Piercing, tatuagem e esportes: combinação boa?

Mulher com top da adidas se alongando

Nos esportes, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Assim, recomenda-se remover todo tipo de joias e acessórios pois podem prender na sua roupa, cabelos ou acessórios, causando machucados desnecessários. Uma tatuagem, por outro lado, não traz risco nenhum porque fica sob a pele. Entretanto, não exponha diretamente a tatuagem à luz de bronzeamento. Mas, se você tiver piercing, o ideal é tirar antes de praticar esportes para minimizar o risco de machucados.

Piercings e esportes

Imagine praticar esportes com brincos longos? A chance de embolar nos cabelos é grande. O mesmo acontece com piercings no corpo: podem acabar em atrito com roupas e acessórios. Dependendo da posição do piercing, ele pode beliscar ou comprimir alguma parte do corpo quando você vira para os lados. Isso traz desconforto e pode causar machucados. O furo do piercing pode rasgar um pouquinho, o que pode até causar inflamação, mesmo que você já use o piercing há bastante tempo.

Fica a dica:

Para evitar machucados relacionados a piercings, tire todos quando for praticar esportes, mesmo que o piercing não fique em uma região que você vá ativar muito durante a prática dos exercícios.

Mulher com piercing no umbigo correndo

É seguro prender os piercings com fita?

Sim, é uma possibilidade: prender com fita um piercing na superfície da pele para evitar que ele prenda em algum lugar. Mas será que a fita para esconder piercings é de fato uma solução segura? Bem, vai depender da parte do corpo. Cobrir brincos na orelha com fita adesiva é tranquilo, mas talvez não seja suficiente para piercings em outras partes do corpo.

A fita para esconder piercings ajuda a proporcionar uma superfície lisa, de forma que os acessórios e roupas não vão embolar, mas esta solução não protege o furo do piercing: este ainda poderá ser retorcido ou alongado com a prática de certos movimentos.

A opção mais segura é tirar todas as joias e bijuterias e aproveitar a chance para limpar o piercing e o furo.

Se você pratica esportes como futebol, pode inclusive ser ilegal usar piercings em competições. Consulte o manual de regras sobre seu esporte para ver se é necessário remover o piercing antes de competir.

Como aplicar fita sobre os brincos ou outros piercings para praticar esportes (se não tiver outro jeito):

1. Use fitas impermeáveis e flexíveis, como um bom bandaid

Bandaids podem ser esticados e são resistentes À água, então devem permanecer aderindo à pele mesmo durante atividades que causem bastante suor.

2. Corte o bandaid no tamanho certo

Antes de aplicar, coloque o bandaid ao lado do piercing para ver se precisará cortar ainda mais para que o bandaid fique do tamanho certo. Por exemplo, a maioria dos bandaids é longa demais para cobrir brincos. Corte o bandaid para que a parte com o adesivo fique em contato com alguns milímetros de pele.

3. Dobre o bandaid na parte que fica sobre o piercing

Tente dobrar o bandaid sobre o piercing para que a parte com adesivo não cole no piercing. Isso pode dificultar a remoção do adesivo posteriormente, podendo ser doloroso ou até perigoso removê-lo. O bandaid deve ser fixado na pele em torno do piercing, não no próprio piercing.

4. Remova o bandaid após a prática de atividade física e limpe o piercing

No melhor dos casos, será fácil retirar o bandaid pois a pele estará suada. Cuidado para não puxar o bandaid com muita força ou rápido demais, pois isso pode prejudicar o furo do piercing.

5. Limpe o piercing e o furo

Lave as mãos antes de mexer no piercing ou no furo. Limpe o piercing e o furo usando uma solução própria para este fim. Seque bem a área. Monitore para ver se surge alguma vermelhidão que possa indicar inflamação ou machucados.

O piercing está causando assaduras? Confira dicas para evitar assaduras!

Quem colocou piercing recentemente pode praticar esportes?

Alguns piercings exigem uma pausa nos esportes e nas atividades físicas que pode durar várias semanas. Piercings no umbigo, por exemplo, são um risco para quase todo tipo de atividade física e esporte porque ficam bem na parte central do corpo.

Se você estiver seguindo certinho um programa fitness, coloque seus piercings somente quando for hora de fazer uma pausa, pois não se deve tirar um piercing recém-colocado. O ideal é planejar bem o momento de colocar sua joia e só voltar aos esportes quando o piercing já estiver cicatrizado, permitindo a remoção da joia antes da prática esportiva.

Durante a fase de cicatrização, o furo do piercing é uma ferida aberta, representando um risco de infecções bacterianas e virais. No pior dos casos, as inflamações causadas por mãos sujas ou suor podem causar bacteremia (envenenamento do sangue).

Corredor com piercing no nariz

Quem colocou piercing recentemente deve passar longe de qualquer treino que envolva natação, independentemente de onde seja o piercing. Contato com água clorada pode causar inflamação por até seis semanas após o piercing.

Nada de esquiar, também. Piercings podem causar frostbite (queimadura por frio). Para evitar que o furo feche, espere várias semanas antes de sair para esquiar, e depois deixe seu piercing em casa antes de se aventurar na neve.

Esportes e tatuagens

Em geral, tatuagens não trazem nenhum risco para a prática de esportes. O único cuidado é proteger as tatuagens da luz solar. Quando você fizer uma tatuagem nova, fique alguns dias sem treinar para permitir que a pele cicatrize, evitando o risco de “esticar” a pele na área da tatuagem antes da cicatrização. Siga as orientações de quem fez sua tatuagem mas, em geral, evite esticar a pele até retirar o filme.

Para esportes extremamente intensos como boxe ou spinning, é recomendado fazer uma pausa ainda maior. De toda forma, não é preciso se preocupar com tatuagens no sentido de prejudicar o desempenho ou enfraquecer o sistema imunológico.

Mulher tatuada e usando brinco praticando esportes

Então, qual é a lição para levar para a vida? Tatuagens e piercings envolvem certos riscos que não devem ser ignorados. Após fazer um piercing ou uma tatuagem nova, na maioria dos casos, recomenda-se uma pausa de ao menos uma semana. Fora isso, é preciso seguir corretamente todos os procedimentos para tratar o novo furo ou tatuagem: afinal, são feridas, correto?

Se não tiver 100% de certeza que quer correr o risco, que tal usar um piercing falso de vez em quando? Mesmo efeito, mas sem riscos!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »