Vamos aos fatos: treinar de manhã faz bem para a saúde?

Woman working out in the morning

Fazer exercícios logo de manhã cedo é a melhor maneira de começar o dia, segundo cientistas e especialistas em saúde. Mas há quem acredite que isso pode fazer mal para a saúde ou dar menos resultado. Assim, o que faz mais bem para a saúde: acordar cedo e botar o suor pra fora ou dormir um pouco mais?

Adivinha? Como tudo na vida… depende.

Com base nas metas e condições de saúde atuais, treinar pela manhã pode trazer mais ou menos benefícios. Leia este artigo para tomar a decisão certa sobre treinos matinais.

O que significa exatamente “exercícios matinais”?

Simples: se exercitar logo após acordar, em jejum, geralmente antes das 8h.

Homem sentado na cama

Por que treinos matinais podem fazer mal?

Atenção à palavra chave: “podem”. Em geral, para pessoas saudáveis em busca de perder peso ou melhorar a forma física, treinar pela manhã não traz problema algum. Na maioria dos casos, é até a melhor opção (descubra o porquê mais abaixo).

Mas há situações em que treinos matinais devem ser evitados:

1. Tem problemas cardiovasculares?

Correr é bom para o coração e treino de força tem efeito positivo para o sistema cardiovascular. Entretanto, por conta de flutuações na pressão arterial, é melhor consultar um médico se a intenção treinar de manhã cedo. Caso prefira fazer exercícios pela manhã e não tiver problemas de sono, pesquisas sugerem que não deve ter problema algum.(1)

2. Tem diabetes?

Fazer exercícios de estômago vazio geralmente não é problema quando se respeita os próprios limites. Mas se você tiver diabetes, consulte um médico e acompanhe como treinar logo cedo pela manhã afeta seus níveis de glicose sanguínea, especialmente se você se exercitar de estômago vazio.(2)

3. Faz treinos específicos para metas de desempenho ou intensidade?

As pesquisas ainda não são conclusivas, mas tudo indica que a temperatura corporal durante a tarde é a mais apropriada para treinos de força, uso de energia e atividades intensas em geral.(3)

No entanto, claro que há outros fatores que influenciam na resposta e adaptação dos treinos, tais como a consistência do seu cronograma de treinamento e a sua preferência pessoal pelo período da manhã ou da noite.(3)  Assim, se tiver tempo para aquecer o corpo pela manhã para já começar o dia fervendo, experimente e veja se curte!

Homem fazendo alongamento

4. Quer ganhar músculos?

Também não há consenso científico ainda, mas parece que o estado metabólico do corpo (níveis hormonais e ambiente celular) é mais favorável para o ganho de músculo na parte da tarde ou da noite.(4,5) Mas claro que não é impossível ganhar músculos pela manhã, e os resultados dependerão muito mais do seu esforço e da consistência nos treinos que do horário escolhido. Em todo caso, fica a dica: se sua meta for realmente ganhar massa muscular, tente agendar seus treinos mais para o fim do dia.

5. Para conseguir treinar de manhã, vai domir menos de 6h?

Dormir é mais importante que se exercitar? Se, para se exercitar de manhã, for preciso fazer um corte dolorido nas horas de sono, é melhor dormir mesmo uma horinha a mais e encaixar seus treinos na hora do almoço ou após o trabalho. Os efeitos negativos da privação do sono normalmente não aparecem tão cedo, mas eles podem comprometer os esforços investidos na perda de peso, causar dores de cabeça, oscilações de humor e afetar negativamente a produtividade.

E aí, você se enquadra em algum dos casos acima? Será que isso quer dizer que treinos matinais estão proibidos?

Claro que não! Basta ter atenção a alguns detalhes:

  • Tem algum problema de saúde? Então consulte sempre um médico antes de iniciar um novo regime de exercícios.
  • Nos demais casos, experimente e observe sua resposta aos treinos matinais, vendo se eles se enquadram no seu estilo de vida e se estão ajudando a alcançar as metas que você se colocou.

