Voltar a correr após uma lesão: 5 dicas para retomar os treinos

Quem corre com regularidade garante muitos benefícios para a saúde. Mas, escapar totalmente das lesões é sempre difícil.
As lesões mais conhecidas associadas a overuse são o “joelho de corredor” (ou síndrome do trato iliotibial), o “joelho do saltador” (síndrome da dor patelofemoral) e a canelite. Se machucou? Cuide do problema, se recupere.
E, quando estiver pronto para retomar os treinos, use estas cinco dicas para recomeçar com segurança.
1. Encontre a hora certa
“Como volto a treinar após uma lesão esportiva?”
A primeira coisa a fazer é simplesmente esperar até o momento certo. Pense sempre na meta de longo prazo. Afinal, sua saúde é o que mais importa.
Espere até estar saudável novamente, para que haja diversão ao recomeçar. Só assim você alcançará todo o seu potencial.
Voltar antes da hora, no impulso, pode causar uma recaída e atrapalhar mais do que ajudar. Para saber qual é a hora certa de voltar a correr, considere a gravidade da lesão.
Confie nos especialistas:
Consulte um médico e siga as orientações profissionais.
2. Siga um plano de longo prazo
Quando chegar a hora certa de voltar a correr após uma lesão, siga um plano de treino. A estrutura ajudará a seguir de forma planejada, evitando treinos aleatórios.
Obtenha recomendações de uma equipe interdisciplinar: o que seu médico, fisioterapeuta, nutricionista ou instrutor recomendam? Uma boa avaliação profissional faz toda a diferença na hora de retomar as atividades.
Invista tempo na escolha de um plano de treino para corrida. Vai valer a pena no fim das contas, e você poderá se concentrar totalmente nas suas metas.
Escolha seu plano de treino no app adidas Running!
3. Seja paciente e acredite na sua meta
Recebeu liberação para voltar a correr? Show! Mas nada de afobação. Aumente gradualmente a intensidade dos treinos, porque ninguém quer recaídas, certo?
Defina marcos individuais a serem alcançados no seu plano. Se identificar obstáculos, ajuste o plano.
Todo atleta tem um músculo extra a treinar: o da paciência!
Para desenvolver a paciência, use a estratégia de todo treino: mantenha o foco, a calma, se dedique e busque o suporte certo. É a única via para ser um atleta de sucesso – nem que o sucesso seja só a nível pessoal.
4. Aprenda com a lesão
Muitos corredores se lesionam por conta de desequilíbrios musculares/posturais, ou devido a treinos e preparação insuficientes para uma corrida.
Investir em treinamento funcional pode ser uma boa ferramenta para preparar seu corpo de maneira direcionada, a partir dos ensinamentos das lesões. Toda dor é um sinal de alerta: descubra a causa do incômodo!
5. Aloque tempo para a recuperação
Planeje o tempo que será dedicado à recuperação no seu plano de treino. Além dos exercícios de alongamento, que preparam seus músculos para o exercício, as fases de recuperação são indispensáveis.
Exercícios de equilíbrio, yoga, alongamento da fáscia, uma boa sauna relaxante e sessões de massagem são uma ótima alternativa para acelerar a recuperação.
Permita ao seu corpo tempo suficiente para relaxar. Pode não parecer, mas relaxar ajuda o corpo a ter melhor desempenho e reduz o risco de lesões.
Pensamento positivo:
Exercícios de mobilidade combinados a exercícios de corrida e períodos de recuperação ajudam a prevenir lesões. Encare estes momentos de derrota momentânea como uma chance de crescimento. Assim, você aprende a voltar ainda com mais garra e determinação, tanto fisicamente quanto mentalmente. E, claro, ganha em termos de autoconhecimento pessoal e corporal.
***