (e perigosas!) através da nutrição: confira 7 superalimentos, cheios de vitaminas e nutrientes, que reforçam a saúde do sistema imunológico!

O que são superalimentos?

São alimentos especialmente ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. A alta concentração de nutrientes faz deles uma ótima opção para garantir boa saúde! E a boa notícia é que podem ser encontrados em hortifrutis e lojas de produtos naturais a preços acessíveis — bem melhor que gastar tubos de dinheiro com remédios na farmácia 😉

7 alimentos para reforçar o sistema imunológico 

1. alho

Alhos com casca e alguns dentes descascados em um pote

Gente, o alho 💚 — Além de deixar a comida com um sabor especial, é um dos melhores superalimentos do mundo no quesito “reforço do sistema imunológico” quando começa a época das gripes e resfriados. Estudos indicam que consumir alho com regularidade pode ter efeito positivo para o controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol. Além disso, o alho é rico em antioxidantes, que fortalecem as defesas naturais do corpo.(1)  É tanta vantagem que o mau hálito até compensa!

2. Gengibre

Gengibre com casca em rodelas

Esta raiz tuberculosa picante e aromática é muito usada para dar um sabor especial a bebidas, chás, sopas e pratos asiáticos. Mas, fora isso, é também um superalimento! O gengibre atenua inflamações e alivia dores.(2) É ótimo para tratar enjoos, também.(3)

Dica:

Após uma refeição carregada no alho, coma algumas lascas de gengibre para aliviar o mau hálito. Combo perfeito!

3. GOJI BERRIES

Pote contendo goji berries

Famosas em lojas de produtos naturais, essas pequenas frutas secas avermelhadas contêm vitamina C, vitaminas do complexo B, ácidos graxos essenciais, aminoácidos, minerais e oligoelementos. Tá bom ou quer mais? Adicione-as ao smoothie do café da manhã, ou salpique algumas na granola para reforçar de verdade o sistema imunológico.

4. Chia

chia pudding

As sementes de chia são originárias do México, onde eram utilizadas inclusive pelos astecas e os maias. Para a nossa sorte, elas atravessaram séculos e continentes para chegar às nossas cozinhas. Há muitos motivos para não deixar este item faltar na sua dispensa: estas minúsculas sementes são ricas em ácidos graxos ômega-3(4) (100g de chia contêm tanto ômega-3 quanto 1kg de salmão). Tem proteína? Tem, e muita! Em comparação com outras sementes, a chia fornece o dobro de proteína.

Sugestão de consumo: deixe a chia de molho em algum líquido e, em minutos, uma mágica acontece e ela fica com 10x mais volume! Por isso, não faltam receitas de pudim de chia. Misture com frutas secas, in natura, outras sementes… infinitas possibilidades saudáveis! A chia também vai muito bem salpicada sobre uma salada ou misturada no iogurte.

5. MatchÁ

matcha latte

Já ouviu falar em matchá? É chá verde moído. Normalmente, é usado como um substituto para o café, mas ele oferece muitas outras vantagens! O matchá é rico em enzimas que realizam o sequestro de radicais livres(5), vitaminas, minerais e oligoelementos. Por isso, é um poderoso aliado na hora de combater resfriados e gripes! Sugestão de consumo: preparar um “matchá latte” é uma opção, mas o pó pode ser adicionado a pães, bolos e outros alimentos assados.

Atenção:

Quando for comprar o matchá, dê uma olhada nos ingredientes e veja se não contém açúcar e outros aditivos. Se for orgânico, melhor ainda! A melhor forma de armazenar o matchá é dentro da embalagem original e na geladeira.

6. Couve

Folhas de couve kale sobre uma mesa

A couve (e, de preferência, a couve kale) é um ingrediente que não pode faltar em um prato dedicado aos superalimentos. O alto teor de antioxidantes(6) reforça o sistema imunológico e protege o corpo contra doenças como Alzheimer e arteriosclerose. Adicione couve (ou kale) crua à salada, prepare chips de couve como lanche ou misture com maçã, kiwi, abacate e gengibre para fazer um poderoso suco verde.

7. BLUEBERRIES ou açaí

Pote contendo mirtilos

Assim como seus primos azulados (mirtilos/blueberries), o açaí é um superalimento muito apreciado pelo sistema imunológico. É rico em vitamina C, potássio e outras vitaminas importantes. Na temporada das gripes, resfriados e viroses, não esqueça de recorrer a uma boa tigela de açaí. Se for optar pelos mirtilos, adicione-os a um mingau de aveia assado ou coma puros, como um lanche.

Alimentos com cor azulada ou arroxeada são verdadeiras bombas de vitaminas anti-inflamatórias que protegem contra doenças. O que lhes dá essa cor especial são os flavonoides.

Conclusão:

Estes 7 superalimentos não podem magicamente proteger ninguém contra uma doença, mas ajudam a reforçar o sistema imunológico para aumentar suas chances de permanecer saudável.

Lembre-se: optar por uma dieta saudável e rica em nutrientes importantes é apenas PARTE do que precisa ser feito para ter um estilo de vida saudável. Outra parte importante é praticar exercícios físicos com regularidade!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Julia Denner Apaixonada por culinária e atividades ao ar livre, Julia pratica musculação e faz yoga para relaxar. Sua missão como dietista é inspirar e ajudar os outros a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Ver todos os artigos de Julia Denner »