Quando treinar pela manhã é uma boa?

Não tem tempo à tarde/noite?

Se planeje para o sucesso: sem desculpas! Não se sabote ao permitir que sua agenda cheia ou imprevisível atrapalhem as ações necessárias à boa saúde. Fazer exercícios de manhã, antes do trabalho ou de outras responsabilidades matinais é uma excelente forma de garantir que você não acabe mudando de ideia ao longo do dia. Surpreenda-se com tudo que um treino matinal pode trazer de ganho para o seu dia!

Você funciona melhor pela manhã?

Há pessoas que são mais produtivas de manhã e adoram acordar bem cedo. Já outras funcionam melhor à noite: são os assim chamados cronotipos, que nos dividem com base em que período do dia temos um rendimento melhor.

Mas como isso afeta seus treinos? Se você for naturalmente uma pessoa matinal, é provável que seu corpo se adapte rápido aos treinos pela manhã. Além disso, talvez você acabe curtindo se exercitar nesse horário, o que influenciará nos resultados.(3) E, claro, será fácil acordar um pouco mais cedo, sem sentir que está sacrificando preciosas horas de sono. Fica a dica: treinos matinais são uma excelente opção pra quem gosta de ver o sol raiar!

Quer perder peso?

Calma, nada de conclusões precipitadas: claro que treinar pela manhã não significa maior perda de peso, ok? Treinos matinais não superam os vespertinos no quesito “perda de peso”. Perder peso se resume simplesmente a queimar mais calorias do que se consome, nada mais. Assim, há dois possíveis benefícios dos treinos matinais para a perda de peso:

  • Refrear os desejos e a tendência a comer demais: você é do tipo que se pega tendo desejos alimentares incomuns que fazem com que você coma em excesso após treinar? Então treinos matinais podem ajudar a refrear seu apetite e a favorecer melhores escolhas alimentares ao longo do dia.(6)
  • Queimar mais calorias vindas da gordura: está comprovado que se consome mais energia vinda dos depósitos de gordura ao treinar de estômago vazio. Assim, comparando dois treinos que consomem a mesma quantidade de calorias, aquele que for feito em jejum pode desencadear uma perda de peso mais rápida.

Mulher sentada no tapete mexendo no celular

Afinal, fazer exercícios de manhã é bom ou ruim?

Não se preocupe, definitivamente não é ruim. Na maioria dos casos, são tão bons quanto os treinos vespertinos ou noturnos. E, obviamente, antes treinar pela manhã do que não treinar!

Há casos específicos em que treinar mais tarde pode ser melhor. Mas se você tiver tempo para aquecer o corpo e treinar pela manhã, e essa for sua única via para manter a consistência nos treinos, então agarre a chance com unhas e dentes! Afinal, não existe o horário perfeito para se exercitar: há prós e contras para todos os horários do dia.

Antes de começar:

Isso vale para todo tipo de exercício: fique atento aos sinais que o corpo dá e consulte um médico antes de iniciar uma rotina de treinamento se você tiver condições de saúde que requeiram mais cuidado. Consulte um guia detalhado sobre como começar a se exercitar se você estiver muito fora de forma.

Que tal começar hoje mesmo? Confira esses treinos:

  • Se você estiver em busca de um plano de treinamento usando apenas o peso corporal e trazendo treinos curtos que podem ser feitos em casa pela manhã, baixe o app Results
  • O tempo anda curto pela manhã? Teste nosso treino energizante de 7 minutos
  • Pular não é uma opção? Dá uma olhada neste treino de baixo impacto que não vai acordar ninguém – garantido!

Faixa para downlowad do aplicativo Results

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Tags

Hana Medvesek Graduada em fisioterapia, Hana tem certeza absoluta de que movimento é um dos melhores remédios. Ela adora correr, levantar peso e testar receitas simples e saudáveis. Ver todos os artigos de Hana Medvesek »