Prós e contras do açúcar e da gordura: descubra a verdade

fat vs sugar

Nas últimas décadas, a indústria da dieta declarou guerra à gordura, nos fazendo acreditar que, para perder peso, era preciso reduzir o consumo de gordura. 🙄

A verdade é que nem todas as gorduras são ruins para a saúde. E, além disso, vários alimentos supostamente saudáveis e low-fat escondem outros aditivos altamente prejudiciais.

Óleo de côco

Há uma série de alimentos “saudáveis” suspeitos disponíveis nos supermercados. O rótulo pode até dizer “sem gordura” ou “gordura reduzida”, mas, acredite: às vezes fazem mais mal que bem.

O que a indústria da dieta não divulga é que esses alimentos low-fat são cheios de aditivos, conservantes e açúcares adicionados para melhorar o sabor e torná-los mais palatáveis.

Cubos de açúcar

Esses açúcares adicionados podem ser pior para a saúde do que a gordura. Eles atrapalham o processo da perda de peso e impactam negativamente a sua saúde como um todo.

E outra: ao reduzir drasticamente a ingestão de gorduras, você pode acabar se privando dos benefícios das gorduras saudáveis (confira abaixo).

No fim das contas, há tantas informações desencontradas por aí que acabamos confusos: o que é pior, a gordura ou o açúcar?

Efeitos negativos do consumo de açúcar

  • Já está comprovado que o açúcar provoca inflamações, o que, na verdade, é a causa da maioria das doenças. Por quê? Manter altos níveis de inflamação no corpo por muito tempo está associado a um maior risco de doenças crônicas, tal como doenças cardíacas, diabetes e doenças autoimunes. (1)
  • Pesquisas recentes sugerem que consumir muito açúcar adicionado pode aumentar as chances de desenvolver um câncer. Há um elo indireto entre o açúcar e o risco de câncer, pois a obesidade está associada a vários tipos de câncer. (2, 3)
  • O consumo de açúcar está associado a um maior risco de obesidade, resistência à insulina e síndrome metabólica, fatores que aumentam as chances de desenvolver doenças crônicas. (4, 5, 6)
  • O açúcar é altamente viciante, pode ser quase impossível cortar abruptamente este doce veneno da sua dieta. Por quê? O açúcar estimula a liberação da dopamina, um neurotransmissor que controla os centros de recompensa e prazer no cérebro. Vários sintomas de abstinência de açúcar podem se manifestar quando você resolve reduzir o consumo de açúcar.

Mas, atenção!

Os efeitos negativos à saúde são causados apenas pelo açúcar adicionado, presente em alimentos processados e prejudiciais à saúde, como pães e bolos industrializados, doces fabricados em geral e refrigerantes.

Bons açúcares (e gorduras)

Vários alimentos saudáveis, como as frutas, contêm açúcares naturais e fornecem uma gama de micronutrientes importantes, além de fibras, que podem desacelerar a absorção do açúcar e, assim, anular os possíveis efeitos negativos.

O açúcar adicionado é sempre condenado quando o assunto é saúde. Mas as gorduras, por sua vez, são fundamentais em qualquer dieta.

Maçã com pasta de amendoim

Benefícios da gordura saudável

  • Ácidos graxos insaturados, presentes em alimentos como o abacate, azeite de oliva e amêndoas, podem melhorar a saúde cardíaca, reduzir níveis de colesterol e aliviar inflamações.
  • Alguns ácidos graxos saturados, como o óleo de coco, podem trazer benefícios para a saúde ao promoverem melhor funcionamento cerebral e aumento na queima de gordura (se ingeridos de maneira planejada quanto ao consumo de calorias). (7, 8)
  • E pode parecer contraditório, mas aumentar o consumo de gorduras saudáveis pode desacelerar o esvaziamento gástrico, ou seja: você se sentirá saciado por mais tempo e resistirá melhor às tentações alimentares, facilitando a perda de peso.

Mas há gorduras e gorduras.

As gorduras “não tão saudáveis assim”

As gorduras benéficas são encontradas em alimentos integrais, não processados, tais como castanhas, sementes e óleos. As gorduras de alimentos altamente processados são péssimas para a saúde.

As gorduras trans são encontradas principalmente em alimentos processados. Os óleos vegetais hidrogenados já foram comprovadamente associados a diversos problemas de saúde, especialmente doenças cardíacas e diabetes. Se você quer ficar saudável, fique longe desses alimentos. Prefira as fontes de boas gorduras.

Azeite de oliva

Afinal, gordura vs. açúcar: qual o veredito?

O jeito mais saudável e sustentável de garantir boa saúde é fazer pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares.

O açúcar é altamente viciante e já foi associado a vários efeitos nocivos à saúde. Gorduras saudáveis são componentes essenciais de uma dieta e podem até ajudar na perda de peso, melhorar a saúde cardíaca e reduzir a inflamação.

Por este motivo, é melhor reduzir o consumo de açúcar e consumir uma quantidade adequada de gorduras saudáveis.

Quer emagrecer? Então, atenção:

Mesmo as gorduras saudáveis devem ser consumidas com moderação, se seu objetivo for perder peso. Ajustar a ingestão de calorias é fundamental para emagrecer, e as gorduras, mesmo as saudáveis, contêm muitas calorias.

guacamole

Estes alimentos são ricos em boas gorduras:

  • óleo de coco
  • abacate
  • azeite extra-virgem
  • manteiga de vacas alimentadas com capim
  • Peixes gordurosos
  • sementes e castanhas nutritivas

É melhor evitar alimentos processados, sucos industrializados, bebidas energéticas e refrigerantes. Eles contêm MUITO açúcar adicionado.

Refrigerante light

Se precisar de um toque doce às suas bebidas e bolos, escolha adoçantes naturais como estes:

  • mel cru
  • stevia
  • tâmaras

Estes adoçantes naturais fornecem o sabor doce + várias vitaminas, minerais e antioxidantes. São excelentes alternativas ao açúcar branco e refinado. 

Hora de refletir sobre sua dieta: como estão seus alimentos favoritos na balança “gordura vs. açúcar”? E que tal testar seus conhecimentos sobre nutrição? Escolha a opção melhor dentre os alimentos abaixo para testar o seu conhecimento.

Abacate x molho de salada de baixo teor calórico
Abacate
Molho de salada de baixo teor calórico

Correct!

Wrong!

Suco de maçã x maçã
Suco de maçã
Maçã

Correct!

Wrong!

Bebidas energéticas x café à prova de balas 
Bebidas energéticas
Café à prova de balas

Correct!

Wrong!

Manteiga de vaca alimentada com capim x gordura vegetal hidrogenada
Manteiga de vaca alimentada com capim
Gordura vegetal hidrogenada

Correct!

Wrong!

Mel cru x açúcar branco
Mel cru
Açúcar branco

Correct!

Wrong!

Iogurte desnatado x óleo de coco
Iogurte desnatado
Óleo de coco

Correct!

Wrong!

Share the quiz to show your results !

Subscribe to see your results

Gordura e açúcar

%%score%% / %%total%%

%%description%%

%%description%%

Loading...

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

Dr. Josh Axe John Axe é médico naturopata, nutricionista clínico e escritor. Sua especialidade: a boa influência da alimentação correta no funcionamento do corpo humano. Ver todos os artigos de Dr. Josh Axe »