6 coisas que não devemos fazer antes de dormir

Terminar o dia se jogando no sofá pode até parecer uma boa ideia, só que não. Veja 6 hábitos que você pode evitar na sua rotina de fim de dia para melhorar o bem-estar geral e não deixar o fim de tarde relaxante se transformar numa noite horripilante.

1. Se jogar no sofá… e ficar

Mesmo depois de já ter passado praticamente o dia todo sentado no trabalho? Se isso parece uma cena da sua vida, repense. Passar muito tempo sentado danifica a postura, causa dores no pescoço (dores de cabeça!) e problemas cardiovasculares. 

Solução: movimento

Fazer algum tipo de exercício físico melhora a postura, faz bem para o corpo inteiro e aumenta o nível de energia: 

Fica a dica:

Evite treinos intensos antes de ir para a cama, pois pode acabar atrapalhando o sono. Treine até uma ou duas horas antes de ir dormir, para que o organismo consiga desacelerar, e você adormecer. 

2.  Comer muito no jantar

Você sente muita fome ou tem ânsias alimentares quando chega em casa depois do trabalho? “Desejos” de comer doces fazem você ignorar a sua própria sensação de saciedade. Como consequência, você acaba comendo muito mais do que necessário. Resista! Assim você protege o seu sistema digestivo e dorme melhor. O corpo humano precisa se regenerar durante a noite, e não trabalhar na digestão de alimentos.  

 Solução: pequenas porções

Para se alimentar melhor à noite: 

3. Ficar sempre online 

Os “afazeres do mundo virtual” são uma grande parte da rotina de muitas pessoas. Mexer em um dispositivo eletrônico para ver o que está rolando nas redes sociais à noite significa estimular tanto os olhos quanto o cérebro. Este é um hábito que pode até parecer relaxante, só que não: ele não acalma a mente, pelo contrário, pode causar dores de cabeça e problemas de concentração. 

Solução: aperte o “pause”

Substitua seus amigos eletrônicos (celular, laptop, tablet) por outras atividades no fim do dia: 

4. Tomar muito café e bebidas cafeinadas

Você toma café ou bebidas cafeinadas de manhã? A cafeína ajuda a “pegar no tranco”, na concentração e dá aquela motivação para começar o dia. Porém, a cafeína que ajuda a “entrar com tudo” nas primeiras horas da matina pode ter efeitos contraprodutivos à noite. Uma bebida cafeinada no fim do dia pode começar a fazer efeito bem na hora de ir para a cama. Resultado: noite mal dormida e exaustão no dia seguinte. 

Solução: um bom chá

Alguns chás, como camomila ou gengibre com limão, têm um efeito calmante e ajudam a relaxar. 

5. Tirar uma soneca muito longa

Há dias que pedem soneca. Se você está muito cansado e quer deitar um pouquinho para recuperar as energias, ouça o seu corpo! Tire a sua soneca. Mas não exagere, para não ficar sem sono à noite

Solução: power nap

Power naps são as sonecas maravilhosas para resetar as energias no meio do dia. Uma power nap não deve durar mais que 20 minutos. Depois disso, o corpo entra no sono profundo e você vai acabar sofrendo as consequências mais tarde (dificuldade para adormecer à noite).

6. Levar o trabalho para casa 

Você tem muito trabalho e acaba fazendo as horas extras em casa? Para realmente recarregar as baterias, é necessário estabelecer uma distância física e mental do ambiente de trabalho. 

Solução: equilibre melhor a vida privada e o trabalho

Deixe o trabalho fora de casa, encontre alguma atividade que ajude a desligar de tudo o que aconteceu durante o dia. Tome tempo para você! Desenhar, cozinhar, ouvir música, alguma atividade física… Ter hobbies ajuda a distanciar o trabalho da vida privada, eles estimulam tanto a criatividade quanto o próprio desenvolvimento pessoal. 

 

***

CLASSIFIQUE ESTE ARTIGO

adidas Runtastic Team Quer ser mais ativo? Emagrecer? Dormir melhor? A equipe do adidas Runtastic ensina os segredos para fazer você levantar do sofá e chegar aos seus objetivos. Ver todos os artigos de adidas Runtastic Team »