6 truques para “enganar” o desejo por açúcar

Você está vivendo a sua vida muito bem, quando, de repente…

Lá vem ele: o desejo súbito e incontrolável de comer um chocolate. Não tem como voltar atrás. Você precisa comer chocolate. AGORA!

Será que tem algum macete, algum jeitinho para contornar esse desejo insano? A melhor forma de descobrir seria perguntar a um monte de gente. Quem sabe alguém já não descobriu algo que funcione?

Fizemos uma enquete com vários usuários dos apps da adidas Runtastic e, bem… chegou a hora de testar algumas das táticas para driblar a vontade de comer doce. Confira a lista completa e veja quais dicas você quer testar na próxima vez que o desejo por açúcar vier tirar sua paz!

Vejamos as 6 dicas principais para matar imediatamente a vontade de comer algo doce:

1. Uvas congeladas

É o casamento perfeito: gelado com doce. Este delicioso lanche contém açúcar natural, mas, em comparação com os doces que contêm açúcar adicionado, é uma opção de baixa caloria e rica em nutrientes!

Como as uvas estão congeladas, não dá para devorar tudo de uma vez. Vai levar um bom tempo até você terminar de comer uma xícara inteira! Na hora em que finalmente terminar, acredite: você já vai ter até esquecido que estava com desejo de açúcar.

2. chocolate (verdadeiramente) amargo

O que é um chocolate “verdadeiramente” amargo? E por que isso faz diferença? Vamos lá: se você quer comer menos açúcar, chegou a hora de começar a ler os ingredientes listados nas embalagens. Com esse hábito, você vai reparar que muito chocolate que é vendido por aí como chocolate amargo é, na verdade, chocolate com apenas 60% de cacau, ou até menos.

O chocolate amargo, na verdade, tem 80% de cacau (ou mais!). Outros chocolates contêm 30-50g de açúcar (a cada 100g), mas o chocolate verdadeiramente amargo tem menos de 15g de açúcar (a cada 100g).

Acredite: você jamais vai conseguir comer uma barra inteira de uma só vez. Na verdade, a satisfação vai bater bem antes do que você imagina.

3. Olá, canela em pó!

Pense em um fisiculturista. Para quem participa deste tipo de competição, realmente é indispensável aprender a viver sem açúcar. Mas isso não precisa virar tortura: para dar mais sabor às claras de ovo ou ao iogurte, os fisiculturistas costumam recorrer à… canela!

Faça a experiência: a canela em pó, muitas vezes, dá conta do recado quando bate a vontade de comer algo doce. Estudos sugerem que a canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo contra doenças cardiovasculares.(1) Esse macete virou um vício? Então compre a “verdadeira” canela, a canela do Ceilão, pois é totalmente seguro ingerir altas quantidades deste tipo.(2)

4. escove os dentes

Pessoa colocando pasta na escova

Quando escovamos os dentes, o cérebro entende que terminou o momento da refeição.

Já tentou e isso não funciona para você? Calma, esse truque tem um efeito colateral imbatível: mesmo se o cérebro não se convencer de que a refeição acabou, a refrescância da menta na boca vai arruinar o sabor de todo e qualquer alimento que você comer depois que escovar os dentes. Assim, mesmo que o desejo por doce não vá embora de imediato, você vai ter que esperar um pouco até comer.

Às vezes, na hora em que o gosto da pasta de dente finalmente passar, você pode já estar realizando outra atividade… até mesmo um treino! Quem sabe, né? Otimismo, sempre 😎

5. Mexa o corpo – Atividades físicas ao resgate!

Aqui, a ideia nem é só tirar a mente do chocolate por um tempo. Embora ajude nesse sentido, claro. Treinar para fazer passar o desejo de comer doce tem mais a ver com a euforia pós-treino.

A sensação de bem-estar que nos invade após a prática de exercícios, seja de força ou de corrida, é causada por fatores reais: são efeitos químicos e psicológicos que proporcionam a “euforia pós-corrida”. Isso também ajuda a reduzir as chances de você cair de boca no doce!

Mas, como isso funciona? Segundo estudos, o bem-estar que sentimos no pós-treino nos deixa mais felizes, confiantes e satisfeitos.(3) A sensação vitoriosa de estar mais perto da meta inspira um comportamento mais saudável, que nos mantém longe dos doces e nos faz desejar uma refeição balanceada em vez de besteiras (ao menos no curto prazo).

6. Descubra o vilão que o açúcar é

Conheça o inimigo! Quanto mais você entender sobre as desvantagens de consumir açúcar, mais fácil fica dizer “NÃO!” — Saiba mais sobre os efeitos que o açúcar tem no corpo e sobre como largar o açúcar traz benefícios. Parece que, quanto mais tempo passamos sem comer açúcar, mais fácil fica evitar este alimento.

Por quê? Simples: o sabor doce natural de frutas, por exemplo, começará a parecer bem mais doce do que agora. Muita gente que faz o detox de açúcar diz que não consegue mais comer chocolate ao leite porque, com o tempo, começa a parecer doce demais. E aí, animou em fazer um detox de açúcar? Então confira o que acontece com quem abandona o açúcar por 30 dias.

Lição para levar pra vida:

Ceder às tentações aqui e ali faz parte de uma dieta saudável, sem dúvida alguma. Mas é importante saber como remediar o desejo de comer doces para reduzir o consumo total de açúcar no dia a dia.

Comece de forma simples: que tal colocar a meta de refrear o desejo por algo doce 2x nesta semana? Teste as opções acima e veja quais funcionam melhor para você. Achando as substituições certas para “enganar” o paladar, vai ser mais fácil adotar estas opções saudáveis com maior frequência.

Conte nos comentários o que funcionou melhor para você. Tem outras dicas de substituições? Conte também!

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team

Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »