Treino aeróbico com dança para emagrecer e entrar em forma com diversão (+vídeo!)

Mulher fazendo um treino com dança para entrar em forma com diversão

Treinando firme? Ótimo. Precisando de mais diversão e variedade nos treinos? Temos! Que tal um treino com dança que combine aeróbico (cardio) com treino de força? Os treinos com dança estão bombando nas redes sociais, na televisão e até em revistas especializadas da indústria fitness, e por excelentes motivos.

O que são treinos com dança?

Todo mundo já ouviu falar de Zumba, mas será que é o único ritmo para treinar? Diferentes, empolgantes e ajustáveis a todas as idades e níveis de fitness, os treinos com dança combinam ritmos musicais e exercícios tradicionais que usam apenas o peso do corpo. Há vídeos de treinos animadíssimos por aí, com o único propósito de motivar quem curte mexer o corpo a treinar resistência, força e coordenação motora através dos diferentes ritmos musicais.

Qual é a vantagem de treinar com música?

O impacto positivo da música para alavancar a motivação e o desempenho já é bem conhecido. Afinal, o ritmo certo ajuda a dar um gás no nível de esforço e também a reduzir a fadiga durante o treino.(1, 2)

 Mulher fazendo treino com dança para entrar em forma e emagrecer com diversão

Como montar treinos com dança?

Na verdade, não tem fórmula fixa. Há quem siga a rotina tradicional, incluindo aquecimento, o treino em si e alongamento para esfriar o corpo. Mas é possível só combinar passos de dança com exercícios de bodyweight, que usam apenas o peso do corpo como equipamento.

De qualquer forma, os exercícios e movimentos são feitos durante alguns segundos e já emendam um no outro, sem pausa entre cada exercício. Quem é mais talentoso pode inclusive criar coreografias a serem repetidas várias vezes, seguindo uma sequência de movimentos.

Há vários objetivos possíveis para um treino com dança. Há treinos de dança com foco em um único grupo muscular, e outros que visam trabalhar o corpo todo. Alguns treinos de dança têm como objetivo melhorar a resistência e a coordenação motora. Hoje em dia, além do ritmo da Zumba, conhecidíssimo mundo afora, existem treinos com dança de vários tipos e montados com todo tipo de gênero musical e ritmo: fica ao gosto do freguês!

Surgiu na sequência algum passo de dança ou exercício que você não consegue realizar? Não se preocupe. Faça seu melhor, ou aposte na corrida estacionária durante aqueles segundos. Com a música, é fácil se manter em movimento.

Ginástica aeróbica vs. treino com dança

Ginástica aeróbica envolve música, também, mas os movimentos são feitos em etapas, combinando sequências para pernas e braços: esquerda, pra cima, direita, pra baixo! Já os treinos com dança priorizam a combinação entre exercícios de bodyweight, que usam apenas o peso do corpo para treinar grupos musculares, e passos de dança. Alguns cobrem o aquecimento e o alongamento. Qual é a diferença real entre os dois? Bem, é mais uma questão de nomenclatura: em inglês, o treino com dança (dance workout) acabou virando a forma de chamar este tipo de treino.

7 benefícios dos treinos de dança:

 

  1. Combina treino de força e de resistência
  2. Queima muitas calorias devido ao movimento constante e a variação nos ritmos
  3. Melhora o humor e reduz o estresse (3, 4)
  4. Não utiliza equipamentos (mas, claro, fique à vontade para incorporar alguns pesos ou acessórios como, por exemplo, bambolês!)
  5. Traz efeito positivo para a memória de curto e longo prazo, a capacidade de atenção e a plasticidade cerebral em adultos de mais idade (5, 6)
  6. O instrutor orienta durante o treino inteiro, motivando a ter ânimo para os exercícios
  7. A pessoa pode fazer sozinha, em casa, ou mesmo com família e amigos

Mulher se divertindo em um treino com dança, sorriso grande no rosto

Anda, vamos treinar e dançar!

Levante do sofá, vista uma roupa de treino para entrar no clima, coloque uma boa playlist pra tocar e use a imaginação!

Não sabe bem por onde começar? Faça este treino cheio de movimentos criativos da Lolu para treinar coordenação motora, resistência e abastecer o estoque de energia positiva:

***

 

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »