6 coisas que não devemos fazer antes de dormir

Terminar o dia se jogando no sofá pode até parecer uma boa ideia, só que não. Veja 6 hábitos que você pode evitar na sua rotina de fim de dia para melhorar o bem-estar geral e não deixar o fim de tarde relaxante se transformar numa noite horripilante.
1. Se jogar no sofá… e ficar
Mesmo depois de já ter passado praticamente o dia todo sentado no trabalho? Se isso parece uma cena da sua vida, repense. Passar muito tempo sentado danifica a postura, causa dores no pescoço (dores de cabeça!) e problemas cardiovasculares.
Solução: movimento
Fazer algum tipo de exercício físico melhora a postura, faz bem para o corpo inteiro e aumenta o nível de energia:
- Faça um treino leve no fim do dia para estimular a circulação sanguínea.
- Faça uma caminhada longa para respirar ar puro.
- Faça uma sessão de yoga para relaxar o corpo e a mente.
Fica a dica:
Evite treinos intensos antes de ir para a cama, pois pode acabar atrapalhando o sono. Treine até uma ou duas horas antes de ir dormir, para que o organismo consiga desacelerar, e você adormecer.
2. Comer muito no jantar
Você sente muita fome ou tem ânsias alimentares quando chega em casa depois do trabalho? “Desejos” de comer doces fazem você ignorar a sua própria sensação de saciedade. Como consequência, você acaba comendo muito mais do que necessário. Resista! Assim você protege o seu sistema digestivo e dorme melhor. O corpo humano precisa se regenerar durante a noite, e não trabalhar na digestão de alimentos.
Solução: pequenas porções
Para se alimentar melhor à noite:
- Coma porções pequenas no jantar.
- Escolha conscientemente os tipos de comidas você ingere à noite e a forma de cozimento.
3. Ficar sempre online
Os “afazeres do mundo virtual” são uma grande parte da rotina de muitas pessoas. Mexer em um dispositivo eletrônico para ver o que está rolando nas redes sociais à noite significa estimular tanto os olhos quanto o cérebro. Este é um hábito que pode até parecer relaxante, só que não: ele não acalma a mente, pelo contrário, pode causar dores de cabeça e problemas de concentração.
Solução: aperte o “pause”
Substitua seus amigos eletrônicos (celular, laptop, tablet) por outras atividades no fim do dia:
- Ler livros.
- Cuidar das flores, do jardim.
- Meditação é uma atividade relaxante ideal para acalmar o corpo e a alma depois de um dia estressante no trabalho.
4. Tomar muito café e bebidas cafeinadas
Você toma café ou bebidas cafeinadas de manhã? A cafeína ajuda a “pegar no tranco”, na concentração e dá aquela motivação para começar o dia. Porém, a cafeína que ajuda a “entrar com tudo” nas primeiras horas da matina pode ter efeitos contraprodutivos à noite. Uma bebida cafeinada no fim do dia pode começar a fazer efeito bem na hora de ir para a cama. Resultado: noite mal dormida e exaustão no dia seguinte.
Solução: um bom chá
Alguns chás, como camomila ou gengibre com limão, têm um efeito calmante e ajudam a relaxar.
5. Tirar uma soneca muito longa
Há dias que pedem soneca. Se você está muito cansado e quer deitar um pouquinho para recuperar as energias, ouça o seu corpo! Tire a sua soneca. Mas não exagere, para não ficar sem sono à noite
Solução: power nap
Power naps são as sonecas maravilhosas para resetar as energias no meio do dia. Uma power nap não deve durar mais que 20 minutos. Depois disso, o corpo entra no sono profundo e você vai acabar sofrendo as consequências mais tarde (dificuldade para adormecer à noite).
6. Levar o trabalho para casa
Você tem muito trabalho e acaba fazendo as horas extras em casa? Para realmente recarregar as baterias, é necessário estabelecer uma distância física e mental do ambiente de trabalho.
Solução: equilibre melhor a vida privada e o trabalho
Deixe o trabalho fora de casa, encontre alguma atividade que ajude a desligar de tudo o que aconteceu durante o dia. Tome tempo para você! Desenhar, cozinhar, ouvir música, alguma atividade física… Ter hobbies ajuda a distanciar o trabalho da vida privada, eles estimulam tanto a criatividade quanto o próprio desenvolvimento pessoal.
***